Com questionamentos como “Do que é feito um ser criativo?” ou “Que camadas formam essas mentes?”, o canal Arte 1 estreia nesta sexta-feira, às 19h, Homo Brasilis, série que mergulha no imaginário de artistas mapeando a composição de suas mentes criativas. A intenção é desconstruir as identidades dessas mentes a partir das múltiplas influências: artísticas, sociais, culturais e hereditárias, refletidas no seu legado.
Com 13 episódios de 26 minutos, a série convida nomes como Deborah Colker, Arnaldo Antunes, Lenine, Angelo Venosa, Roberta Sudbrack, Ronaldo Fraga e Amir Haddad, que fazem história em seus vários campos de atuação conjugando multiculturalismo, vanguarda e tradição em suas obras e carreiras.
Cada episódio-biografia possibilita um olhar inédito sob o sujeito documentado, voltando-se para seu processo de criação e para a relevância de sua obra, ao mesmo tempo em que revela seus pontos de vista e seus traços de personalidade mais íntimos.
O episódio de estreia revela ao público as particularidades, o processo criativo e o cotidiano da bailarina e coreógrafa carioca Deborah Colker. A série revisita o passado de Deborah desde seus tempos de jogadora de vôlei e estudante de piano para entender que elementos fizeram dela um dos maiores nomes da nossa dança contemporânea, reconhecida nacional e internacionalmente.
Através de depoimento do amigo e parceiro Gringo Cardia, do ex-marido e sócio João Elias e da filha Clara Colker, o episódio constrói uma retrospectiva dos marcos mais importantes da vida e trabalho de Deborah, abordando os obstáculos, as superações e os frutos que os últimos 23 anos dedicados à companhia de dança renderam à nossa protagonista. Tudo isso sem deixar de lado o registro dos traços de personalidade e hábitos da obstinada e intensa Deborah.