O Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) marcou presença e levou as pautas e demandas do mercado publicitário gaúcho para o Encontro Nacional do Ecossistema Sinapro/Fenapro, realizado em Campo Grande (MS), nos dias 19 e 20 de março. Promovido pelo Ecossistema SINAPRO/FENAPRO, o evento contou com a participação de presidentes, diretores e lideranças dos Sindicatos das Agências de Propaganda de todo o país e foi marcado por discussões estratégicas e pela entrega de soluções concretas voltadas à evolução e ao fortalecimento do ecossistema da propaganda brasileira.
O Sinapro-RS esteve representado pelo presidente Juliano Brenner Hennemann e pela gestora executiva Ana Moreira. A entidade gaúcha contribuiu com a apresentação da evolução do Grupo de Trabalho liderado pelo presidente do Sinapro-RS, que está focado em atrair e treinar novas lideranças associativas.
“Esse foi um encontro especial entre os vários que já realizamos junto às lideranças do nosso ecossistema, com a discussão de temas que estão impactando ou irão influenciar o negócio das agências no futuro”, avaliou Daniel Queiroz, presidente da Fenapro. O evento teve o Sinapro-MS como anfitrião e a presidente Adriany Bueno destacou a contribuição do Encontro para dar acesso a ferramentas que irão ajudar na gestão dos negócios e a expandir a visão estratégica de cada um dos participantes.
“É sempre um momento muito importante para olharmos para as novidades do mercado, trocarmos informações, acompanhamos de perto os Grupos de Trabalho, olharmos para o cenário futuro, alinharmos estratégias e construirmos frentes de ação para o fortalecimento dos mercados regionais e do mercado publicitário nacional”, pontou Juliano Brenner Hennemann, presidente do Sinapro-RS.
Entre os temas centrais, destacou-se o programa de formação de novas lideranças da Fenapro e dos Sinapros – tema que vinha sendo tratado por um dos Grupos de Trabalho (GTs), e para o qual foi proposto um plano de ação robusto de capacitação e sucessão. A proposta visa assegurar a continuidade das operações e o fortalecimento da representação setorial por meio da formação de novas lideranças qualificadas.
Outro destaque foi a apresentação do projeto do novo sistema digital para as Listas Referenciais de Custos Internos, que deve ser finalizado no segundo semestre deste ano. O sistema trará mais eficiência e acessibilidade às agências de todo o país e será desenvolvido em parceria pelos Sinapros e a Fenapro. Entre os principais benefícios do novo formato estão a busca rápida e simplificada das referências sobre os custos internos, atualizações dos valores em tempo real e a customização dos valores de acordo com a realidade de cada estado.
Também foram apresentados os resultados preliminares da VanPro, levantamento de indicadores das agências, e as ações em âmbito estadual que estão em andamento com vistas ao desenvolvimento sustentável do mercado e o entendimento das realidades locais.
O grande diferencial desta edição foi o Workshop “Planejamento de Cenários”, conduzido por Fernando Braga e Silva, fundador da Delta Consulting, que promoveu uma imersão estratégica nos possíveis futuros para o setor. A atividade proporcionou insights relevantes e gerou forte engajamento dos participantes – sentimentos que puderam ser captados nos depoimentos em vídeo colhidos ao longo do evento.
Braga e Silva, que também é especialista em planejamento estratégico e cenários futuros, utilizou, no workshop, a metodologia Oxford Scenario Planning Approach (OSPA), um modelo que permite que organizações aprendam a lidar melhor com a incerteza, ampliando suas possibilidades estratégicas. “Esse encontro trouxe conteúdos altamente relevantes e qualificados para os Sinapros e as agências, tornando-se um case que deve inspirar e nortear os próximos encontros nacionais”, completou o presidente da Fenapro.
Daniel Queiroz (presidente da Fenapro) e Juliano Brenner Hennemann (presidente do Sinapro-RS) no Encontro Nacional do Ecossistema Sinapro/Fenapro realizado em Campo Grande/MS