ESPM-SP lança curso de Cinema e Audiovisual

Em 2019, a ESPM inicia seu novo curso de graduação em São Paulo, Cinema e Audiovisual. O vestibular para a primeira turma acontecerá em 9 dezembro e oferecerá 50 vagas. O curso de Cinema e Audiovisual segue o foco definido pela ESPM — uma escola de negócios de excelência, especializada em comunicação, inovação e economia criativa. Na ESPM-Rio, o curso de Cinema e Audiovisual é oferecido há quatro anos e forma a primeira turma no final deste ano.

Segundo os últimos dados divulgados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), o mercado brasileiros de produções cinematográficas e audiovisuais emprega 98 000 profissionais e gera negócios equivalentes a 25 bilhões de reais ao ano. Em 2017, foram lançados 140 filmes de longa-metragem no Brasil — um volume ainda pequeno, quando comparado ao número de lançamentos produzidos nos Estados Unidos, o maior mercado do mundo. No ano passado, os americanos lançaram 800 longa-metragens. O segmento de maior crescimento no Brasil é o de produções para canais a cabo. Nos últimos sete anos, houve uma expansão de 425%, graças, sobretudo, à chamada Lei da TV Paga, que prevê uma cota mínima de conteúdo nacional veiculado.

“São inúmeras as possibilidades de carreira nesse setor”, diz Gisele Jordão, coordenadora do curso. “Mas a maior carência de profissionais é na área executiva, que envolve desde a produção completa de um filme até o planejamento estratégico.”

Além do foco em negócios — um diferencial do programa da ESPM —, o novo curso de Cinema e Audiovisual oferecerá conteúdos nas áreas técnica e artística: direção, figurino, produção de trilha sonora, roteiro, entre outros. “Queremos oferecer aos estudantes a possibilidade de aprofundamento em quatro territórios de conhecimento — negócios, desenvolvimento artístico em produtos audiovisuais de ficção e documentais, mutiplataformas interativas e games —, que podem ser combinados de acordo com o perfil do aluno e com suas intenções de carreira”, afirma Gisele.

Cerca de 20% do programa será composto por matérias eletivas como documentário, projetos transmídia, ações de marketing, animação, figurino, roteiro, decoração de set de filmagem e cenografia.

Com o lançamento do curso de Cinema e Audiovisual, a ESPM passa a oferecer oito cursos em São Paulo. Os demais são Jornalismo, Design, Publicidade e Propaganda, Administração, Relações Internacionais, Tech e Ciências Sociais e do Consumo.

As inscrições para o vestibular estão abertas e a prova será em 9 de dezembro. Para mais informações acesse www.espm.br/vestibular