terça-feira, dezembro 5, 2023
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoMika, a primeira CEO robô do mundo

Mika, a primeira CEO robô do mundo

Pois é, você leu certo! Ela chegou até você e agora? Uma matéria publicada no site da Exame.com, traz a primeira robô humanoide que foi desenvolvida pela Hanson Robotics, que também já havia desenvolvido a Sophia, conhecida como o primeiro robô cidadão do mundo. A Hanson cria Mika, para ser CEO da empresa polonesa de rum, a Dictador, sendo considerada muito mais avançada que sua antecessora.

Ela vem com um arsenal para o cargo que despertaria desejo em muitas empresas, não pede aumento, não tira férias, é capaz de otimizar processos e tomar decisões baseadas em padrões de dados e algoritmos, além de trazer insights para as reuniões.

Veja um vídeo desta nova CEO.

Mas calma, ainda não é o fim dos humanos em cargos de liderança, ela ainda possui alguns delays significativos em suas respostas e diz que os algoritmos da AI podem ser tendenciosos se não forem desenvolvidos e supervisionados adequadamente, então por essa razão ela compartilha seu cargo de CEO com um profissional humano, Hernán Parra.

Para mim a automação e a inteligência artificial têm desempenhado um papel cada vez mais importante nos negócios e na indústria, e existem robôs e sistemas de IA que desempenham funções de gerenciamento e tomada de decisões em algumas organizações. No entanto, compreendo que por mais que as decisões dela sejam tomadas baseada em dados e algoritmos, a questão de um humano ainda pesa muito.

É importante observarmos que, mesmo que robôs ou sistemas de IA ocupem cargos de liderança em empresas no futuro, isso levantará questões éticas, legais e práticas sobre como a tomada de decisões e a governança seriam realizadas, bem como como as relações com funcionários e outras partes interessadas seriam gerenciadas.

Ainda estamos falando em relações humanas, inteligência social e emocional e para isso precisamos ter um trabalho muito bem-feito de gestão de nossas marcas pessoais no âmbito profissional e não podemos estagnar nem ficar em nossas zonas de conforto, entendo como gestor de marcas pessoais, que precisamos refletir sobre alguns pontos para que continuemos sendo a melhor opção do mercado:

Relevância e Especialização: Em um ambiente em que a automação é uma realidade, precisamos nos destacar cultivando habilidades que sejam complementares à automação, isto é, precisamos incluir habilidades interpessoais, criatividade, pensamento crítico e habilidades de solução de problemas.

Aprimoramento Contínuo: A marca pessoal de um profissional pode se beneficiar de um compromisso contínuo com a aprendizagem, lifelong learning e o desenvolvimento de habilidades. Isso demonstraria adaptabilidade e capacidade de evolução em um ambiente em constante mudança.

Ética e Valores Pessoais: devemos como pessoas e profissionais enfatizar nossos valores éticos e morais em um mundo onde a automação toma decisões. Isso pode ser atraente para empresas e clientes que valorizam a responsabilidade social e a tomada de decisões éticas.

Mentoria e Colaboração: Por mais que robôs como Mika, que também se tornou professora honorária no Collegium Humanum em Varsóvia, na Polônia, os profissionais podem se destacar como mentores, colaboradores e líderes que facilitam a integração bem-sucedida da automação em ambientes de trabalho, o que envolveria a capacidade de trabalhar eficazmente com sistemas de IA e robôs.

Sou fascinado pela tecnologia e tudo que ela pode nos oferecer, porém acredito muito que ela veio para nos auxiliar e não tomar nossas cadeiras, temos potências a serem desenvolvidos, habilidades a serem aperfeiçoadas e o personal branding e a AI estão aqui para nos dar esse suporte.

Precisamos compreender cada vez mais a importância do personal branding e entender que ele desempenha um papel fundamental em nossas carreiras, ao comunicar nossas qualidades, diferenciais e habilidades aos empregadores, mercado e clientes em potencial.

“Em um mundo cada vez mais impulsionado pela inteligência artificial, seu personal branding é o elo humano que conecta a inovação tecnológica com a autenticidade que define quem você é.”

Meus contatos www.paulomoreti.com e-mail: contato@paulomoreti.com

Instagram:@opaulomoretil

inkedin: paulo-moreti

Artigos relacionados

Novidades