sexta-feira, junho 13, 2025
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40ª edição da Corrida Integração lança sua campanha publicitária

A Corrida Integração, maior corrida de rua do interior paulista e um dos principais projetos realizados pelo Grupo EP, conglomerado de mídia afiliado à Globo no interior paulista e sul de Minas Gerais, lança a campanha publicitária de 40 anos da prova durante o intervalo comercial do Fantástico, neste domingo, dia 25/05.

Com o mote “É tempo de voar”, a ação tem como grande estrela o tricampeão da prova e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, símbolo de superação e inspiração no esporte brasileiro. A edição comemorativa acontece nos dias 27 e 28 de setembro, em Campinas (SP),  com expectativa de reunir 20 mil participantes, que vão escolher entre o percurso de 5km, 10km ou 21km e corrida kids. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial da Corrida Integração.

Caio Maciel, gerente de Marketing de Produto do Grupo EP, explica que a campanha da 40ª edição da Corrida Integração nasceu de um processo de reposicionamento da marca, que buscou valorizar ainda mais a energia e o movimento característicos do evento. “Notamos a necessidade de um reposicionamento e priorizamos a energia e o movimento da corrida. Para a 40ª edição, sabíamos que tínhamos que resgatar a história. São poucas corridas no Brasil que têm tanta tradição assim e legado. E tradições não surgem, se constroem com o tempo. Resgatar a história não é ser saudosista, é entender a fundo as virtudes e as valências e olhar o futuro. Esse foi o ponto de partida. O visual chave da campanha mostra isso, um símbolo do infinito que se transforma em pistas de corrida em contornos da nossa data 40”.

Único atleta do país a receber a Medalha Pierre de Coubertin e um dos maiores nomes do atletismo brasileiro, Vanderlei Cordeiro de Lima estrela toda a campanha de comunicação da edição comemorativa da Corrida Integração e estampa a medalha de aniversário . “É um orgulho poder ser o embaixador da Corrida Integração, que foi uma vitrine na minha carreira e um sonho que realizei. Todas as minhas vitórias nessa prova tiveram como objetivo transcender a minha alegria e conquista para as pessoas da minha cidade que estavam me apoiando. Então, o que eu mais quero fazer é incentivar outros atletas, profissionais ou amadores, a participarem dessa prova e passar a mensagem de que tudo é possível, nunca desistindo dos próprios sonhos”, conta o tricampeão da competição.

Com o mote “É tempo de voar”, a ação tem como grande estrela o tricampeão da prova e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima – Créditos: Divulgação

Fernando Esquisato, gerente de Criação da EPTV, destaca o caráter humano e emocional da campanha comemorativa. “É uma corrida que, além de inclusiva, não é só sobre esporte. É sobre personagens. A gente vai iniciar a campanha mostrando um pouco dessas pessoas, um pouco da história delas, justamente para envolver e motivar quem ainda não aderiu ao esporte. A presença do Vanderlei, por exemplo, representa um pouco da nossa história e também da inspiração que queremos transmitir às pessoas. Quando falamos em vencer, não estamos necessariamente nos referindo a cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, mas sim a alcançar, de acordo com o propósito de cada um, a superação das próprias barreiras e dos próprios limites.”

Marca Corrida Integração

Paulo Bova, diretor de Arte responsável pela criação da marca da Corrida Integração, explica quais foram os principais insights e inspirações criativas que nortearam o desenvolvimento da marca comemorativa dos 40 anos da prova. “A principal inspiração veio do próprio legado da Corrida Integração.A principal inspiração veio do próprio legado da Corrida Integração. A narrativa da marca nasceu da vontade de honrar o passado, marcar o presente e projetar o futuro da Corrida Integração. Tive acesso aos vídeos de todas as largadas desde 1984, enviados pela equipe de produção, o que foi essencial para me conectar com a história do evento e entender a dimensão da tradição que ele carrega. O resultado foi uma identidade rica em história, mas com um olhar contemporâneo, uma ponte visual entre as gerações que fizeram parte da corrida e as que ainda vão cruzar essa linha de chegada”.

Plano de mídia

O plano de mídia da campanha dos 40 anos da Corrida Integração adota uma estratégia multiplataforma, aproveitando ao máximo os veículos do Grupo EP para alcançar diferentes públicos com formatos variados. Com lançamento oficial no Fantástico, dia 25/05, a campanha será exibida na televisão por meio de filmes de 60 e 30 segundos em toda a grade da EPTV. No rádio, os spots serão veiculados nas emissoras CBN, EP FM e Jovem Pan Ribeirão. Na mídia digital, a presença se dará com banners nos sites globo e acidade on, além de uma atuação intensa nas redes sociais do ge.eptv, acidade on e da própria Corrida Integração. Os conteúdos digitais vão incluir reels, posts estáticos, stories e parcerias com influenciadores do universo da corrida, escolhidos com perfis diversos para representar os diferentes tipos de participantes das modalidades de 5 km, 10 km e 21 km. Haverá também conteúdos exclusivos, como bastidores da gravação da campanha, histórias enviadas por seguidores e ativações interativas, como a escolha da camiseta finisher. A campanha também marcará presença física em locais estratégicos, com destaque para ações no Shopping Iguatemi Campinas.

