O fechamento do varejo físico devido à pandemia do coronavírus foi a inspiração para a criação de uma solução que ajudasse as marcas a encontrar formas de melhorar seus negócios online naquele momento conturbado.
Assim nasceu, em maio de 2020, a HYPR, startup que oferece soluções para digitalizar a jornada de consumo de seus clientes a partir do uso de dados e tecnologia e, dessa forma, acelerar suas receitas. Seus fundadores, Adrian Ferguson e César Moura, trabalharam juntos na startup Incognia (antiga In Loco) e viram naquele momento a oportunidade de tirar do papel o projeto de empreenderem juntos. Alguns meses depois, uniu-se à dupla a terceira sócia, Flávia Zwecker, responsável pela área de operações e gestão de pessoas.
Com crescimento expressivo no primeiro ano e faturamento acima de R$ 1 milhão ao mês em 2021, a HYPR dá um importante passo na sua consolidação e anuncia a formação de seu Conselho Consultivo com nomes de peso dos mercados de marketing, gestão e finanças: Igor Puga, vice-presidente de marketing do Santander; José Francisco Eustachio, sócio da consultoria Ocean e ex-CEO e chairman da Talent; e Lucas Medola, diretor financeiro do PayPal para a América Latina.
“Observar a evolução tão rápida da HYPR desde nossa primeira ferramenta que ajudava quem tinha loja física a gerar tráfego para o e-commerce, no momento mais difícil da pandemia, nos deu uma musculatura inicial importante e nos mostrou que tínhamos um produto realmente relevante, alavancando um rápido crescimento. E agora damos um passo importante na nossa consolidação com um time de conselheiros de primeira linha”, afirma Moura.
Puga, do Santander, também destaca o cenário de intensa transformação como uma oportunidade de crescimento para o tipo de negócios como o da HYPR: “É difícil competir com as dezenas de ferramentas de tecnologia de marketing existentes no mercado. Mas, a HYPR conseguiu criar soluções muito eficientes no momento mais crítico da nossa economia. Isso não é pouca coisa”.
“Há uma clara sintonia entre o que a empresa oferece e minhas crenças pessoais e vi nesse convite uma grande janela de aprendizado também”, afirma Eustachio.
“É raro ver uma startup jovem com um produto já encaixado no mercado e faturamento tão alto”, conclui Medola, da PayPal.
Os novos conselheiros tornam-se também acionistas e chegam para emprestar sua experiência e reputação para ajudar a HYPR a ganhar escala, conquistando novas grandes contas.
De forma simplificada, o que a empresa faz é usar dados que os usuários fornecem sobre sua localização no mundo físico e digital para direcionar a publicidade online. Exemplificando, uma pessoa que frequenta lojas de perfumes, pode ser impactada por anúncios de chocolates finos. Em ambos os casos, o objetivo é presentear. A ferramenta consegue verificar hábitos dessa audiência e gerar esse tipo de insight.
“Os lugares em que os consumidores entram para comprar são como uma impressão digital de quem eles são. O que a gente fez foi entender esses comportamentos do mundo físico e direcionar para e-commerce”, explica Ferguson.
Nesses 15 meses em operação, a HYPR tem entre seus clientes marcas como Natura, Diageo, Unilever, Kraft, Heinz, Samsung, Nike, dentre uma carteira que já conta com cerca de 30 grandes empresas de diversos segmentos. “O fato de termos nascido na pandemia nos deu um DNA de agilidade, resiliência e flexibilidade que se reflete na nossa cultura e na forma como estamos crescendo organicamente”, conclui Flávia.