domingo, abril 28, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoLideranças de 20 agências gaúchas debatem o futuro de seus negócios e...

Lideranças de 20 agências gaúchas debatem o futuro de seus negócios e do mercado

Lideranças de 20 agências gaúchas debatem o futuro de seus negócios e do mercado no Frente a Frente edição especial Transforma e avaliam a experiência.

Workshop promovido pelo Sistema Sinapro/Fenapro em Porto Alegre e ministrado por Fernando Braga, consultor especialista no mercado publicitário, discutiu estratégicas e implementação da gestão da inovação nas agências

Um encontro para provocar importantes transformações nos negócios, oportunizar trocas de experiências e aprendizados e fomentar a cultura da inovação a fim de pautar o presente e o futuro das agências de propaganda gaúchas. Esse é o resultado do Frente a Frente edição especial Transforma, que reuniu as lideranças de 20 agências do Rio Grande do Sul na quinta-feira (27/10), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre. Promovido pelo Sistema Nacional das Agências de Propaganda no RS (Sinapro RS), o encontro trouxe para o Estado o Workshop Transforma, iniciativa do Sistema Sinapro/Fenapro criada a partir do paper Fenapro Transforma e que já percorreu presencialmente seis estados do país.

A oficina foi conduzida pelo consultor Fernando Braga, fundador da Delta Consulting, que traz na bagagem mais de 10 anos de experiência em consultoria para empreendedores, gestores e desenvolvimento de lideranças e equipes, com ênfase no mercado de publicidade e propaganda. Em uma imersão de mais de 5h, os gestores das 20 agências participantes do workshop se debruçaram em questões estratégicas para os seus negócios, como os maiores desafios das empresas para inovar, identificação de gestões tradicionais, como implementar a cultura da inovação e precificação, com exercícios e dinâmicas práticas.

Os participantes saíram entusiasmados com os inputs e as provocações geradas no encontro. “Achei uma iniciativa incrível desta gestão do Sinapro/Fenapro, porque nos coloca no mesmo lado, nunca gostei dessa questão das agências competindo no sentido nocivo do negócio. Precisamos nos alinhar para ter um ambiente mais saudável de competição. O evento mostrou que temos os mesmos desafios, em níveis diferentes conforme a cultura da empresa e a verba que cada uma tem para injetar no seu negócio, mas os problemas estruturais que enfrentamos são praticamente os mesmos. Recebemos um material muito rico no workshop. Obviamente que agora temos que olhar para dentro de casa e enxergar por onde começamos, porque aqui vieram muitas frentes e todas são muito valiosas. Precisamos olhar para todas elas e estruturar planos de ações. Como disse o consultor Fernando Braga, temos que resolver o hoje e o amanhã, mas também pensar nos próximos meses e anos”, destacou Renata Schenkel, co-CEO da Escala.

Thiago Affonso, sócio-diretor da Engenho de Ideias, também saiu motivado. “Achei não só oportuno, mas com conteúdo diferente. A gente frequenta eventos há mais de 20 anos, e geralmente eles trazem uma abordagem mais simplista e superficial. O tema aqui foi de muita relevância para os donos de agências. Trouxeram pessoas muito confiáveis e qualificadas que detêm bastante conhecimento. E realmente é um momento de inovação e renovação do Sinapro/Fenapro. Todo o encontro foi muito proveitoso. E como brinquei com o Daniel Queiroz: temos uma estrada a ser percorrida. São poucas as agências que têm já no seu DNA tudo o que foi discutido, a maioria vai ter muito trabalho para implementar. Mas com certeza são melhorias aplicáveis e com desenvolvimento de futuro”, avaliou.

A vontade de construir um trabalho colaborativo para o fortalecimento do mercado também foi discutida e destacada pelos participantes. “A primeira coisa que precisamos valorizar, além da qualidade em si do evento, é a iniciativa. Durante muitos anos, infelizmente, se criou uma visão neste mercado de que as agências não eram concorrentes ou colegas, eram inimigas. E neste sentido havia efetivamente pouca colaboração, pouca troca, pouca visão de multiplicação de experiências e de resultados. Estar dividindo um ambiente com uma representatividade grande do mercado é em si um motivo de alegria, pois começamos a quebrar barreiras que serão importantes para o crescimento do negócio como um todo”, ponderou Luciano Vignoli, diretor-presidente da e21.

O RIO GRANDE DO SUL NO PROTAGONISMO DAS MUDANÇAS

A realização do Workshop Transforma em Porto Alegre colocou o Rio Grande do Sul no protagonismo das transformações e mudanças que se fazem necessárias para atualizar o modelo de gestão das agências e fortalecer o mercado gaúcho e nacional, conforme pontou o consultor Fernando Braga. Na avaliação dele, Porto Alegre teve uma participação muito rica e um engajamento grande. “O grupo contribuiu o tempo todo com intervenções relevantes. Deu para perceber também as decisões de mudança e os planos de ação dos líderes das agências. Isso é muito animador e me deixou muito satisfeito, porque cumpre com o nosso objetivo de provocar para uma transformação prática, com mudanças que podem ser aplicadas já no curto prazo e decisões para médio e longo prazo”, afirmou.

O presidente do Sinapro RS, Juliano Brenner Hennemann, comemorou os resultados colhidos no encontro. “A avaliação é excelente, tivemos feedbacks muito positivos das agências participantes. Sempre entendemos que outras poderiam estar aqui também e isso é uma questão que vamos trabalhar para conquistar aos poucos. Mas tenho certeza de que todos que participaram vão gerar um amanhã na sua agência melhor do que foi o hoje. Em um ambiente como esse temos oportunidade de nos conectarmos com boas práticas que, muitas vezes, se aplicam ao nosso mercado, porque os desafios e as dores só mudam de endereço. Essa união que estamos tangibilizando legitima um mercado mais forte. No momento que a gente entender que fortalecer o mercado gera mais valor, todos saem ganhando.”

Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, que já percorreu seis estados brasileiros com o Workshop Transforma e se prepara para levar o projeto para outros cinco nos próximos meses, disse sair de Porto Alegre com o sentimento de dever cumprido. “Ainda temos cinco edições pela frente, mas a soma dessas seis já realizadas, especialmente o encontro em Porto Alegre, mostrou que é um conteúdo que tem aderência nas agências. As lideranças saem com a visão de que tem o dever de casa para fazer. Logicamente alguns num estágio mais avançado já se viram inseridos neste contexto; outros um pouco mais atrasados vão correr atrás. Mas esse é o nosso papel: provocar, trazer, instrumentalizar e fomentar o desenvolvimento da gestão das agências para o engrandecimento de todo o nosso mercado”, finalizou.

O Frente a Frente edição especial Transforma teve patrocínio da Alright e Eletromidia, apoio do SBT RS e apoio institucional da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e da ESPM.

Artigos relacionados

Novidades