A Vetor Zero lança oficialmente nesta semana a VZI, divisão internacional da produtora que fará a representação de diretores estrangeiros para projetos no Brasil. Na contramão do movimento realizado hoje por grande parte das produtoras, que têm firmado acordos de representação com empresas de outros países para atender o mercado brasileiro, o novo núcleo tem o objetivo de posicionar a própria produtora como um player internacional. Assim, permitirá a vinda de grandes nomes estrangeiros, reconhecidos por longas, documentários e videoclipes e publicidade, como Spike Lee – que já dirigiu seu primeiro trabalho pela divisão -, Reynald Gresset, Olivier Gondry, Martin Fougerol, Cinco, Jean-Claude Thibaut e Aurelien Delpoux.
Apta a coordenar de publicidade a conteúdo, a Vetor Zero/VZI será liderada pelo produtor executivo associado Douglas Costa, que traz para a operação seis anos de experiência na Partizan Paris e mais dois anos na Movie&Art, na qual era responsável por projetos resultantes da parceria de representação com a mesma produtora francesa – um exemplo é o filme “Corrida Maluca”, criado pela Y&R para a Peugeot e dirigido por Antoine Bardou-Jacquet. A divisão reunirá todo o expertise do profissional nessa área e a presença da Vetor Zero no mercado internacional, já que a produtora também exporta seu trabalho para diversos países. Até hoje já foram mais de 70 filmes produzidos para o México, por exemplo. A produção internacional mais recente foi um comercial para a operadora inglesa O2, por meio de sua divisão Lobo, que atua no mercado internacional há uma década e hoje é representada pela Passion Pictures.
“A Vetor Zero sempre se internacionalizou daqui para fora e agora queremos aproveitar a presença e a experiência que adquirimos para trazer esses diretores para filmar aqui”, afirma Sergio Salles, sócio e produtor executivo da Vetor Zero. “A intenção é ter em nosso guarda-chuva uma grande diversidade de diretores para dar opções aos nossos clientes. Assim, poderemos indicar perfis de talentos específicos para cada projeto. A VZI vai fazer um trabalho de curadoria. Não se trata de um cardápio, mas um menu de confiança”, brinca Alberto Lopes, também sócio e produtor executivo da produtora.
A parceria com Douglas Costa já vinha sendo negociada na Europa e, tão logo foi concluída, foi premiada pela Y&R com a nova campanha da marca LG, lançada no final de 2013. “O que me motivou a desenvolver a VZI foi conhecer a fundo a qualidade do trabalho da Vetor Zero. Como vivi e trabalhei muitos anos fora do Brasil, posso dizer que a produtora tem uma qualidade de entrega única no país. Sendo a principal casa de pós-produção da América Latina, o que a coloca num patamar essencial para se trabalhar no mercado internacional”, comenta o produtor executivo.
O primeiro projeto da Vetor Zero/VZI foi marcado pela vinda do cineasta norte-americano Spike Lee para filmar a campanha “Sua Arena LG”, estrelada por Seu Jorge. A divisão foi responsável por trazer ao país o diretor dos grandes longas “Malcolm X” e “Faça a coisa certa”, além de disponibilizar toda sua estrutura e equipe de produção no Brasil.