Santeria anuncia ao mercado audiovisual nacional, um novo braço tecnológico da produtora, a empresa imaginar.ia dos sócios Felipe Luchi, Guil Valente e Rafa Damy para atuar com Inteligência Artificial (I.A.) generativa na pré-produção, criação de layout de vídeos (monstros) e filmes publicitários, além de pós-produção.
A Inteligência Artificial está na vanguarda da revolução em curso na indústria audiovisual que caminha a passos largos e ainda não se vislumbra onde poderá chegar pela infinidade de possibilidades. Campo experimental em que os reflexos imediatos e de longo prazo no mercado ainda estão em construção.
Investindo em inovação, a imaginar.ia é uma iniciativa da Santeria para encurtar a distância entre presente e futuro, aplicando I.A. generativa na visualização de um projeto, antes mesmo que seja produzido. Desta forma, possibilitará a criação de monstros para apresentações de agências em concorrências, campanhas importantes e pré-testes dos clientes e anunciantes, além da aplicação na pós-produção para otimizar processos e tempo.
“A ideia é viabilizar aos nossos clientes layouts de campanhas muito próximos de uma produção final, em um formato onde poderão experimentar mais possibilidades, criar a história que quiserem, testarem a participação de celebridades em uma narrativa com mudança de cenários, cores, vozes dos atores. Isso é uma iniciativa que permitirá à agência apresentar ao cliente a melhor ideia e não restringir àquela possível de ser editada com materiais encontrados em pesquisa de imagem. Os anunciantes, por sua vez, terão campanhas prontas para serem pré-testadas com muito mais segurança”, explica Felipe Luchi, diretor criativo da Santeria e sócio da imaginar.ia.
O DNA da imaginar.ia é composto por experientes e premiados diretores de criação, de cena, de arte, motion designer e agregará engenheiros de prompt, profissionais especializados na criação de uma série de textos de entrada para que a I.A. funcione como o desejado.
“Estamos às vésperas de um momento de transformação profunda com a criação de uma AGI (Inteligência Artificial Geral) no cenário global, por isso nossa equipe, além de trabalhar com os principais modelos de inteligência artificial generativa, também estará um passo a frente no desenvolvimento de novas aplicações e ferramentas para otimizar o trabalho de criação de filmes de todos os tipos, abrindo caminho para preparar o mercado e os profissionais para uma mudança profunda nos processos de trabalho dentro e fora do ramo audiovisual”, pondera Guil Valente, sócio da imaginar.ia.
Aponta ainda outros aspectos relevantes da utilização de Inteligência Artificial generativa, “isso engloba tanto a questão jurídica em relação a direitos autorais no treinamento de novos modelos de I.A., proporcionando proteção aos autores e às marcas, quanto na questão técnica, trazendo não apenas a possibilidade de assistir um filme antes mesmo de filmá-lo, mas também com implementação de I.A em diversas etapas da pós-produção, facilitando o trabalho de editores, animadores e compositores de efeitos especiais, trazendo resultados ainda melhores e nunca antes vistos tendo apenas uma limitação: nossa própria imaginação”.
Rafa Damy, diretor de cena e sócio da imaginar.ia considera que a Inteligência Artificial não substituirá o trabalho humano prático, uma vez que área audiovisual prescinde de diversos talentos e expertises para que o processo de filmagem aconteça e “é uma ferramenta importante a serviço da criatividade, um facilitador de processos que auxilia na materialização de conceitos, entretanto, aliado à arte e a possibilidade se criar algo novo”.
O Workshop de lançamento da imaginar.ia acontecerá no dia 10 de abril de 2024 em Brasília, no Hotel B às 19h30 com apresentação de técnicas de Inteligência Artificial generativa aplicadas à produção de monstros e filmes publicitários em tempo real.
No Workshop, será criado um ambiente de PPM, reunião fictícia entre agência, cliente e produtora, para produção de story board, fases de aprovação de elenco, cenário, ajustes nas imagens do filme e produção de um vídeo monstro para pré-teste de aprovação do cliente.