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Pesquisa mostra que 53% das agências de propaganda baianas aumentaram o faturamento em 2021

Importante termômetro dos negócios e da gestão das agências de publicidade no Brasil, a nova edição da pesquisa Vanpro, realizada pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) em parceria com o Sinapro-Bahia- Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia, aponta a percepção de um futuro melhor para o mercado publicitário. Em relação às agências baianas, a última sondagem, aferida em janeiro de 2022, mostra que, do ponto de vista financeiro, houve uma melhoria do cenário quanto ao impacto da crise sobre as empresas. Segundo os dados apurados junto a 31 agências associadas ao Sindicato no estado, o índice de empresas que relataram aumento de faturamento, comparado a 2020, passou de 11% no início de 2021, para 53% no início deste ano. Na atual sondagem, apenas 19% das empresas apontaram perda de receita em relação ao ano anterior.

A percepção dos entrevistados quanto ao futuro também variou para melhor na comparação com a primeira sondagem de 2021. A quantidade de agências que apontou as perspectivas futuras como boas ou muito boas cresceu 11 pontos em relação ao estudo anterior, passando de 47% para 58%. Para 6% das agências, a perspectiva é ruim e o número daquelas que não conseguem prever caiu de 14% para 3%.

Sobre práticas de gestão, a pesquisa VanPro mostra também que a maioria das agências baianas utiliza sistemas de apoio à gestão como o Asana, Trello, Perand, Iclips (67%). Entre outras práticas citadas estão planejamento orçamentário (64%); feedback gerencial (51%); planejamento estratégico (51%); monitoramento de indicadores (32%) e programa de remuneração variável (29%). A sondagem também detectou que 51% das agências afirmam que estão parcialmente preparadas para atuação em conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), 25% responderam que não estão preparadas e 22% se avaliam preparadas                                                                                                                                                                                               A presidente do Sinapro-Bahia, Vera Rocha, destaca que o resultado da pesquisa demonstra o que vem sendo sentido no mercado baiano com a retomada das atividades, principalmente nos setores imobiliário, de turismo, varejo e saúde. “Nesta última pesquisa, vimos um crescimento significativo em relação ao percentual de agências que tiveram crescimento no faturamento; isso é uma pequena amostra da recuperação da nossa economia, com os avanços de vacinação e de controle da pandemia. Mostra que temos um segmento resiliente e que, rapidamente, adaptou-se às mudanças. Sabemos que ainda temos muito desafios, mas seguimos otimistas”.

Perfil das agências entrevistadas

O perfil predominante dos participantes na Bahia da sondagem VanPro é similar ao das sondagens anteriores. Todas as participantes são agências full-service. Quanto ao número de colaboradores, a maioria tem equipes de até 20 pessoas (80%). A maior parte das empresas tem mais de 20 anos de existência (45%) ou entre 11 e 20 anos (25%). E 90% são associadas ao Sinapro-Bahia e 70% certificadas pelo CENP.

Sobre a receita anual, 22% das empresas baianas participantes desta pesquisa VanPro responderam que o faturamento é de até R$ 500 mil e o mesmo número disse que a receita é de até R$ 1 milhão. Aproximadamente, 23% do conjunto dos participantes da sondagem tem receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 19% entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões; 9% têm receita de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões. As empresas com receita anual superior a R$ 10 milhões representam 3% dos respondentes.

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