quinta-feira, novembro 14, 2024
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Não é suficiente ser um conselheiro, primeiro, você precisa trabalhar a sua marca pessoal

No cenário em constante evolução dos serviços profissionais, ser um(a) conselheiro(a) qualificado já não é suficiente para garantir o sucesso. O ambiente empresarial moderno exige mais do que apenas conhecimentos especializados; requer uma marca pessoal cuidadosamente cultivada, construída estrategicamente, para se alcançar resultados desejados.

A nova face do(a) conselheiro(a)

Para se tornar um conselheiro consultivo, é necessário ter uma série de competências e habilidades. De acordo com o CELINT, é necessário trabalhar dois aspectos importantes: competências e oportunidades. Não vou entrar aqui, nesses 2 pontos pois não é o foco deste texto, mas obviamente são fundamentais para esta carreira.

Mas além disso, é preciso saber comunicar ao mercado sobre esse propósito profissional.

“A profissão de conselheiro consultivo não é para o futuro do executivo. É para o presente, para hoje. Oportunidades não faltam no mercado. Muitas empresas precisam de gente com ampla e valiosa experiência executiva para ajudá-las a ter uma atuação cada vez mais alinhada ao mundo global. O importante é se preparar para essa nova jornada.” Por Wanderlei Passarella – Conselheiro e Diretor Executivo no CELINT

O colunista da Exame.com, André Freire, disse em seu artigo que:

“O mercado de trabalho segue em constante mutação e evolução no Brasil, privilegiando para posições executivas seniores executivos dinâmicos, com alta consciência digital e com forte pegada ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em português). Executivos jovens são cada vez mais demandados para posições estratégicas em grandes empresas. Por outro lado, executivos mais seniores estão cada dia mais preparados, acreditando que terão uma vida útil de trabalho muito maior que a dos seus antecessores, mas, muitas vezes, sofrendo pelo etarismo nas oportunidades de mercado.”

Podemos ver, como disse no início, que o mercado se encontra repleto de profissionais muito competentes tecnicamente, assim como “novos entrantes” que desejam se preparar para esse mercado.

Já se foi o tempo em que os conselheiros podiam confiar apenas em sua proficiência técnica para garantir clientes. Hoje, a área de conselheiro consultivo está repleta de profissionais talentosos que oferecem serviços semelhantes, sendo fundamental se diferenciar; e a sua marca é a chave para se destacar em um mercado concorrido. Isso me leva a frase que sempre trago no começo de minhas palestras:

“… estamos nos tornando profissionais “comoditizados” entregando somente habilidades técnicas iguais, chegou o momento de ir para o próximo estágio desta disputa, somar às habilidades, experiências memoráveis, relevantes.” Paulo Moreti

Para isso é necessário definir estrategicamente sua marca pessoal, porém isso é muito mais de que muitos acham. Não é apenas um logotipo ou um slogan cativante, abrange sua identidade profissional, valores, crenças e as qualidades únicas que o diferenciam.

Como conselheiro(a), sua marca deve refletir não apenas sua experiência, mas também sua abordagem, estilo e a experiência geral que os clientes, no caso as empresas, podem esperar ao trabalhar com você.

Traga para o jogo sua Proposta Única de Valor!

O que o(a) diferencia de outros conselheiros(as) em sua área?

Talvez seja uma metodologia específica, uma perspectiva única ou de habilidades interpessoais excepcionais, identificar sua proposta única de valor é a base de sua marca. Os clientes devem ser capazes de reconhecer o que faz de você a melhor escolha entre um mar de opções.

O conteúdo é rei!

Uma das formas de apresentar para o mercado que se é a melhor opção, é compartilhando seu conhecimento por meio de postagens, artigos ou conteúdo de vídeo, em plataformas onde você tenha certeza de que seu público-alvo está, isso não apenas estabelece você como uma autoridade em sua área, mas também agrega valor ao seu público. Esse conteúdo passa a ser parte integrante da sua marca, mostrando sua expertise e proporcionando aos potenciais clientes uma amostra do valor que você agrega.

Construa e fortaleça sua rede: Netweaving

Este é um tema que gosto muito, o netweaving, inclusive já tratei dele em outro artigo em meu newsletter do LinkedIn. O Netweaving é a base do sucesso de um(a) conselheiro(a), afinal sua marca se estende além do mundo digital, abrangendo os relacionamentos que você constrói com clientes, colegas e profissionais de outros setores. Participe de conferências, junte-se a organizações profissionais e participe ativamente de eventos de networking para expandir seu alcance e fortalecer sua marca por meio de conexões pessoais.

Investindo em seu Desenvolvimento Profissional

Sua marca é um reflexo do seu compromisso com a excelência. Invista em desenvolvimento profissional e pessoal,mentorias e aprendizado contínuo. Desenvolva um processo estratégico para sua marca pessoal para que possa comunicar de forma assertiva por meio do seu marketing pessoal sua marca. Lembre-se que para promover um produto é preciso conhecê-lo bem, afinal ninguém compra o que não conhece, assim como ninguém vende bem o que não conhece. Se aprofunde do autoconhecimento, pois ele será a base da construção da sua marca pessoal.

Num mundo competitivo, uma marca forte é o diferencial que impulsiona você ao sucesso. Não basta ser especialista; você também deve ser uma marca na qual os clientes confiem e se lembram. Portanto, antes de se concentrar apenas em aprimorar suas habilidades de conselheiro(a), lembre-se de que construir uma marca poderosa é o primeiro passo para alcançar o sucesso duradouro em sua carreira.Meus contatos www.paulomoreti.com e-mail: contato@paulomoreti.com

Instagram:@opaulomoreti
linkedin: paulo-moreti

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