Para evitar que mais uma edição seja cancelada devido à falta de recursos, o Festival Internacional de Cinema de Brasília (BIFF) lançou uma campanha de arrecadação com diversos benefícios para seus colaboradores. Na tentativa de incentivar a participação do público e integrar cineastas e cinéfilos apaixonados, foi criado o BIFF CLUB, que promove mensalmente sessões remotas de produções inéditas, além de debates com convidados especiais. Durante o festival, os associados brasilienses terão acesso à área VIP e a festas temáticas. Para espectadores de outros estados, haverá um sorteio para passagem e hospedagem durante o evento em Brasília. Além disso, todos os colaboradores terão seus nomes registrados no catálogo oficial do festival, além de menções nas redes sociais e sorteios de brindes mensais.
Para fazer parte do BIFF CLUB, o doador deve fazer uma contribuição correspondente ao valor da assinatura, que é anual:
- Cota Quentin Tarantino: R$40 – uma assinatura BIFF Club
- Cota Suzana Amaral: R$80 – duas assinaturas BIFF Club
- Cota Godard: R$120 – três assinaturas BIFF Club
O colaborador também pode optar por outro valor, sem recompensas, para ser somado ou não a uma das cotas. A quantia arrecadada será destinada aos funcionários envolvidos no evento (35%), às equipes dos filmes (35%) e ao trabalho de divulgação (30%). A benfeitoria está aberta até o dia 23 de abril e pode ser acessada através do link: https://benfeitoria.com/projeto/venhafazerpartedobiff.
Em dez anos de atividade, o BIFF se estabeleceu como um importante evento de fomento à cultura no país, reunindo profissionais e espectadores em sessões com debates e encontros inesquecíveis. Entre as grandes personalidades do audiovisual que passaram pelo festival, destacam-se a dinamarquesa Anna Karina, Geraldine Chaplin e o diretor argentino Luis Puenzo.
Em 2020, o BIFF fez história ao promover o primeiro festival de cinema online do mundo, chegando a um público de mais de 50 mil pessoas. Na edição desse ano, a equipe visa promover o formato remoto para todo o Brasil, a fim de descentralizar o acesso às produções internacionais e integrar a multiplicidade cultural e a riqueza de linguagens que compõem a capital do país.
A diretora do festival Anna Karina de Carvalho acredita no potencial da iniciativa: “Após o sucesso do BIFF online em 2020 e a grande adesão de público em todos os cantos do Brasil, acredito que o BIFF Club vai ser uma plataforma de encontro e conversa contínua sobre filmes que não chegariam no país se não fosse o crivo e garimpo do BIFF.” Com a ajuda do público, esse grande intercâmbio audiovisual será possível.