O Bloco, studio multimídia que atua há mais de um ano com arte e tecnologia, acaba de ganhar dois novos sócios oriundos do mercado de publicidade e produção musical. Agora, o Bloco passa a contar com uma frente complementar de desenvolvimento de áudio, música e experiências sonoras, ampliando o leque de serviços para marcas, agências de publicidade, produtoras, artistas e outros estúdios.
Fundado pelo músico, artista e programador Matheus Leston (criador do projeto musical Orquestra Vermelha), o Bloco já desenvolveu projetos para marcas como Red Bull, Heineken, Accenture, Grupo Chez, Audi; para artistas como Fernando Velázquez, Fennesz, Paulo Bruscky; além de estúdios parceiros como Estúdio Guto Requena, Aya e Sometimes Always, para quem desenvolveu o programa que gera imagens da identidade visual do Bar Caracol – projeto condecorado com ouro em Branding no Latin American Design Awards.
Com a chegada dos novos sócios, o diretor de arte e músico André Rival, que acumula mais de 20 anos de atuação na área de criação em grandes agências de publicidade, e o produtor musical e designer Marcelo Gerab que há 10 anos trabalha com trilhas sonoras e sound design, o studio passa a dedicar-se a projetos ainda mais integrados, onde o áudio não seja apenas um complemento, mas pensado como parte integrante e tão importante quanto o todo.
“Nosso foco está em despertar sensações e emoções através das experiências que podem ser desenvolvidas para cada projeto de forma única através da tecnologia. Os projetos partem, antes de mais nada, de ideias e conceitos para que se chegue em sua forma, e não o contrário, seja através de instalações interativas, design generativo ou performances audiovisuais”, explica Matheus Leston.
Trabalhando com uma rede de colaboradores que envolve produtores, publicitários, artistas, designers, programadores e músicos, o Bloco tem esse nome pelo aspecto modular, que permite mudar de tamanho e se adaptar, ou seja, pode ter diferentes profissionais dependendo do tamanho e tipo de projeto. Os sócios enxergam que para ser efetivo, o Bloco deve estar junto desde o início do projeto. E é com essa perspectiva que o studio atua a partir de agora, tanto nos trabalhos de experiências sensoriais como nos projetos sonoros.
Desde sua fundação, o Bloco se posiciona não apenas como um desenvolvedor, mas também como um criador de projetos. “Nessa nova fase, ficamos ainda mais próximo das agências de publicidade e dos anunciantes para que os projetos tenham um conceito criativo pensado desde o momento inicial do briefing, construindo ideias contundentes e viáveis, e se adaptando a realidade de cada campanha ou projeto. Vamos intensificar a ideia de co-criação com os clientes, ainda uma forma de trabalho pouco explorada pelo mercado.”, conclui André Rival.