domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoKantar divulga as marcas mais valiosas do Brasil

Kantar divulga as marcas mais valiosas do Brasil

Realizado há 12 anos pela WPP e Kantar, a soma do valor total das 60 marcas mais valiosas do ranking anual BrandZ Brasil, registrou aumento substancial: juntas valem $65.067 bilhões de dólares, valor que representa incremento de 22,5% (em dólar) comparado a 2017.

Pelo sexto ano consecutivo, a Skol segue na liderança como a marca mais valiosa do Brasil e totaliza $8,2 bilhões de dólares. Em seguida vem o banco Bradesco que se manteve na segunda posição em relação ao ano anterior, mas aumentou o seu valor em 58%, com $7 bilhões de dólares. Em terceiro lugar está o Itaú, que subiu uma posição no ranking e hoje possui valor de $6,1 bilhões de dólares, aumento de 42% comparado a 2017.

Confira tabela:

Ranking Marca Valor 2018 Valor 2017 Crescimento
1 Skol 8.263 8.146 1%
2 Bradesco 7.018 4.438 58%
3 Itaú 6.198 4.359 42%
4 Brahma 4.478 4.385 2%
5 Globo 4.318 4.123 5%
6 Antarctica 2.977 2.854 4%
7 Bohemia 1.605 1.570 2%
8 Sadia 1.469 1.884 -22%
9 Ypê 1.399 1.132 24%
10 Natura 1.350 1.256 7%

 

Os segredos das marcas mais valiosas

Durante o processo de coleta dos dados para o estudo, os especialistas da Kantar observaram que existem cinco princípios vitais que auxiliam no crescimento e sucesso de uma marca no Brasil, e que contribuem para aumentar seu valor: propósito bem definido, inovação, boa comunicação, experiência de marca e amabilidade (atributos emocionais):

  1. Possuem um propósito de marca muito claro, implementado em todos os pontos de contatos da marca – Natura e Sadia são dois bons exemplos deste propósito
  2. Possuem a Cultura de Inovação a qual os consumidores avaliam como atitudes de marcas que sempre estão buscando surpreender seus clientes com algo de novo – É o caso da Globo, Natura, Itaú e Skol
  3. A Comunicação agrega muito valor às marcas. Aqui o Itaú se destaca de quase todos
  4. A Experiência com a marca nos seus pontos de contato também é um diferencial importante ao qual Globo tem um bom destaque.
  5. Ser uma Love brand é um dos pontos mais importantes de uma marca valiosa, aí se destaca Skol e Natura.

Na opinião de Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Consulting para América Latina, “este estudo mostra que por detrás de marcas valiosas, sempre estão os 5 pilares – Propósito, Inovação, Comunicação, Experiência de marca e Love Brand –  e o estudo valida um pouco a percepção que sempre tínhamos sobre o processo de construção de marcas valiosas. Um exemplo seria a Skol, marca brasileira mais valiosa que se conecta de forma consistente com os jovens e apresenta atributos que combinam alto valor de marca com fatores emocionais (love index)”.

As marcas que mais cresceram no Brasil

A Havaianas foi destaque este ano. A marca registrou o maior crescimento do Brasil, com +156%, e subiu 23 posições no ranking (número 31, $474 milhões de dólares). Em segundo lugar está Magazine Luiza, que ascendeu 14 posições, com +133% (número 27, $609 milhões de dólares). Em seguida, Banco do Brasil, que subiu 15 posições, com +127% (número 38, $425 milhões de dólares) e Arezzo, com 14 posições a mais, +101% (número 45, $327 milhões de dólares).

Eduardo Tomiya revela que há uma explicação para o desenvolvimento dessas marcas. “A Havaianas é orientada para o consumidor final e consegue estabelecer uma conexão utilizando-se de elementos que reforçam a “brasilidade” para se diferenciar. Já o Magazine Luiza vem junto com o movimento forte do varejo omnichannel, apostam no e-commerce, com a vantagem de possuir loja física. A união do e-commerce com o varejo físico demonstrou resultados concretos”, complementa.

Os setores que mais cresceram no Brasil

Banco foi o segmento que obteve maior crescimento em relação a 2017 (+44%) e representa, hoje, quase 26% do total das marcas mais valiosas do Brasil, com um valor de $16.683 bilhões de dólares, com destaque para Bradesco e Itaú.

Em segundo lugar está o setor de Serviços, que cresceu 41% e atualmente conta com um valor total de $13.582 bilhões de dólares. Nessa categoria, estão presentes empresas como Embratel, NET e Totvs. Representa 21% do total das marcas mais valiosas do país.

Na mesma colocação do ano passado, terceiro lugar, está o setor de Varejo, com crescimento de 35% e um valor de $7.348 bilhões de dólares, justificado justamente pelas marcas citadas acima como Havaianas, Magazine Luiza e Arezzo.

 

 

Artigos relacionados

Novidades