quinta-feira, novembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioProdutoraGratuito: trilhas, jingles e composição para publicidade são temas no Festival Musimagem

Gratuito: trilhas, jingles e composição para publicidade são temas no Festival Musimagem

Eduardo Souto Neto e Zeh Netto são os destaques do evento que acontece de forma híbrida.

Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim. Essa é uma daquelas músicas usadas pela publicidade que ficaram eternizadas. Não foi preciso dizer a marca ou o nome do lanche, mas provavelmente você se lembrou. No mundo da comunicação, esse tipo de utilização de sons pode ser chamado de sound branding e music branding, que fazem parte do marketing sensorial, mas você conhece os profissionais por trás desses trabalhos? Pensando nisso, o Festival Musimagem vai reunir os compositores que costumam ficar nos bastidores. Entre eles, estão Zeh Netto, com trabalhos para AMIL e Cinema Kinoplex, e Eduardo Souto Neto, responsável pelo consagrado hit do Rock in Rio.

Eduardo será homenageado no Prêmio Remo Usai por seu trabalho e contribuição para a classe artística. Além do sucesso do Rock in Rio, ele também compôs o tema do Ayrton Senna, que ficou na memória de tantos brasileiros. Eduardo participa de um bate papo no dia 13 de novembro, às 14h30, online. Zeh Netto, por outro lado, vai ministrar um curso sobre publicidade e trilhas sonoras, que vai trazer insights importantes sobre composição musical para publicidade, briefing, trilha musical, jingle, trilha de spot. O curso de Zeh Netto será no dia 11 de novembro, em formato híbrido, direto da faculdade Santa Marcelina, em São Paulo.

Em sua 8º Edição, o Festival vai de 8 a 13 de novembro, com palestras e cursos, com outras temáticas e concertos musicais. Para conferir a programação completa, acesse: https://festival.musimagembrasil.com/

Sobre o Festival Musimagem

O Festival Musimagem é o representante da América Latina de grandes encontros entre profissionais e amantes das trilhas sonoras. São 7 edições completas com mais de 200 atrações ao longo dos anos, entre debates, palestras, cursos e concertos, sempre com a participação dos musimágicos, artistas que integram a orquestra do Festival.

O evento vem se consolidando como um dos maiores festivais de trilhas sonoras do mundo e o único feito por compositores, sempre com o objetivo de tornar conhecidos estes profissionais responsáveis por envolver o público no audiovisual. Para isso, o Festival Musimagem também realiza o Prêmio Remo Usai, em homenagem ao compositor de mesmo nome que faleceu em 2022, e dá destaque a grandes compositores brasileiros.

A edição de 2021 foi híbrida e teve mais de 12 mil acessos na plataforma virtual. O evento recebeu profissionais do mundo todo como John Ottman (Fantastic Four’, ‘X-Men 2’, ‘Valkyrie’ and ‘Superman Returns’.), Craig Safan (the series ‘Alfred Hitchcock Presents’ and ‘Amazing Stories’.) e Richard Band (Re-Animator’ franchise, ‘Mutant’, ‘Dragonworld’).

Para a 8ª edição, a primeira em São Paulo, espera-se superar o número e alcançar novos seguidores desse movimento de apaixonados por trilhas sonoras.

Serviço

Online: Auditório do site – https://festival.musimagembrasil.com ou Youtube da Musimagem https://www.youtube.com/c/MusimagemBrasil

Faculdade Santa Marcelina – R. Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes, SP (apenas nos dias 11 e 12)

De 8 a 13 de novembro, das 10h às 22h

Confira a programação completa do Festival:

Dia 10/11 – Online

10h – Debate online: Trilhas Sonoras e Direitos Autorais

Como funciona a arrecadação e a distribuição dos direitos autorais no streaming? Os direitos autorais estão atualmente no centro dos debates sobre os contratos com as plataformas de streaming, com a ocorrência cada vez mais frequente de buyouts. Advogados e criadores lado a lado discutem estas questões no Festival Musimagem.

