segunda-feira, junho 30, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoMenos concentração, mais diversidade no futuro do Dia dos Namorados  

Menos concentração, mais diversidade no futuro do Dia dos Namorados  

Com a aproximação do Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, o comércio brasileiro se prepara para uma das datas mais relevantes do calendário varejista. Uma pesquisa realizada pela Tunad, plataforma de engajamento de marcas e inteligência de mídia, revela os investimentos publicitários em TV Linear Aberta e Paga entre os anos de 2022 e 2024. Realizado durante os 15 dias que antecedem a data comemorativa, o estudo destaca tendências de consumo e projeta o cenário para 2025, com indícios de maior equilíbrio entre marcas e diversificação setorial.

De acordo com o levantamento, os aportes em TV Linear Aberta e Paga evoluíram de R$ 8,5 milhões em 2022 para R$ 27,3 milhões em 2023, um crescimento de 220%, e se mantiveram em um patamar robusto em 2024, com cerca de R$ 26,5 milhões. Para 2025, a projeção é de R$ 17,3 milhões, o que representa uma possível readequação estratégica das marcas, com foco em novas frentes de investimento. Já o volume de inserções apresentou oscilações ao longo do período: de 1.439 em 2022 para 3.050 em 2023, voltando a 1.705 em 2024 — ainda acima do registrado em 2022.

Entre os principais anunciantes, destacaram-se em 2023: Vivo (R$ 15,2 milhões), Renner (R$ 6,3 milhões), Viva Sorte (R$ 1,5 milhão), Intimissimi (R$ 1,1 milhão) e Mercado Livre (R$ 1 milhão). Em 2024, os maiores investimentos vieram de O Boticário (R$ 8 milhões), Viva Sorte (R$ 6,5 milhões), Vivo (R$ 4,8 milhões), C&A (R$ 1,3 milhão) e Lojas CEM (R$ 1,2 milhão).

O estudo da Tunad identificou ainda uma mudança positiva no perfil dos investimentos publicitários voltados à data, com maior presença de marcas dos segmentos de beleza e varejo tradicional, além de uma distribuição mais equilibrada entre os anunciantes, reflexo de um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo.

Para acessar o estudo: https://dashboard.tunad.io/dia-dos-namorados-25/index.html

Artigos relacionados

Novidades