Realizado há 12 anos pela WPP e Kantar, a soma do valor total das 60 marcas mais valiosas do ranking anual BrandZ Brasil, registrou aumento substancial: juntas valem $65.067 bilhões de dólares, valor que representa incremento de 22,5% (em dólar) comparado a 2017.
Pelo sexto ano consecutivo, a Skol segue na liderança como a marca mais valiosa do Brasil e totaliza $8,2 bilhões de dólares. Em seguida vem o banco Bradesco que se manteve na segunda posição em relação ao ano anterior, mas aumentou o seu valor em 58%, com $7 bilhões de dólares. Em terceiro lugar está o Itaú, que subiu uma posição no ranking e hoje possui valor de $6,1 bilhões de dólares, aumento de 42% comparado a 2017.
Confira tabela:
Ranking | Marca | Valor 2018 | Valor 2017 | Crescimento |
1 | Skol | 8.263 | 8.146 | 1% |
2 | Bradesco | 7.018 | 4.438 | 58% |
3 | Itaú | 6.198 | 4.359 | 42% |
4 | Brahma | 4.478 | 4.385 | 2% |
5 | Globo | 4.318 | 4.123 | 5% |
6 | Antarctica | 2.977 | 2.854 | 4% |
7 | Bohemia | 1.605 | 1.570 | 2% |
8 | Sadia | 1.469 | 1.884 | -22% |
9 | Ypê | 1.399 | 1.132 | 24% |
10 | Natura | 1.350 | 1.256 | 7% |
Os segredos das marcas mais valiosas
Durante o processo de coleta dos dados para o estudo, os especialistas da Kantar observaram que existem cinco princípios vitais que auxiliam no crescimento e sucesso de uma marca no Brasil, e que contribuem para aumentar seu valor: propósito bem definido, inovação, boa comunicação, experiência de marca e amabilidade (atributos emocionais):
- Possuem um propósito de marca muito claro, implementado em todos os pontos de contatos da marca – Natura e Sadia são dois bons exemplos deste propósito
- Possuem a Cultura de Inovação a qual os consumidores avaliam como atitudes de marcas que sempre estão buscando surpreender seus clientes com algo de novo – É o caso da Globo, Natura, Itaú e Skol
- A Comunicação agrega muito valor às marcas. Aqui o Itaú se destaca de quase todos
- A Experiência com a marca nos seus pontos de contato também é um diferencial importante ao qual Globo tem um bom destaque.
- Ser uma Love brand é um dos pontos mais importantes de uma marca valiosa, aí se destaca Skol e Natura.
Na opinião de Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Consulting para América Latina, “este estudo mostra que por detrás de marcas valiosas, sempre estão os 5 pilares – Propósito, Inovação, Comunicação, Experiência de marca e Love Brand – e o estudo valida um pouco a percepção que sempre tínhamos sobre o processo de construção de marcas valiosas. Um exemplo seria a Skol, marca brasileira mais valiosa que se conecta de forma consistente com os jovens e apresenta atributos que combinam alto valor de marca com fatores emocionais (love index)”.
As marcas que mais cresceram no Brasil
A Havaianas foi destaque este ano. A marca registrou o maior crescimento do Brasil, com +156%, e subiu 23 posições no ranking (número 31, $474 milhões de dólares). Em segundo lugar está Magazine Luiza, que ascendeu 14 posições, com +133% (número 27, $609 milhões de dólares). Em seguida, Banco do Brasil, que subiu 15 posições, com +127% (número 38, $425 milhões de dólares) e Arezzo, com 14 posições a mais, +101% (número 45, $327 milhões de dólares).
Eduardo Tomiya revela que há uma explicação para o desenvolvimento dessas marcas. “A Havaianas é orientada para o consumidor final e consegue estabelecer uma conexão utilizando-se de elementos que reforçam a “brasilidade” para se diferenciar. Já o Magazine Luiza vem junto com o movimento forte do varejo omnichannel, apostam no e-commerce, com a vantagem de possuir loja física. A união do e-commerce com o varejo físico demonstrou resultados concretos”, complementa.
Os setores que mais cresceram no Brasil
Banco foi o segmento que obteve maior crescimento em relação a 2017 (+44%) e representa, hoje, quase 26% do total das marcas mais valiosas do Brasil, com um valor de $16.683 bilhões de dólares, com destaque para Bradesco e Itaú.
Em segundo lugar está o setor de Serviços, que cresceu 41% e atualmente conta com um valor total de $13.582 bilhões de dólares. Nessa categoria, estão presentes empresas como Embratel, NET e Totvs. Representa 21% do total das marcas mais valiosas do país.
Na mesma colocação do ano passado, terceiro lugar, está o setor de Varejo, com crescimento de 35% e um valor de $7.348 bilhões de dólares, justificado justamente pelas marcas citadas acima como Havaianas, Magazine Luiza e Arezzo.