Discutir o futuro da produção audiovisual publicitária é o principal objetivo da programação do WHEXT – What’s Next.
O festival promovido pela APRO, por meio da sua plataforma de internacionalização FilmBrazil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Projeto Objetiva, parceria com o SEBRAE, acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, no espaço de exposições do Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo (Pinheiros).
“É um festival que está crescendo ano a ano e em pouco tempo já tem sua importância reconhecida pelo mercado. Nossa proposta é que haja interação entre convidados nacionais e internacionais para que o debate seja cada vez mais rico sobre questões relevantes do mercado de produção audiovisual. Fora isso, temos as rodadas de negócio, que são uma atração a parte. Oferecemos uma agenda para encontros “one to one” entre nossos convidados”, afirma Marianna Souza, presidente do Conselho de Administração da APRO, gerente executiva da FilmBrazil e head do WHEXT.
Pautada em 4 grandes pilares, Social Impact, New Digital, Shared Economy e Storytelling, a programação do festival tem curadoria de Janaina Augustin, diretora de outras telas da O2 Filmes, Eliza Flores, da V/Lab e Vetor Zero, José Saad, head of insights do GoAd Media, Junior Thonon, da Inovabra Habitat e liderança da CEO da APRO, Marianna Souza. Na agenda das palestras, destaca-se:
– Palestra sobre Brand Ativismo que tem como objetivo discutir a aplicabilidade no Brasil, do tema que é uma forte tendência internacional em mercados maduros
– Mesa sobre Realidade aumentada cujo objetivo é apresentar histórias contadas por meio desse formato
– Palestra do Google sobre a oportunidade e o desafio de criar conteúdos cada vez mais personalizados para os consumidores brasileiros
– Debate sobre a cultura digital indígena, que aponta as diversidades dos povos indígenas e seus representantes como influenciadores
– Entrevista do diretor Vellas com a Ali Brown, da Pretty Bird, sobre videoclipe. Ali já produziu clipes para Beyoncé, Justin Timberlake, Coldplay e mais recentemente o sucesso “Old Town Road”, do Lil Nas X, sucesso que esteve 19 semanas no topo da Billboard.
“Pelo 3º ano consecutivo, temos a honra de contar com o D&AD como parceiros do WHEXT. Além de nos auxiliar na curadoria do evento, esse ano trouxemos uma oficina que ajudará a tangibilizar emoções em experiências digitais. Além do workshop do D&AD, teremos outras oficinas, como a de Gestão e Liderança, oferecida pelo Projeto Objetiva em parceria com o SEBRAE. Nossa programação de oficinas terá desde temas voltados à questões legais até o uso de dados na construção de narrativas”, afirma Marianna Souza, presidente do Conselho de Administração da APRO, gerente executiva da FilmBrazil e head do WHEXT.
“Em 2018 premiamos 11 profissionais. Para essa edição, ampliamos o prêmio para que contemplássemos também profissionais especialistas em animação. Esse ano temos as categorias Direção de Animação e Direção de Arte/ Concept para animação. Ou seja, premiaremos 13 profissionais”, explica Marianna Souza, presidente do Conselho de Administração da APRO, gerente executiva da FilmBrazil e head do WHEXT.
Durante os meses de agosto e setembro, os associados da APRO e FilmBrazil indicaram três profissionais em cada uma das categorias. Os nomes mais indicados formaram o shortlist a seguir.
Direção: Vellas, Ian Ruschel, Felipe Mansur e Pedro Becker
Direção de Animação: Gabriel Nóbrega, Ralph Karam, Guilherme Marcondes e Marcos Boca Ceravolo
Produção Executiva: Marcelo Altschuler, Wal Tamagno, Gregory Bogossian e Guilherme Passos
Produção Musical & Sound Design: Hilton Raw, Chris Jordão & Darren Solomon e Kito Siqueira & Roberto Coelho
Melhor Assistente de Direção: Camila Andreoni, Iuri Santos e Joana Duchiade
Melhor Direção de Fotografia: Fernando Bertolucci, Pierre de Kerchove e Will Etchebehere
Melhor Direção de Arte: Gui Matini, Larissa Cambauva e Marcelo Reginato
Melhor Produção de Elenco: Alice Wolfenson, Cintha Capellano e Diogo Ferreira
Melhor Produção de Figurino: Giovana Moretto, Juliana Prysthon e Marina Vieira
Melhor Montagem: Ivan Kanter Goldman, Rami D’Aguiar e Rodolpho Ponzio
Melhor Pós-Produção: Cirillo Bonazzi, Daniel Soci e Juliano Storchi
Melhor Direção de Produção: Luciana Oppido, Rafael Pinto e Robertinho Bellezia
Melhor Direção de Arte/ concept design para animação: Daniel Semanas, Luciano Neves e Vinicius Kahan
No dia 23 de outubro, véspera do WHEXT, o júri formado por nomes de proeminência do mercado brasileiro e internacional escolherá os vencedores durante uma votação presencial. Na ocasião eles também conhecerão os finalistas de Direção, Direção de Animação, Produção Executiva, Produção Musical & Sound Design. Os profissionais dessas categorias são escolhidos a partir de uma seleção feita por todos os profissionais indicados nas nove categorias reveladas hoje. Eles indicarão as três melhores obras audiovisuais publicitárias produzidas por produtoras associadas da APRO que eles julgam melhor representar os seus trabalhos.
Os vencedores de cada uma das 13 categorias serão revelados e premiados durante a cerimônia do WHEXT Awards, na noite de sexta-feira (25), no auditório principal do Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo (Pinheiros).
Confira os membros que compuseram o júri da edição 2019 do WHEXT Awards:
Internacionais:
- Jesse Brihn (Director of Film and Content Production, DROGA 5 NY)
- Meg Farquhar (SVP de Criação, Leo Burnett Chigago)
- Chris Uettwiller (CEO / Executive Producer, Dirty Robber)
- Lucas Reis (Head of Art and Creative, Mother UK)
- Christopher Neff (Diretor de Inovação, The Comunnity USA)
- Ximena Aguirre (Produtora Executiva, FCB Chicago)
- Ali Brown (Sócia & Produtora Executiva, PrettyBird) – president do júri
- Lalita Koehler (Chief Operating Officer)
Brasileiros:
- Pedro Prado (Diretor de Criação, Leo Burnett São Paulo)
- Sophie Schonburg (Executive Creative Director, AFRICA)
- Tato Bono (VP de Produção, W/McCann)
- Conrado Tourinho (Partner Creative LatAm, Netflix)
- Filipe Cuvero (VP de Criação, DENTSU)
- Regiani Pettinelli (Head of Broadcast, Wieden+Kennedy)
- Theo Rocha (Facebook)
A programação completa e link para inscrições, está disponível em www.whext.com.br.