Construindo uma marca pessoal poderosa com três pontos-chave
Esse conceito de um profissional “slash” não é novo, ele ganha destaque em 2007 com a autora Marci Alboher em seu livro “One Person/Multiple Careers: A New Model for Work/Life Success”, que em uma tradução livre para o nosso idioma, significa “Uma pessoa, múltiplas carreiras: um novo modelo para o sucesso no trabalho/vida”.
Nele Marci traz a ideia de que as pessoas não devem ficar restritas a apenas um único emprego durante sua jornada profissional, mas que podem, sim, ao longo de suas carreiras desempenhar diversos papéis, além de interesses e habilidades diversas.
A Slash Career, tem muito a ver com o desenrolar do mercado profissional e suas necessidades, mas também com a sensibilidade que um profissional tem de um olhar mais abrangente sobre o mercado. O surgimento deste tipo de profissional pode ocorrer por diversos motivos: uma habilidade que pode ser rentabilizada, pela parte acadêmica desenvolvido em sua trajetória ou até mesmo por meio de um hobby.
Em meio a esse cenário no qual o profissional está inserido hoje, tão competitivo e dinâmico, esse conceito está intrinsicamente ligado a se ter uma marca pessoal poderosa o que acaba não sendo apenas uma vantagem competitiva; mas sim uma necessidade. A marca pessoal é um reflexo único e atraente das habilidades, valores e experiência que o profissional possui e isso impacta ou direciona para a possibilidade da Slash Career. Isso diferencia o profissional no mercado de trabalho e abre portas para oportunidades interessantes.
Hoje quero fazer você refletir sobre essa possibilidade e para isso trago três pontos-chave que irão guiá-lo(la) na construção de uma marca pessoal potente que o(a) colocará em uma trajetória de sucesso.
Não poderia ser diferente e iria contra meu total entendimento da importância, se não começasse falando da autenticidade, pois ela é que reflete quem se é de verdade.
1) Autenticidade: a essência de uma marca pessoal forte
A autenticidade como já falei inúmeras vezes, é a base de uma marca pessoal atraente, afinal em um mundo repleto de superficialidade no qual estamos inseridos nos dias de hoje, a autenticidade é um ponto que se destaca e ressoa em meio àqueles que se conectam com
nossa marca pessoal em algum momento de nossa jornada. Sua marca pessoal deve ser uma representação genuína de quem você é e daquilo em que acredita, cultiva nos nossos stakeholders a confiança, e por sua vez, essa confiança, é a base de qualquer marca pessoal significativa.
Para construir uma marca pessoal autêntica, deve-se começar abraçando o verdadeiro eu, parece um papo de terapia, mas é totalmente verdadeiro, quando se compreende seus valores, crenças, princípios, seus pontos fortes, paixões e experiências únicas, a marca pessoal estará alinhada com sua identidade central.
Para isso, tudo deve começar no trabalho de autoconhecimento, que ajudará a definir a essência da sua marca, refletindo-se sobre o que o(a) torna único(a) e o que “se traz para a mesa de negociação”. Sempre se pergunte: Quais são os seus valores? Qual a sua missão? Pelo que você quer ser conhecido(a) em sua vida profissional?
A autenticidade, nos leva a outro tópico importante, a consistência, que é crucial na construção dessa marca pessoal autêntica. Suas personas online e offline devem ser harmoniosas, seu perfil do LinkedIn, site pessoal, blog e presença nas redes sociais devem refletir os mesmos valores, interesses e objetivos de suas interações pessoais, que reforçará assim a autenticidade.
Deve-se ter um cuidado muito grande nesta era digital em que estamos, onde grande parte da nossa presença profissional é online, então manter uma imagem consistente se torna imprescindível. Por exemplo, o perfil do LinkedIn deve ser um reflexo de quem se é no mundo real, suas postagens e interações nas redes sociais devem estar alinhadas com a imagem que você construiu cuidadosamente ao longo da jornada profissional.
Cuidado, pois inconsistências podem prejudicar a autenticidade da sua marca.
Um grande cuidado que se deve ter nesta era digital é que devemos nos mostrar e não contar!
Mas como assim, Paulo?
Explico! Na busca pela autenticidade, as ações falam mais alto que as palavras. Mostrar sua autenticidade envolve demonstrar seus valores e crenças por meio de ações, e não apenas professá-los. Compartilhe sua jornada, seus fracassos, como os superou e seus sucessos, deixe as pessoas verem o seu lado humano.