Dra. Vanisa Santiago (RJ), Dr. Frederico Lemos (RJ), Tim Rescala (RJ)

Apresentação Felipe Radicetti (PR)

15h – Palestra online: O órgão no Cinema mudo

Felipe Radicetti, organista, apresenta uma breve história ilustrada com excertos de filmes e imagens de época do uso de órgãos de tubos nas grandes salas de cinema dos Estados Unidos e Inglaterra, nos anos que antecederam o cinema sonoro. Os modos de uso do instrumento para o acompanhamento de filmes foram determinantes para o desenvolvimento da idiomática do órgão na música popular.

Apresentação: Felipe Radicetti (PR)

Dia 11/11 – Híbrido direto da faculdade Santa Marcelina-SP

10h – Curso híbrido: Publicidade e trilhas sonoras

Composição musical nas pequenas formas publicitárias: a trilha e o jingle. Sincronismo com a imagem; mickeymousing na publicidade. O processo criativo: o briefing dado como problema e a composição como solução. Trabalhos de composição em diferentes gêneros musicais aplicados: trilha musical, jingle, trilha de spot (rádio). Análise de exemplos consagrados.

Zeh Netto (RJ) – ao vivo de SP

15h – Palestra online: Rachel Portman (Inglaterra)

A compositora inglesa, autora de mais de uma centena de trilhas como “Emma” (pela qual ganhou o Oscar), “Chocolate”, “Não me abandone jamais”, “Bessie” (vencedora do Emmy) e “A Duquesa”. Rachel irá falar de sua carreira e obra, seus principais projetos e obras ao longo da vida.

Mediadores; Robert Townson & Marcos Souza

17h – Debate online: As trilhas sonoras do Clube da Esquina

A música de uma geração além das telas. Como era a relação do cinema com o processo criativo do Clube? Como eles passaram a compor trilhas para o audiovisual? Um panorama da música dos compositores do Clube da Esquina nas telas, pela voz de dois de seus membros: Tulio Mourão (“Jorge, um Brasileiro, “O vestido”, “Vagas para moça de fino trato”, “O viajante”), e Nivaldo Ornelas (“A dança dos bonecos”, “Em nome da razão”, “Tampinha”).

Nivaldo Ornelas (RJ), Tulio Mourão (BH)

Mediação João Batista Melo(BH) e Felipe Radicetti (PR)

20h – Palestra online: David Mansfield (EUA)

O compositor norte-americano, autor de dezenas de trilhas como “O ano do dragão” (indicada ao Globo de Ouro), “O siciliano”, “O portal do paraíso”, “O diabo entre as pernas” e “Rastro Perdido” (indicada ao Emmy) falará sobre a sua música e os filmes para os quais trabalhou.

Mediação João Batista Melo (BH) e Alex Pfeiffer (RJ)

Dia 12/11 – Híbrido direto da faculdade Santa Marcelina-SP

10h – Palestra online: John Lunn (Inglaterra)

O compositor da trilha de todas as temporadas e dos longas metragens de uma das séries de mais sucesso, “Downton Abbey” (música premiada com o Emmy em duas temporadas) além de várias outras séries e filmes como “The White Queen” (também ganhadora de um Emmy), “O último Reino” e “Belgravia”. John irá falar de sua carreira e sua música.

Mediação João Batista Melo (BH) e Alex Pfeiffer (RJ)

15h – Debate híbrido: Trilhas sonoras e o cinema infantil

Como a música cria a narrativa de filmes infantis? A música também ajuda contar a história? Leva emoções e sensações além de sonoridades que envolvem a criança? Os bastidores, a criação e produção das trilhas infantis serão debatidas neste painel.

