Em agosto o SescTV apresentará uma nova identidade visual

Há 15 anos no ar, o SescTV segue com a missão de ampliar a ação social e cultural da instituição para todas as regiões do Brasil, através de sua programação diária. A partir do dia 1º de agosto, o SescTV, disponível 24 horas por dia na Internet e em canais de TV por assinatura, aplicará sua nova identidade visual nos múltiplos espaços de comunicação – programação linear, vídeos sob demanda, redes sociais e parcerias institucionais.

Além da produção gráfica e manual de identidade visual, foram pensadas novas vinhetas de assinatura do canal, de chamadas da programação, classificação indicativa e vídeos promos.

A diversidade de temas que compõem o acervo do SescTV configura um panorama importante da história do próprio audiovisual brasileiro, e serviu como fonte de inspiração à criação de uma identidade baseada nas características da Glitch Art; movimento artístico que manipula erros eletrônicos, em processos analógicos ou digitais, em busca de determinados resultados estéticos em imagens.

Da pesquisa de arte “glitch” foram selecionados quatro tipos que representam diferentes eras e mídias, quase como uma cronologia do audiovisual: o filme em Celulóide, os tubos de Raios Catódicos, e os Glitchs da era digital, frutos de telas de LCD e Plasma danificadas ou de problemas com manipulação e corrompimento de dados.

Na nova identidade do SescTV, as imagens Glitch se transformam em paisagens abstratas, que são apropriadas por layouts diagramados de maneira a apresentar a programação e atrações do canal, criando uma relação com a natureza diversa e criativa do universo do canal e seu acervo. Uma promo e uma série de assinaturas baseadas nos diferentes tipos de Glitch, completam o pacote de identidade visual que serão aplicadas também aos outros meios de comunicação do canal como o site e impressos.

O Bijari Estúdio foi convidado para a produção da nova identidade audiovisual do canal. Fundado há mais de 20 anos, o coletivo Bijari é um centro de criação em artes visuais e multimídia. Atuando em diferentes suportes e plataformas, seu trabalho mantém uma pesquisa constante na convergência entre arte, design e tecnologia, buscando construir experiências estéticas que transformem a relação entre pessoas, espaço e sociedade. Sua equipe multidisciplinar de profissionais reúne artistas, arquitetos, cenógrafos, designers, diretores de vídeo e planejadores.

Inaugurado em novembro de 1996, com o nome de TV Senac, o canal fez sua primeira transmissão em maio de 1997. Após quase três anos de funcionamento, transformou-se em STV – Rede Sesc/Senac de Televisão em janeiro de 2000. Em 4 de maio de 2006, passou a se chamar SescTV.

Atualmente, a programação do SescTV exibe espetáculos, documentários ou debates nas áreas de teatro, música, dança, literatura, cinema, artes visuais, cultura regional, arquitetura e outras, além de manifestações culturais, ligadas a gastronomia, atividades físicas e turismo. Nos intervalos de programação, são exibidas “pílulas” de vídeoarte, poesia, música e informação cultural, além de campanhas de utilidade pública.

Essa programação visa proporcionar ao telespectador a apreciação de espetáculos dos diversos gêneros artísticos, o acesso à discussão crítica sobre essas manifestações e a aquisição de conhecimentos e informações sobre a cultura brasileira.

Na internet, o canal disponibiliza mais de 1000 produções entre documentários, filmes, shows e séries, que podem ser assistidos em sesctv.org.br, gratuitamente e sem necessidade de cadastro.