Estamos vivenciando momento único no centro histórico de São Paulo, cujas ações de requalificação e revitalização foram abraçadas em parceria afinada entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo. Os resultados positivos dessa parceria animam a todos.
Nesse movimento a Mídia Exterior, a exemplo de outras Capitais, acompanha a evolução dessa transformação de Centro degradado para Centro com boa infraestrutura que incentiva e da segurança a movimentação de pessoas, também após as 18 horas, nos cafés, bares, restaurantes, teatros existentes e outros em fase de instalação, a exemplo do Bar Subterrâneo na passagem entre o Shopping e o antigo Mappin com acesso à Fonte do Teatro Municipal, e do Bar no “rooftop” do Conde de Prates, ambos no Viaduto do Chá. Ou seja, o Centro é a bola da vez.
As concessões públicas do Vale do Anhangabaú, e dos quatro últimos pavimentos do Edifício Martinelli, ambos com intensos calendários de atividades, também contribuem para esse enriquecimento. E, a médio prazo, o início das obras do centro administrativo do Governo do Estado de São Paulo, na praça Princesa Isabel, prevê o aumento de circulação de mais de 25.000 pessoas por dia.
Assim sendo, é justo e oportuno que a sociedade paulistana repense cautelosamente a flexibilização da Lei 14.226, de 26 de setembro de 2006 que, na época, cumpriu seus propósitos, e hoje deve acompanhar as mudanças e transformação do Centro Histórico e seu entorno.
Por esses motivos, o ICONE – Instituto de Coordenação e Estudos da Publicidade Exterior, apoia as iniciativas do Prefeito Ricardo Nunes e da Câmara Municipal, dentre outros Projetos de Lei, em especial o PL 239/23 do Vereador Rubinho Nunes, que adequa a Lei 14.226/06 às necessidades atuais. Vale lembrar que o Ícone, com a participação de toda a sociedade, mantém o Fórum Permanente de Estudos da Tendências da Mídia Exterior no Brasil, disponível no portal www.iconeooh.com.br
Marcio Renê | Presidente