No Brasil, um em cada cinco alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental não entende o que está lendo. Além disso, quase 35% dos estudantes nesse mesmo nível escolar não sabe escrever textos. Esses dados alarmantes foram divulgados em Setembro pelo Ministério da Educação (MEC) e são resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), realizada em 2014.
O Instituto Ayrton Senna, que há mais de 20 anos trabalha para qualificar o ensino público em todas as regiões do Brasil, também está preocupado com esse cenário. A organização lançou na última quinta-feira, 15 de Outubro, a campanha Escreva Comigo, que busca atrair mais doadores e engajar a sociedade na causa da educação.
“É preocupante ver que, em pleno Século 21, ainda não conseguimos alfabetizar completamente nossas crianças, algo que deveria ser básico. Este assunto é urgente e todos os brasileiros precisam encarar este problema para buscamos juntos um País melhor e mais justo”, afirma Mozart Neves Ramos, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna.
Na campanha Escreva Comigo, quem se tornar doador do Instituto Ayrton Senna receberá como presente de boas-vindas um pôster exclusivo feito com a caligrafia de uma criança beneficiada pelas soluções educacionais da organização. Os pôsteres trazem frases sobre educação, vindas de grandes nomes da humanidade como Albert Einstein, Ayrton Senna, Malala Yousafzai, Pitágoras e Nelson Mandela. As doações devem ser feitas por meio do site oficial www.EscrevaComigo.org.br
Ainda pelo site da campanha é possível fazer download das fontes feitas a partir das caligrafias das crianças e utilizá-las no computador. Outra possibilidade é ajudar na divulgação da campanha nas redes sociais – basta escolher uma imagem, baixá-la e utilizar como capa no Facebook.
Empresas também estão aderindo ao movimento, contribuindo na divulgação da campanha por meio de seus canais de comunicação, como sites e redes sociais. A empresa que desejar se tornar parceira da campanha deve enviar e-mail para EscrevaComigo@ias.org.br
“Neste ano, já realizamos a campanha Doe Letras e obtivemos um grande sucesso. Conseguimos mais de 500 novos doadores, o que nos permite oferecer ensino público de qualidade para mais de 1.600 crianças e jovens. A sociedade brasileira cada vez mais percebe que, sem educação, o desenvolvimento do País em todas as outras áreas estará comprometido. Por isso, acreditamos que a Escreva Comigo vai engajar milhares de pessoas nessa causa essencial a todos nós”, diz Marco Crespo, diretor de Negócios do Instituto Ayrton Senna.
A campanha se estende até janeiro de 2016.