Joana do Prado é a nova diretora de cena da Zohar

A Zohar anuncia Joana do Prado como sua nova diretora de cena. A produtora audiovisual já tinha em seu casting de profissionais da área nomes como a dupla Tomat, Vokos e o trio Cajamanga. Na nova casa, a diretora reforça o olhar sensível que a Zohar imprime aos trabalhos que produz em projetos e filmes para propaganda tradicional, branded content, publicidade digital e conteúdo de entretenimento.

Diretora, roteirista e fotógrafa, Joana é formada em cinema pela Goldsmiths College, da Universidade de Londres, com especialização em Documentários. Começou a carreira trabalhando com publicidade para, em seguida, partir para a ficção, dirigindo séries para TV. Com essa bagagem ela transita entre a publicidade, o cinema e a fotografia sempre com ênfase no primor estético, misturando arte com publicidade e criando visuais únicos aos trabalhos em que atua. Seu currículo inclui a direção de filmes publicitários para marcas como Vivo, Jeep, Coca-Cola, Natura e Brastemp/Whirlpool.

Com Brastemp/Whirlpool, aliás, foi premiada no começo de 2020 com Ouro como “Best Digital Campaign” no MAA Globes Awards, em case assinado pela agência BFerraz. “Foi um trabalho em que participei muito ativamente do processo de criação dos filmes, formato, linguagem etc, em uma parceria ótima com a agência. Apesar da natureza documental dos filmes, acho importante destacar que escolhi abordá-los com um estilo que usou muito do processo mais ficcional, com roteiros definidos em cima de entrevistas feitas com antecedência com as personagens, para então definirmos as histórias, shooting boards e decupagens prévias. Assim, foi tudo controlado, eu sabia onde filmar cada plano previamente e a equipe conseguiu se preparar para isso e trabalhar bem a cinematografia”, conta a diretora sobre esse case.

“Como cresci no documentário, trabalhei na publicidade e depois fui adotada pela narrativa ficcional, carrego as três influências nos meus trabalhos. A soma do formato documental com a ficção e o olhar para a fotografia me ajudam a desenvolver uma abordagem e um estilo de trabalho que destacam a importância da narrativa, buscando sempre retratar diferentes protagonismos e revelar belezas diversas e plurais, impulsionadas pelo craft e pelo cuidado estético”, completa a diretora.

Atualmente, além da direção de cena de filmes publicitários, Joana está trabalhando em um longa-metragem documental que abarca questões de gênero e do feminino (ganhador do PRODAV/FSA) e desenvolve uma série detetive voltada ao público juvenil, que está roteirizando e também irá dirigir.

“Com a Joana entrando para nosso casting, o olhar feminino ganha força também entre nossos diretores de cena. Todos eles, aliás, são impecáveis naquilo que realizam com muita inspiração e qualidade”, afirma Fernanda Rossi, que integra o trio de sócios e produtores executivos da Zohar ao lado de Isabelle Tanugi e Carlos Paiva. A produtora atua no Brasil e no exterior. Tem escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de representar no país algumas das mais conceituadas produtoras internacionais.