A Ipsos, empresa de pesquisas de mercado independente, apresenta a segunda fase do estudo on-line “Comunicando na Pandemia”. Trata-se de uma análise quantitativa, em que 600 espectadores avaliaram 42 propagandas veiculadas pela mídia entre 13 de abril e 01 de maio de 2020, de empresas de diferentes segmentos.
O levantamento trouxe uma série de considerações interessantes. Da primeira para a segunda onda – com um mês de diferença entre elas -, houve uma diminuição do impacto das comunicações. Enquanto 27% dos espectadores diziam que as propagandas mexiam com suas emoções em março, passaram a ser apenas 9% em abril. Apesar disso, temos um consumidor ainda com sentimentos conflitantes e, em geral, negativos: 22% relatam estar com medo, 14% tensos, 12% reflexivos. Para lidar com essa onda de tensão, apenas 1% dos entrevistados disseram acreditar que, nesse momento, não deve haver publicidade. A maioria (51%) acha que uma marca pode ajudar a transmitir confiança, segurança, informação, cuidado e prestação de serviços.
A pesquisa, ainda, ranqueou os anúncios considerados mais relevantes e memoráveis pelos entrevistados.
Mais memoráveis: | Mais relevantes: |
1. Leroy Merlin | 1. Samsung |
2. Parmalat | 2. 99 |
3. Fiat | 3. iFood |
4. Nestlé – Ninho | 4. Bradesco/Itaú/Santander |
5. Bradesco/Itaú/Santander | 5. Rexona |
O levantamento quantitativo gerou um material quali: um paper com aprendizados e expectativas para a comunicação nos próximos meses. Nele, a Ipsos levantou as seguintes considerações:
- Não é momento de pausar completamente os investimentos. Os espectadores continuam receptivos, mas em novo momento: ficar no escuro não é uma opção.
- Adapte o formato criativo para as mídias digitais: consumidores mais conectados e com mais frequência não quer dizer também com mais atenção.
- Seja legítimo: a empatia não deve ser genérica, comunique reforçando os valores da marca.
- Sobre a execução: a comunicação da marca tem que flutuar no contexto. Criatividade é essencial amparada em forte big idea; continue cuidando da mensagem, do tom e da história contada.
- Amplifique e aproveite as tendências nas mídias que vieram para ficar: QR Code, free trial e ativações que promovem a experiência com a marca podem trabalhar ainda mais o relacionamento com o consumidor.
- Invista em uma forte ideia criativa, amparada em um forte insight, que consiga flutuar nos contextos.