segunda-feira, abril 29, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosBand transmite GP São Paulo utilizando faixa exclusiva do 5G

Band transmite GP São Paulo utilizando faixa exclusiva do 5G

Os telespectadores da Band e os fãs do esporte que estiveram presentes no Autódromo de Interlagos acompanhando o GP São Paulo, entre os dias 3 e 5 de novembro, podem não imaginar, mas as altas velocidades não estavam só na pista. A transmissão do evento realizada pela emissora contou com o uso da rede 5G da Claro habilitado pela Embratel de forma inovadora nas entradas ao vivo dos repórteres e ao longo de toda a transmissão, que utilizou 10 câmeras exclusivas e conectadas ao Claro 5G+.

Para realizar a transmissão ao vivo, que necessita de uma rede veloz, estável e sem oscilações na conexão, a Claro, a Embratel, a Band e a Ericsson inovaram e utilizaram o Network Slicing. A tecnologia faz um fatiamento do 5G para atender às diferentes necessidades da rede e, nesse caso, permitir que uma operação robusta como essa aconteça sem que haja interferência na experiência dos clientes presentes no local.

A partir dessa “faixa exclusiva” criada para a transmissão, as imagens do GP São Paulo foram captadas pelos cinegrafistas da Band equipados com “Mochilinks” – uma mochila adaptada com módulo 5G para transmissão – que utilizou o Claro 5G+ para transmitir conteúdo com extrema qualidade. Além da performance do 5G, a ação garante maior mobilidade para conduzir as câmeras, já que dispensa o uso de cabos para o seu funcionamento.

“Com o recurso de Slicing 5G foi possível garantir conectividade e robustez durante todos os links ao vivo que foram requisitados em toda a extensão do autódromo, inclusive em pontos já conhecidos pela dificuldade de conexão pela experiência adquirida em eventos anteriores. Desta forma, não houve a necessidade de realização de ajuste ou configuração adicional em nenhum dos equipamentos utilizados, tampouco de alteração de posição de equipes de reportagem em busca melhor sinal, o que poderia comprometer o que fora pensado pela nossa equipe de produção esportiva. A cobertura disponibilizada fez diferença e foi capaz de atender a nossa demanda e certamente irá contribuir para próximos eventos a serem realizados em Interlagos e esperamos poder replicar o modelo à outras localidades para que tenhamos a mesma qualidade de transmissão alcançada durante o GP Brasil de F1, e certamente, esperamos contar com tal estrutura para o próximo ano”, diz Thiago Perrella, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Band.

A ação realizada só foi possível por conta da ampliação da infraestrutura de rede e cobertura do 5G da Claro no Autódromo de Interlagos, que não é apenas para o GP São Paulo, mas um legado tecnológico para os futuros eventos no local. Neste ano, o público pôde aproveitar a melhor performance do Claro 5G+, considerado o mais rápido do País, segundo a Ookla, em todas as arquibancadas.

Além da transmissão da Band, a organização do evento também contou com a mesma tecnologia de fatiamento da rede 5G da Claro para realizar a cobertura interna, orientada para o público presente no autódromo. Com a utilização também de “Mochilinks”, os repórteres oficiais do GP puderam realizar suas entradas ao vivo a partir de qualquer lugar e com a máxima performance da rede.

“Sempre na vanguarda das inovações tecnológicas no país, fomos pioneiros no uso do 5G em transmissões ao vivo e esportivas no Brasil. E hoje, com a implementação do Network Slicing, chegamos ao futuro das grandes transmissões de TV. Esta iniciativa não só aprimora a qualidade e desempenho, mas também estabelece novos parâmetros para as transmissões ao vivo no país. O uso desta tecnologia reflete nosso compromisso constante em proporcionar continuamente novos serviços e experiências excepcionais aos nossos clientes”, afirma Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de Consumo e PME da Claro.

“Como fornecedora oficial de telecomunicações e TI do GP São Paulo de F1 pela 17ª vez e parceira tecnológica de longa data da Band, a Embratel possui ampla experiência na entrega de infraestrutura e transporte de sinais de vídeo para grandes eventos”, afirma José Formoso, CEO da Embratel. De acordo com o executivo, a iniciativa realizada com Network Slicing proporcionou uma experiência única para o público da emissora acompanhar os treinos e a corrida de uma das etapas mais aguardas da Fórmula 1 com máxima velocidade e qualidade na transmissão de vídeo. “Ficamos muito felizes de estar à frente de um projeto inovador que deve ser um marco no mercado de radiodifusão”, diz.

“Eventos como a F1 ajudam a impulsionar os novos serviços e aplicações. Através do fatiamento de rede (Network Slicing) em parceria com a Claro e com a Embratel, conseguimos dedicar recursos de rede para a entrada ao vivo dos repórteres com garantia de alta qualidade. Também utilizamos uma solução com inteligência artificial e análise de dados chamada ENI (Ericsson Network Intelligence) para monitorar a performance da rede em conjunto com a Claro e com a Embratel durante todo o evento”, diz Murilo Barbosa, Vice-Presidente de Negócios da Ericsson.

Artigos relacionados

Novidades