Estratégia e personagens

A campanha comemorativa dos 40 anos da Corrida Integração será dividida em cinco fases: É Tempo de História (de setembro de 2024 a abril de 2025), É Tempo de Inspirar, É Tempo de Voar, É Tempo de Acelerar e É Tempo de Pertencer. Cada fase representa um fragmento da essência da Corrida Integração, destacando diferentes aspectos do evento ao longo de sua trajetória.

Ao longo de suas quatro décadas de existência, a Corrida Integração fez jus ao nome que carrega. Mais do que uma prova esportiva, o evento se consolidou como um verdadeiro ponto de encontro de histórias, gerações e emoções. A cada edição, corredores profissionais e amadores, jovens e idosos, atletas com e sem deficiência compartilham o mesmo espaço, movidos pelo espírito de superação, saúde e coletividade. Em 40 anos, a corrida não apenas percorreu ruas e avenidas, mas também estreitou laços, formou amizades, aproximou famílias e incentivou a inclusão por meio do esporte. Para celebrar essa trajetória, a fase “É tempo de inspirar” convidou participantes com histórias marcantes para representarem a força simbólica do evento.

Francisco Barbosa, atleta amador, perdeu a visão há três anos e participou da 39ª Corrida Integração, sua primeira prova desde a recuperação. Desde então, conta que não parou mais de correr. “Eu comecei a correr há dois anos. Foi o início de uma verdadeira aventura, e tudo começou com a Corrida Integração de Campinas. Foi um sonho para mim, um marco na minha vida, algo que me transformou. Por dois motivos: primeiro, por causa da depressão; segundo, por conta da deficiência visual. Encontrei na corrida uma forma de mudar, de me transformar. Ao ouvir e ver as pessoas correndo, pensei: ‘Eu também quero estar lá, quero participar’. Quando a gente vê na televisão, parece surreal imaginar que um dia poderia estar ali, numa corrida tão importante para a cidade. Mas eu queria fazer parte disso e fui atrás desse sonho.”

Há alguns anos, Luiz Pereira corre com sua filha Helena, que possui deficiência física, para participar da Corrida Integração. Juntos, eles transformaram a prova em um símbolo de superação, afeto e parceria. “Minha história com a Corrida Integração começou em 1997, quando participei pela primeira vez da prova. Depois, dei uma pausa porque minha filha Helena nasceu. Em 2015, foi a primeira vez dela na Corrida Integração, e desde então já participamos de nove edições juntos. Este ano, a Helena está super ansiosa, e nós dois estamos muito empolgados para encarar os 10 quilômetros juntos”.

Luiz conta que já era corredor, mas a chegada da filha reacendeu sua paixão pelo esporte com um novo propósito. “Eu já corria antes, mas voltei a correr por causa da Helena. Senti a necessidade de incluí-la em uma atividade que fizesse bem para o corpo e para a alma. Na época, ela enfrentava algumas dificuldades, mas sempre gostou muito de esportes. Então, trouxe a corrida de volta para a minha vida e também para a dela. Participando das provas juntos, conseguimos superar várias barreiras. A corrida virou parte da nossa história, do nosso vínculo”.

 

Ficha técnica

Título: 40ª Corrida Integração EPTV

Ano de Produção: 2025

Local: Campinas-SP

Produção Executiva: Marina Carneiro

Produção: Lúcio Morais

Coordenação de Conteúdo: Carlos Rezende

Roteiro: Letícia Tavares

Direção de Cena: Thiago Vieira

Direção de Fotografia: Bruno Evangelisti

Diretor de Operações: Daniel Makino

Coordenação de Pós-Produção: Gabriel Oliveira

Edição: Letícia Inouye

Finalização: Paulo Jovenato

Produção Executiva: Marina Carneiro

Produção: Lúcio Morais

Executivo Comercial: André Vieira

Atendimento: Débora Dias e Vinícius Le Senechal

Direção de Som: Júlio Peronti

Trilha Sonora Original: Berimbau Estúdio

Aprovação Cliente: Caio Maciel, Larissa Oliveira, Carlo Elelio e Fernando Esquisato

 

Corrida Integração

A Corrida Integração nasceu em 1983, em Campinas, com o objetivo de promover saúde, bem-estar, espírito esportivo e celebrar o aniversário da EPTV, no dia 01 de outubro. Realizada pelo Grupo EP, ela rapidamente se tornou uma das provas mais tradicionais do interior paulista. Ao longo das décadas, cresceu em estrutura e participação, reunindo milhares de corredores de diferentes perfis. Além do caráter competitivo, a prova sempre valorizou histórias de superação, inclusão e pertencimento. Com percursos de 5 km, 10 km e 21 km, ela se adapta a diferentes desafios e motivações. Em 2025, celebra seus 40 anos como um verdadeiro símbolo de integração entre pessoas, histórias e gerações.

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