sábado, dezembro 6, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioProdutoraDia Mundial da Limpeza 2025 tem campanha da Malala Filmes

Dia Mundial da Limpeza 2025 tem campanha da Malala Filmes

Em setembro de 2025, o Brasil mais uma vez se junta ao maior movimento de mobilização ambiental do planeta: o Dia Mundial da Limpeza. Representado no país pelo Instituto Limpa Brasil, braço nacional do movimento global Let’s Do It!, o projeto chega com uma meta ousada: engajar 5% da população brasileira e mundial — mais de 10 milhões de pessoas — para transformar hábitos, gerar impacto positivo direto nas comunidades e fortalecer o papel da cidadania ativa.

A campanha 2025, assinada pela Malala Filmes — produtora integrante do grupo Com Atitude —, chega com o lema “Seja os 5%. Todo dia conta. Mas esse transforma o mundo.” Inspirada em um dado científico que mostra que 5% de uma população engajada é suficiente para provocar mudança coletiva, a comunicação trabalha três arquétipos para gerar identificação: o Especialista, que compartilha conhecimento; o Conector, que une comunidades; e o Inspirador, que motiva pelo exemplo.

Mais que uma ação de conscientização ambiental, o Dia Mundial da Limpeza se consolida como um programa de utilidade pública. “Este não é apenas um projeto de consciência ambiental. É uma ação de saúde e justiça social. O lixo impacta diretamente indicadores de saúde, e doenças como dengue e chikungunya estão entre as mais recorrentes. Nosso trabalho também garante renda para catadores, pois 100% dos resíduos coletados têm destinação para geração de trabalho e renda”, destaca Marta Rocha, CEO da Com Atitude.

À frente da mobilização no país, Edilainne Muniz, presidente do Instituto Limpa Brasil, reforça o papel da participação cidadã. “Hoje já contamos com mais de 50 mil voluntários ativos e estamos presentes em mais de 1.200 municípios. Mas sabemos que ainda há muito por fazer. Nossa missão é levar informação, engajamento e esperança para cada canto do Brasil. Se cada pessoa fizer a sua parte, estaremos não só recolhendo lixo, mas transformando mentalidades e fortalecendo comunidades”, afirma.

Em 2024, o movimento no Brasil reuniu 618 mil voluntários em mais de 1.000 cidades, removendo 1.256 toneladas de lixo e gerando economia estimada de R$ 11 milhões com trabalho voluntário.

Reconhecimento global e urgência local
O Dia Mundial da Limpeza integra o calendário oficial da ONU e, no Brasil, nasceu em parceria técnica com a UNESCO em 2010. O movimento já mobilizou 114 milhões de voluntários em 211 países.

Os dados mostram por que a ação é urgente:
– 33,3 milhões de toneladas de lixo foram descartadas de forma inadequada no Brasil em 2023 (41,5% do total gerado)
– O país despeja 325 mil toneladas de plástico por ano no Atlântico, sendo um dos 5 maiores poluidores marinhos do mundo (WWF)
– Apenas 25% dos municípios têm coleta seletiva, e mais de 2.500 cidades ainda usam lixões a céu aberto, apesar da proibição pela Lei 12.305/2010
– Apenas 3 em cada 10 brasileiros separam regularmente seus resíduos recicláveis (Datafolha/WWF)

Como participar
A mobilização é aberta a voluntários, empresas, escolas, universidades, ONGs e governos locais. É possível:
– Participar de ações de limpeza
– Cadastrar uma ação no site oficial
– Divulgar o movimento nas redes sociais
– Apoiar financeiramente ou patrocinar a campanha
– Contratar a Malala Filmes, que direciona parte de sua receita para sustentar o Instituto Limpa Brasil

Ficha Técnica:

Cliente: Instituto Limpa Brasil

Campanha: #StriveForFive: Os 5% que tranforma o mundo

Produção – Malala Filmes

CEO e Fundadora – Marta Rocha

Atendimento – Beatriz Pires

Produtor Executivo – Bruno Fleck

Editor de Vídeo – Jalles

Inteligência Artificial – Jimi Filmeiro

Roteirista e Diretor – João Ricardo Mello

Captação e Edição de Áudio – Júlio Lima

Comunicação: Érik Assunção

Aprovação cliente: Edilanne Pereira – Diretora Executiva e Wendy Lima – Gestora de Comunicação

Artigos relacionados

Novidades