João Batista Melo (BH) e Beth Carmona (SP)

Tim Rescala (RJ) – Ao vivo de SP

17h – Concerto híbrido: Musimágicos em SP

Tim Rescala

Rafael Luperi

Marcos Souza

Alexey Kurkdjian

Natalia Machiaveli

Zeh Netto

Alexandre Guerra

Ao vivo direto do Teatro Santa Marcelina

20h – Concerto híbrido: Sinfonietta Paulista interpreta os convidados nacionais e internacionais

Regência e arranjos – Rafael Vicole

Ao vivo direto do Teatro Santa Marcelina

Dia 13/11 – Online

10h – Palestra online: Os desafios dos Festivais de Trilhas Sonoras

Gorka Oteiza – SoundTrackFest (Bilbao, Espanha)

14h30 – Online

Bate papo com o ganhador do prêmio Remo Usai, Eduardo Souto Neto (RJ)

Mediação: Alberto Rosenblit (RJ)

15h – Debate online: Trilhas sonoras e a Bossa Nova

A Bossa nova rompeu fronteiras internacionais e chegou em telas de cinemas e séries no Brasil e no Mundo. O que representa a Bossa nova como trilha sonora? Uma época? Um jeito de se vestir, de se amar? Uma música romântica que mexe com imaginário do telespectador? Especialista na área o compositor Alberto Rosenblit e o sócio benemérito da Musimagem Roberto Menescal discutem este tema.

Roberto Menescal (RJ)

Mediação: Alberto Rosenblit (RJ)

17h – Debate online: A música de Villa Lobos para o cinema

As composições do brasileiro Villa-Lobos no cinema nacional e internacional. Músicas que criou para trilhas e romperiam fronteiras para as salas de concertos.

Turibio Santos (RJ)

Manoel Corrêa do Lago (RJ)

Sheila Schvarzman (SP)

Alexandre Guerra (SP)

20h – Palestra online: Christoper Gordon (EUA)

Christopher Gordon

Conversa com o compositor australiano, autor das trilhas de “Mestre dos Mares”, “A última dança de Mao”, “Amor sem pecado” e “A mansão Marsten” (indicada ao Emmy).

Mediador: Zeh Netto

* As 4 mesas INTERNACIONAIS terão tradução simultânea para o português.

Cursos aberto para profissionais, estudantes e entusiastas

Dia 8/11 – Online

10h às 12h – Curso: Games e trilhas sonoras

Composição de trilhas sonoras para jogos eletrônicos. Introdução a efeitos sonoros e ao áudio interativo. Evolução do hardware dos jogos eletrônicos e seu impacto na capacidade de produção de som. Estilos históricos de trilha sonora. Introdução à música interativa e ao desenho de som para efeitos sonoros.

Antonio Teoli (EUA)

Dia 9/11 – Online

10h às 12h – Curso: Compondo com softwares gratuitos

É possível compor uma trilha utilizando softwares gratuitos? Acompanhe como planejar, organizar os arquivos e utilizar softwares gratuitos para compor uma trilha sonora.

Rafael Vicole (SP)

15h – Curso: Trilhas sonoras e novelas

A representação do som na Televisão/Novelas. A sincronização som/imagem. Elementos da trilha sonora: voz, ruídos, música. A audição do espectador. Aspectos técnicos da captação e reprodução dos sons. Dominação dos conceitos básicos do som, suas propriedades físicas, bem como as especificidades dos modelos analógico e digital. Compreensão dos procedimentos básicos de captação e edição de som de modo a construir um discurso sonoro coerente e criativo dentro da narrativa televisiva. Também deverá se familiarizar com as principais correntes de pensamento a respeito do som e seus diferentes usos na televisão.

Ricardo Leão (RJ)

Dia 11/11 – Híbrido direto da faculdade Santa Marcelina-SP

10h – Curso: Publicidade e trilhas sonoras

Composição musical nas pequenas formas publicitárias: a trilha e o jingle. Sincronismo com a imagem; mickeymousing na publicidade. O processo criativo: o briefing dado como problema e a composição como solução. Trabalhos de composição em diferentes gêneros musicais aplicados: trilha musical, jingle, trilha de spot (rádio). Análise de exemplos consagrados.

Zeh Netto (RJ) – Ao vivo de SP

Artigos relacionados

Novidades