quinta-feira, março 28, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalSwile lança campanha que propõe mudança do termo benefício para “benefácil”

Swile lança campanha que propõe mudança do termo benefício para “benefácil”

Depois de anunciar sua chegada ao Brasil com status de unicórnio na semana passada, a WorkTech francesa Swile lança sua primeira campanha publicitária no mercado brasileiro. Os filmes, estrelados pela humorista Evelyn Castro, revelam, de forma lúdica, o desejo da companhia de transformar os benefícios corporativos em soluções mais simples e inovadoras tanto para RHs quanto para colaboradores. Fazendo um trocadilho com a palavra benefício, a campanha propõe a criação de um novo termo para representar essa solução inovadora: benefácil.

“A proposta da Swile é trazer uma melhor experiência para o universo do trabalho, leve e com mais sorrisos. Não poderíamos deixar de fazer rir nesta campanha sobre um assunto importante e que faz parte da vida de milhões de brasileiros, que são os benefícios corporativos. Com uma narrativa irreverente e inovadora, focada no público de RH, mostramos que os benefícios como conhecemos não fazem sentido em um mundo pautado pela tecnologia e uma sociedade que tanto valoriza flexibilidade e diversidade. Nós chegamos ao Brasil para mostrar que acreditamos na transformação da experiência no trabalho e vamos fazer de tudo para torná-la possível”, explica Heloísa Bomtempo, brand manager da Swile Brasil.

Idealizada pela agência Mestiça, a campanha tem duas camadas que se complementam. O storytelling principal retrata a saga da personagem interpretada por Evelyn Castro para mudar o termo de benefício para benefácil. Depois de constatar que a palavra remete à difícil, ela busca as mais diversas instâncias, dos tradicionais dicionários à Academia de Letras, e pede até a ajuda para um dos professores mais respeitados do Brasil, Sergio Nogueira, o que é o pano de fundo para o debate mais profundo: uma mudança prática nos benefícios.

No segundo momento, a atriz interpreta as personagens benefício e benefácil, que têm personalidades antagônicas e, por isso, colocam o público a questionar. As cutucadas entre elas provocam a reflexão desejada ao mesmo tempo que levam o espectador aos risos.

“O humor é uma característica muito forte da Swile e estabelece um contraponto ao sisudo mundo do trabalho, como as duas personagens. E a escolha da Evelyn Castro para protagonizá-las se mostrou muito acertada, porque ela é uma máquina de sacadas inteligentes. Além disso, a figura que melhor representa a marca é uma mulher e, com seu talento, a atriz consegue gerar uma conexão imediata com as pessoas, o que é precioso”, explica Paulo Sanna, criativo da Mestiça que idealizou a campanha.

“Queríamos uma ação de impacto que incentivasse as pessoas não só a falar da campanha, mas também participar dela, escolhendo um dos lados. Mas com leveza e bom-humor, que são características da marca e são um contraponto ao sisudo mundo corporativo. A escolha da Evelyn Castro para protagonizar a campanha foi baseada nessa premissa, mas também na capacidade que ela tem de gerar uma conexão imediata com as pessoas. É fácil a gente se enxergar nas situações que ela vive na campanha”, explica Paulo Sanna, criativo da Mestiça que liderou a criação da campanha”

Produzida para o digital, a campanha será veiculada em pílulas que irão ao ar nas redes sociais, no YouTube e na Midia Exterior. Mas ela não termina por aí. A Swile também aposta em parceria com influenciadores para  ampliar o alcance das mensagens e dar continuidade ao debate de forma inteligente e com uma sagacidade sempre afiada.

 

Ficha técnica

Agência: Mestiça

Direção de Criação: Paulo Sanna

Direção de arte: Guilherme Pettine

Redação: Andressa Carnevale

Motion design: Kenji Watanabe e João Manfrinato

Produção áudio visual: Andressa Zeni

Atendimento: Pamella  Sousa

Planejamento: Denis Filippini, Patrícia Marco e Leandro Correa

Mídia: Elaine Vieira e Cintia Silveira

Produtora de vídeo e foto: B12 Filmes

Direção: Daniel Nascimento

Assistente de direção: Isadora Levy

Produção Executiva: Bel Aragão e Rafael Bedoni

Foto still: André Velozo

Produtora de Áudio: Boogieman Áudio

Produção Musical: Dimi Kireeff, Francisco Gregori

Produção Executiva: Elisangela Queiroz

Artigos relacionados

Novidades