sexta-feira, março 29, 2024
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NOO Works cria personagem animado modular para a Som Livre

Criação permite agilidade de comunicação e adequação a todos os estilos musicais da empresa.

A Som Livre lança personagem animado modular, de gênero fluido, para atuar como seu avatar em diferentes mídias e plataformas, adequando-se aos diferentes objetivos de negócios e ritmos musicais da gravadora e produtora de conteúdos musicais. A criação é da NOO Works.

O personagem é capaz de interagir com estilos musicais e artistas muito diferentes, presentes no portfólio da empresa. E tudo isso de forma ágil, permitindo acompanhar o ritmo frenético deste mercado e da marca que é referência em descobrir novos artistas. Sua versatilidade permite que ele participe de campanhas tanto na TV quando nas redes sociais.

“Optamos por brincar com elementos que entregam uma humanidade andrógina, facilitando a identificação do público e a adequação aos contextos em que ele será utilizado. O personagem se transforma a partir do uso de roupas e adereços, mas mantém alguns elementos ‘fantásticos’ que estão alinhados ao branding da Som Livre, como a pele azul e o corpo flutuante”, diz João Paulo Rosman, Head de planejamento da NOO.

Mesclando tecnologias como a Inteligência Artificial, além de ferramentas específicas, e o talento humano, o trabalho traz características muito próximas dos movimentos humanos. “Para criar o esqueleto do boneco utilizamos um software que permite que os membros do corpo se dobrem e que depois passou por ajustes manuais para dar mais veracidade”, explicou o diretor de arte 3D, Judd Buchanan. Depois, foram capturados movimentos reais de um dançarino, aplicados ao avatar. E, mais uma vez, foi importante contar com o retoque humano para tornar o personagem mais real.

Entre os elementos que apenas a criação humana é capaz de fazer estão a modelização dos elementos 3D, a animação facial e a iluminação. Durante a criação dos materiais, chamado de “shading”, desenvolvemos as texturas nas roupas do personagem a partir de parâmetros programáveis. Esses materiais, que chamamos de “materiais procedurais”, permitem aos artistas criar com mais agilidade e versatilidade, através de um processo generativo e não destrutivo. Por exemplo, para roupas brilhantes, é possível facilmente controlar a quantidade de brilhos, o tamanho desses pontinhos brilhantes, e como eles reagem à luz. “Em alguns cliques podemos passar de um tecido fino e levemente translúcido para um couro brilhante com dobrinhas, ou até para um jeans mais poroso e fosco”, acrescenta Buchanan.”

Para as animações faciais foi criado um controlador com sliders que permite ajustar detalhadamente as expressões desejadas para o avatar. Esse controlador permite mexer múltiplas partes do rosto em um clique, sem ter que alterar toda a animação cada vez que um briefing pedir algo diferente.

“A NOO conseguiu capturar exatamente o que estávamos buscando, mesmo recebendo um briefing sem direcionamento exato para o nosso avatar. Depois de muitas trocas chegamos nesse personagem quase humano, que tem personalidade, forma, carisma e todas as características que queríamos agregar à essa persona”, diz Thaís Souza, coordenadora audiovisual da Som Livre.

O personagem será visto em inúmeras campanhas e interações com o público da Som Livre a partir de agora.

Ficha Técnica:

Produção: NOO Works

Direção: Marcio Sal

Produção executiva: Kathlyn Giaccomini

Direção de Arte: Beatriz Andrade

Concept visual: Natalha Maffra

Arte 3D: Judd Buchanan

Animação 3D: Cadu Coelho, Fernando Villela, Judd Buchanan, Miguel Duarte

Atendimento: Ana Luisa Rodrigues, Antonio Carvalho

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