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Tendências para negócios em publicidade digital segundo o IAB Brasil

O IAB Brasil, associação que tem o objetivo de desenvolver o mercado de publicidade digital, apresenta nesta segunda-feira (28) o vídeo “5 Tendências do Brand Disruption”, fazendo um zoom nas principais macrotendências do setor.

A transformação digital, acelerada nos últimos anos, impactou totalmente os negócios e a forma de fazer publicidade. E as marcas se reinventaram neste cenário, apostando mais do que nunca nos pilares de inovação e tecnologia. Para compreender esse panorama e mapear as principais estratégias que estão norteando a publicidade digital, o vídeo seleciona as cinco principais tendências a partir do report “Brand Disruption Brasil 2022”: o varejo reinventado; experiências virtuais: destino metaverso; vídeo supernova; togetherness; e o poder de uma causa.

Cada vez mais, os consumidores estão comprando on-line e esse novo comportamento impactou positivamente o crescimento do e-commerce que vem repensando suas estratégias e logística, apostando mais em centros de distribuição, ao invés das tradicionais lojas físicas. Hoje, pode-se ver no mercado um serviço mais sofisticado, com entregas rápidas, em uma experiência que facilita a vida dos consumidores.

Em relação à tendência “experiências virtuais: destino metaverso”, é esperado que o mercado de metaverso alcance, globalmente, o valor de US$ 47,48 bilhões em 2022, com previsão de crescimento contínuo, atingindo US$ 678,7 bilhões até 2030. Um cenário que já vem sendo desenhado há algum tempo, e as marcas já começaram a apostar nesse universo, concentrando sua presença especialmente nos games on-line e aproveitando todo o alcance e engajamento das comunidades. As marcas também exploram novos formatos na criação de experiências virtuais interativas, como é o caso das assistentes de voz, que têm permitido diferentes abordagens por meio do áudio digital.

O vídeo digital, uma das tendências em destaque, aparece no centro das estratégias das marcas, especialmente com o advento do vídeo on demand e plataformas de streaming. A experiência do consumidor ligada à publicidade se mostra como a chave para um modelo de negócio mais sustentável. E embora o digital seja seu berço, as empresas de streaming investem também em ressignificar espaços no ambiente off-line para engajar a audiência com suas ofertas on-line.

Com o fim do isolamento e distanciamento sociais motivados pela pandemia de covid-19 e a chegada de vacinas, os consumidores passaram a valorizar os encontros presenciais. É o que chamamos de “togetherness”, com a volta meteórica de eventos sociais como shows, festas e outras atividades ligadas à cultura e entretenimento. Mais uma oportunidade se apresenta para as marcas que estão presentes em experiências que são marcantes à memória.

“O poder de uma causa” completa o conteúdo do vídeo, compartilhando o quanto os consumidores estão engajados com pautas sociais e ambientais, e esperam o mesmo nível de compromisso por parte das empresas. O consumidor que não quer apenas um produto excelente, mas também garantir que, ao fazer uma compra, a marca por trás daquele produto esteja de acordo com seus valores e ideais. E isso vem impulsionando a adoção de novos hábitos, por parte das marcas, em toda sua cadeia de suprimentos

Brand Disruption Brasil 2022

Em sua primeira edição o relatório se insere em um contexto de aumento da competição entre as marcas, menor poder de compra da população devido à situação econômica do país e surgimento de novos hábitos de consumo. Fatores que apontam para a necessidade da diferenciação no mercado, movimento que já está sendo observado. De acordo com a Kantar IBOPE Media, a quantidade de marcas que anunciam em algum tipo de mídia aumentou cerca de 20,5% nos últimos quatro anos.

O relatório Brand Disruption é fruto do trabalho de profissionais que integram o Comitê de Brand Experience do IAB Brasil, que analisaram a fundo o setor da publicidade digital no país e trouxeram insights que podem auxiliar as marcas a reforçarem suas campanhas e posicionamento no mercado.

Para baixar e ler o relatório completo Brand Disruption Brasil 2022, clique aqui. E para assistir ao vídeo com as cinco principais tendências que integram o report, clique aqui.

Sobre o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau – Brasil)

Somos uma associação sem fins lucrativos e temos como objetivo desenvolver a publicidade digital no país. Fazemos parte de uma rede global presente em 45 países que incentiva a criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias on-line. Entre os nossos mais de 235 associados, estão as principais empresas do mercado digital: veículos de mídia, agências, anunciantes, empresas de tecnologia, institutos de pesquisas e consultorias. Para mais informações, clique aqui.

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