Consumidores de diversos perfis tiveram um desafio e tanto em 2020: fazer da internet o principal veículo de busca por produtos e serviços e por informações e reviews sobre eles, comparação de preços e a efetivação das compras. Quem era mais “analógico” e não tinha esse hábito, precisou se adaptar. E as marcas perceberam isso logo.
Com as agências e anunciantes com os olhos voltados para o comércio eletrônico, mais do que nunca, a Black Friday e as festas de final de ano demandam atenção e planejamento das marcas. Para este ano atípico, é esperado um crescimento de pelo menos 30% nas vendas em relação ao ano passado, segundo dados do E-commerce Brasil. Assim, neste momento marcado pela retomada da economia, a ZAHG, empresa de estratégia e inteligência digital, lançou um guia para as empresas com as Melhores Práticas para a Black Friday deste ano.
De acordo com Márcio Jorge, diretor de inteligência da ZAHG, o ambiente digital é primordial para o mercado recuperar o que foi perdido durante a quarentena, aproveitando a alta na conectividade de muitos consumidores. “Com a pandemia, mais pessoas passaram a utilizar e até mesmo a depender das compras online. E entre essas, uma boa parcela está adquirindo produtos por meio de sites e aplicativos pela primeira vez, abrindo um novo canal de oportunidades para os anunciantes”, diz.
Recomendações estratégicas e de boas práticas
O Guia é voltado para os profissionais de mídia e operações das agências que atuam com o mercado digital e visam encontrar os formatos ideais de conteúdo para Leads no “Meio de Funil”. É nesta etapa do processo do “Funil de Vendas” que o mídia mostra como as soluções podem ajudar os potenciais clientes a resolverem seus problemas do dia a dia da jornada de compra. “Os espaços de mídia estarão cada vez mais concorridos muito antes da data oficial da Black Friday no mercado, que é dia 27 de novembro. E isso impacta nos custos de CPM/CPC (CPM – Custo Por Mil Impressões, e CPC – Custo Por Clique), disponibilidade de inventário e até na efetividade do alcance e na fixação da mensagem”, explica Luana Segatto, gerente de operações da ZAHG.
Conheça agora as 10 dicas da ZAHG que podem ajudar as marcas a garantir presença e relevância durante a Black Friday e festas de final de ano:
- Concentre seus investimentos nos primeiros 20 dias de novembro. A partir da segunda quinzena, os maiores varejistas e anunciantes costumam fortalecer seus investimentos e fazer grandes negociações de mídia. Isso faz com que sua marca se destaque no meio de tantos anunciantes.
- Se você tem um e-commerce, se aproveite desta data e anuncie uma campanha especial, antecipe suas ações e garanta seu “Share of Wallet”, fazendo com o que os usuários vejam a sua oportunidade de compra antes mesmo da data da Black Friday.
- Se seu budget for limitado durante o período, concentre seus investimentos na plataforma que for mais rentável para sua campanha e reduza o tempo de veiculação. Assim você garantirá sua exposição antes de outros anunciantes gigantes pagarem muito mais caro pelo inventário.
- Procure focar nos inventários menos populares, aproveitando oportunidades de leilões programáticos com maior variedade de canais. Neste período os inventários de Google e Facebook serão os mais disputados.
- Se seu budget for ilimitado, aproveite ainda mais o potencial da época trabalhando com estratégias programáticas garantidas, em que pré-reservamos o inventário dentro de grandes veículos para garantir sua veiculação. Para esta estratégia, consulte especialistas que possam oferecer a melhor recomendação de mídia.
- Caso você tenha uma ação de Black Friday, faça campanhas relacionando este termo, inclusive nas campanhas em buscadores. Porém, aproveite a primeira semana de novembro e depois retire essas palavras, pois o custo delas começará a crescer e este inventário ficará muito concorrido.
- Após a Black Friday, entraremos automaticamente no período de festas, em que o inventário continua concorrido e com custos mais altos. Porém, com a aproximação das datas de feriados, a audiência tende a diminuir drasticamente. Assim, planeje seu budget para ser consumido até o dia 20 de dezembro.
- Garanta que seu site esteja oferecendo uma boa experiência de navegação, com carregamento rápido, informações claras e fáceis de serem encontradas e, principalmente, com a versão mobile do site cumprindo todas as regras de boa navegação nos celulares.
- Verifique se seu site já está adequado às políticas da LGPD, para que você possa coletar informações do seu público e planejar próximas campanhas.
- Não se esqueça de deixar seu site tagueado e pronto para coletar os cookies deste período. Eles poderão ser utilizados em estratégias futuras de remarketing ou look alike.
Para fazer o download do guia Melhores Práticas para Black Friday 2020 da ZAHG, acesse: https://tinyurl.com/yy5kevxh