A vinheta oficial da Olimpíada de Tóquio, em 2021, produzida pelo Combo Studio, do Rio de Janeiro, para a Rede Globo, foi premiada com ouro e prata no New York Festivals’ TV & Film Awards pela O primeiro lugar foi conquistado em “Animação”, carro-chefe do estúdio, na categoria Craft: Promotion/Open & ID, enquanto as segundas posições foram em “Direção de Arte”, na mesma categoria e em Sports Program Promotion, na categoria Promotion/Open & IDs. A premiação ocorreu na última terça-feira (26). Os New York Festivals são uma coleção de prêmios anuais relacionados às artes e à mídia com sede na cidade, criados em 1957. Além da categoria “TV & Films”, também são entregues os prêmios AME de “Publicidade e Eficácia de Marketing”, Prêmios Bowery, Prêmios Globais, Prêmios de Rádio e Prêmios MIDAS.
Somando os novos prêmios, o trabalho já rendeu à emissora e ao estúdio dois ouros, contando com o conquistado no Promax Latin America Awards 2021, principal premiação do marketing televisivo, com foco na indústria de mídia e entretenimento, em outubro do ano passado, na categoria “Image Promo”. Também já conquistou três pratas, somando com a categoria “Sports Promo”, na mesma premiação, e um bronze, este na Golden Rings Awards, que tem foco na mídia nos esportes olímpicos, na categoria “Melhor Promo”. A peça, de 1min30s de duração, foi utilizada pela emissora durante todo o período de transmissão dos Jogos e trazia uma mistura de animação com imagens live action dos atletas brasileiros e da equipe de esportes da emissora com diversos elementos históricos do Japão se apresentando como desafios. A animação chamou muito a atenção na época, pois trazia componentes da cultura pop oriental, tendo como referência os animes, mas com uma “pegada” brasileira. “Não tenho palavras para descrever este momento. Conquistar tantos prêmios com um trabalho gratificante e fazendo o que a gente gosta, realmente não tem preço. É uma grande honra representar o mercado brasileiro de animação no exterior e mostrar a qualidade dos profissionais que temos por aqui”, comenta Marcelo Pereira, sócio do Combo Studio. A peça foi produzida em 2D tradicional, a chamada “Paperless digital animation”. O Combo Studio recebeu o briefing, o roteiro e as imagens de arquivo da emissora e ficou responsável por todo o processo de animação, desde o storyboard até a edição e pós-produção. Para isso, foram envolvidos 12 profissionais, sendo alguns contratados exclusivamente para o projeto. “Trabalhamos dentro do roteiro, mas a Globo nos deu bastante liberdade de sugerir cenas e elementos. A emissora foi muito parceira no processo de produção”, conta Pereira. O desenvolvimento começou em 2020, ano original dos Jogos. Foram dois meses apenas para a pré-produção (concepts, layouts, storyboards). Em 2021, com a confirmação da Olimpíada, foram mais dois meses para a produção. O atleta Isaquias Queiroz aparece em disputa no remo (Reprodução) Trabalhos relevantes O Combo Studio é responsável por diversas animações de sucesso, não apenas no Brasil. A principal criação é a Any Malu, primeira digital influencer animada do país e dona do próprio talk show no Cartoon Network. Outra produção bastante conhecida é a série “Super Drags”, da Netflix, onde foi lançado recentemente “America: The Motion Picture”, projeto também animado pelo Combo Studio. Além disso, tem no portfólio participação na animação da série “Hit Monkey”, da Marvel Studios, disponível no Star+, e “Swan Boy”, que estreou no Hulu.