quinta-feira, maio 2, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioProdutoraImaginar.ia insere Inteligência Artificial na criação de filmes

Imaginar.ia insere Inteligência Artificial na criação de filmes

Santeria anuncia ao mercado audiovisual nacional, um novo braço tecnológico da produtora, a empresa imaginar.ia dos sócios Felipe Luchi, Guil Valente e Rafa Damy para atuar com Inteligência Artificial (I.A.) generativa na pré-produção, criação de layout de vídeos (monstros) e filmes publicitários, além de pós-produção.

A Inteligência Artificial está na vanguarda da revolução em curso na indústria audiovisual que caminha a passos largos e ainda não se vislumbra onde poderá chegar pela infinidade de possibilidades. Campo experimental em que os reflexos imediatos e de longo prazo no mercado ainda estão em construção.

Investindo em inovação, a imaginar.ia é uma iniciativa da Santeria para encurtar a distância entre presente e futuro, aplicando I.A. generativa na visualização de um projeto, antes mesmo que seja produzido. Desta forma, possibilitará a criação de monstros para apresentações de agências em concorrências, campanhas importantes e pré-testes dos clientes e anunciantes, além da aplicação na pós-produção para otimizar processos e tempo.

“A ideia é viabilizar aos nossos clientes layouts de campanhas muito próximos de uma produção final, em um formato onde poderão experimentar mais possibilidades, criar a história que quiserem, testarem a participação de celebridades em uma narrativa com mudança de cenários, cores, vozes dos atores. Isso é uma iniciativa que permitirá à agência apresentar ao cliente a melhor ideia e não restringir àquela possível de ser editada com materiais encontrados em pesquisa de imagem. Os anunciantes, por sua vez, terão campanhas prontas para serem pré-testadas com muito mais segurança”, explica Felipe Luchi, diretor criativo da Santeria e sócio da imaginar.ia.

O DNA da imaginar.ia é composto por experientes e premiados diretores de criação, de cena, de arte, motion designer e agregará engenheiros de prompt, profissionais especializados na criação de uma série de textos de entrada para que a I.A. funcione como o desejado.

“Estamos às vésperas de um momento de transformação profunda com a criação de uma AGI (Inteligência Artificial Geral) no cenário global, por isso nossa equipe, além de trabalhar com os principais modelos de inteligência artificial generativa, também estará um passo a frente no desenvolvimento de novas aplicações e ferramentas para otimizar o trabalho de criação de filmes de todos os tipos, abrindo caminho para preparar o mercado e os profissionais para uma mudança profunda nos processos de trabalho dentro e fora do ramo audiovisual”, pondera Guil Valente, sócio da imaginar.ia.

Aponta ainda outros aspectos relevantes da utilização de Inteligência Artificial generativa, “isso engloba tanto a questão jurídica em relação a direitos autorais no treinamento de novos modelos de I.A., proporcionando proteção aos autores e às marcas, quanto na questão técnica, trazendo não apenas a possibilidade de assistir um filme antes mesmo de filmá-lo, mas também com implementação de I.A em diversas etapas da pós-produção, facilitando o trabalho de editores, animadores e compositores de efeitos especiais, trazendo resultados ainda melhores e nunca antes vistos tendo apenas uma limitação: nossa própria imaginação”.

Rafa Damy, diretor de cena e sócio da imaginar.ia considera que a Inteligência Artificial não substituirá o trabalho humano prático, uma vez que área audiovisual prescinde de diversos talentos e expertises para que o processo de filmagem aconteça e “é uma ferramenta importante a serviço da criatividade, um facilitador de processos que auxilia na materialização de conceitos, entretanto, aliado à arte e a possibilidade se criar algo novo”.

O Workshop de lançamento da imaginar.ia acontecerá no dia 10 de abril de 2024 em Brasília, no Hotel B às 19h30 com apresentação de técnicas de Inteligência Artificial generativa aplicadas à produção de monstros e filmes publicitários em tempo real.

No Workshop, será criado um ambiente de PPM, reunião fictícia entre agência, cliente e produtora, para produção de story board, fases de aprovação de elenco, cenário, ajustes nas imagens do filme e produção de um vídeo monstro para pré-teste de aprovação do cliente.

Artigos relacionados

Novidades