Por exemplo, se você valoriza a as questões sociais, envolva-se ativamente e compartilhe suas experiências, compartilhe seus desafios e seu progresso. Essa autenticidade terá um impacto mais significativo no seu público do que simplesmente declarar o seu compromisso com as questões sociais.
2) Liderança inovadora: compartilhando sua experiência
Estabelecer-se como um(a) líder inovador(a) em sua área é uma estratégia poderosa para construir uma marca pessoal atraente. Quando se fala em Liderança Inovadora, isso envolve compartilhar seu conhecimento, percepções e experiências com seus pares, colegas e com o setor em geral, o que irá posicioná-lo(la) como uma autoridade em seu domínio e ampliará sua credibilidade.
Mas para isso é importante identificar o seu nicho – a área onde possui profundo conhecimento e experiência. Portanto você precisa se perguntar:
Por quais tópicos sou genuinamente apaixonado?
Quais são os meus pontos fortes?
Um ponto que está conectado a identificação de seu nicho é a questão de se compartilhar conhecimento e ideias, então é muito importante que você escreva artigos, postagens e white Papers sobre assuntos que interesse a esse nicho que deseja atingir, eles devem fornecer insights e/ou soluções a esse público.
Além disso, outras formas valiosas de se estabelecer como líder inovador(a) seria palestrar em conferências, webinars e seminários, isso permitirá com que você mostre seus conhecimentos, o(a) posicionando como um(a) especialista na sua área de atuação, além, é claro, da possibilidade de se publicar um livro ou e-book. Por mais que hoje muitos possam se considerar autores e publicarem obrar por conta própria, se você tiver experiência substancial em sua área, considere escrever um livro ou e-book, ser um autor publicado aumenta significativamente sua credibilidade e autoridade.
3) Netweaving: Construindo Relacionamentos Significativos
Networking é um elemento fundamental da marca pessoal, ele envolve conectar-se com profissionais, mentores e potenciais empregadores ou clientes com ideias semelhantes. Construir relacionamentos significativos é vital para expandir seus horizontes profissionais, mas gostaria de ressaltar aqui que sou mais fã ainda do netweaving. Ele defende a ideia de criar relacionamentos profissionais baseados na reciprocidade, livres de interesses materiais, diria que estamos frente ao networking 2.0, estou falando de se ter uma troca de experiências sem expectativas. O termo netweaving, surgiu em 2003, no livro “The Heart and Art of Netweaving: Building Meaningful Relationships One Connection At a Time”, do autor americano Robert Little.
Quando se trata de netweaving, a qualidade supera em muito a quantidade. Construir relacionamentos relevantes significa envolver-se com outras pessoas de forma autêntica, não estou falando de colecionar cartões de visita, mas sim de estabelecer conexões genuínas.
Isso também conecta com o que falei um pouco acima sobre participar de eventos do setor, como conferências, seminários e workshops, pois eles oferecem excelentes oportunidades de netweaving. Se me permite dar uma dica, não se limite apenas ao seu círculo próximo; faça um esforço para conhecer novas pessoas e iniciar conversas.
Também é interessante nesse relacionamento, conectar-se a associações profissionais relacionadas ao seu setor, pois elas normalmente oferecem plataformas estruturadas para esse relacionamento.
O netweaving é uma via de mão dupla, você precisa estar disposto a oferecer assistência quando puder, fornecer aconselhamento, orientação ou referências quando apropriado. Simultaneamente, não hesite em procurar aconselhamento ou orientação da sua rede quando precisar.
E para que veja a importância do processo estratégico de marca pessoal, podemos voltar ao início deste texto, pois a autenticidade desempenha um papel crucial no netweaving. Seja você mesmo ao interagir com outras pessoas, assim serão construídos relacionamentos autênticos que se tornarão conexões que vão além dos interesses profissionais. Esses relacionamentos podem fornecer apoio, orientação e oportunidades ao longo de sua carreira.
Para fechar o tema de hoje, quero lembrar que sua marca pessoal é uma ferramenta poderosa que pode impulsionar a Slash Career. Incorporar esses três pontos-chave – autenticidade, liderança inovadora e netweaving – ajudará você a construir uma marca pessoal que não apenas o diferencia, mas também causa um impacto duradouro. Sua marca pessoal é sua proposta de venda exclusiva no cenário profissional competitivo e, ao cultivá-la de maneira eficaz, você poderá desbloquear oportunidades e alcançar novos patamares na carreira.
Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
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