A Propeg acaba de lançar um relatório completo sobre tendências e inspirações que surgiram e estão surgindo nesse momento da pandemia do novo coronavírus. O Propeg Report Trends & Inspirações/Covid-19 traz um estudo aprofundado do cenário atual do Brasil e do mundo para tentar traduzir o que este período conturbado pode trazer de relevante e transformador para marcas e consumidores.
De acordo com o CEO Vitor Barros, o relatório parte da premissa que 92% dos brasileiros estão acompanhando de perto as informações sobre a Covid-19 (Fonte: Facebook IQ Abril 2020) e 1% deles acredita que não deve ter publicidade neste momento (Fonte: Ipsos “Comunicando na Pandemia” Abril 2020). “Estamos vivendo um momento singular em nossas vidas, algo que, certamente, mudará nossos hábitos, nossa visão, a forma como consumimos as notícias. Sem dúvida, a indústria da publicidade será uma das mais impactadas pelas transformações iniciadas por conta da pandemia”, destaca o executivo.
Em um contexto em que ficar em silêncio não é a melhor opção, qual o papel e a melhor abordagem para as marcas? Para responder a essa pergunta, a agência estudou mais de 150 marcas durante um mês (de 23 de março a 23 de abril) e elencou os principais achados que podem passar por uma ressignificação no pós-Covid-19 e o mercado como um todo terá que lidar com: a aceleração do futuro; “the new normal”, uma vez que o mundo não será mais o mesmo; os novos hábitos motivados pela insegurança, incerteza, cuidado, consciência etc.; o acolhimento das pessoas preocupadas com a saúde e a economia do país; o resgate dos veículos tradicionais, como a TV, para evitar as fake news; uma nova rotina na qual a presença das marcas é mais virtual; a importância do contexto para um posicionamento verdadeiro das marcas neste momento; a consciência de que é preciso ir além do business, uma vez que o foco está nas pessoas e não no lucro; empatia e senso de coletividade; e, por fim, a existência de um propósito com efeitos concretos, causando impacto positivo no mundo.
Cases que guiam para “o novo normal”
Com mais de 140 páginas, o documento conduzido pelo planejamento da Propeg ainda destaca trabalhos bem-sucedidos realizados por vários setores do mercado, dentro e fora do país, desde o começo da pandemia. Segundo Melina Romariz, chief strategy officer da Propeg, “o relatório, que foi pensado para ser um conteúdo voltado para clientes e parceiros, se tornou um verdadeiro guia para as marcas. Reunimos trabalhos criativos e relevantes de instituições públicas, empresas de alimentos, higiene, automóveis, varejo, turismo, entre muitos outros segmentos. Acreditamos que o conhecimento quando compartilhado gera impacto positivo em toda a cadeia. E os exemplos práticos seguidos da análise de tendências nos convidam a um reaprendizado nesse momento turbulento e a nos comunicar de maneira mais empática e eficiente com esse novo consumidor”, conclui.
Para conferir o Propeg Report Trends & Inspirações/Covid-19 na íntegra, acesse: www.propeg.com.br/Propeg_ReportCovid19.pdf