A criatividade como fator essencial na relevância das marcas e nas campanhas presentes no Cannes Lions deste ano será um dos pontos levantados por José Porto, diretor geral de Planejamento da F/Nazca Saatchi & Saatchi durante a 27ª edição do Festival Universitário de Propaganda – Fest’UP, realizado pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP). A palestra acontecerá a partir das 16h30 do sábado, 19, na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo.
Com o tema “Cannes não é um festival de Propaganda”, Porto mostrará como este evento internacional engloba mais do que um desfile de cases e funciona como um grande farol ao apontar campanhas inovadoras que fortalecem o reconhecimento do público pelas marcas. Também fará parte da palestra o filme “100”, criado pela F/Nazca para o centenário da câmera Leica, que foi o primeiro comercial brasileiro a ganhar o Grand Prix de Film no Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade.
Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), José Porto também é pós-graduado em Comunicação pela ECA-USP e em Cinema Documentário pela FGV/SP. Ele já́ trabalhou com empresas como Disney do Brasil, Honda Automóveis, São Paulo Fashion Week, Carrefour, Nike, Sadia, AMBEV e Claro. Começou na F/Nazca S&S em 2005 como gerente de planejamento, em 2009 foi promovido a diretor e em 2011 a diretor geral da área. Em 2012, a agência conquistou o Effie Awards Brasil com o case “Dia do Miojo” para Nissin, e ganhou um Jay Chiat com o case “Redondinho” para Skol. Em 2014 levou dois Effie Awards com campanhas para Honda (Honda Fit) e Skol (Skol Profissa).
“Apresentações de profissionais como a do José Porto reafirmam a qualidade do Fest’UP e a atenção que temos em trazer colaboradores que oferecem uma visão ampla do mercado publicitário, que transcende a rotina das agências e produtoras”, diz André Porto Alegre, diretor do Setor Estudantil da APP.
Neste ano, o Fest’UP conta com mais de 60 palestrantes e a expectativa é receber mais de 1200 estudantes durante os dois dias de palestras, Concurso de Material Gráfico e Festival de Jingles. O evento ocorre no sábado, 19, das 9h às 17h30, e no domingo, dia 20, das 10 às 18h.
Estudantes e faculdades podem se inscrever pelo site da APP. O valor dos dois dias para sócios da associação é de R$ 120,00 e para não associados R$ 150,00. Mais informações pelo telefone (11) 3813-0188 com Jeni Trindade. No portal da APP, os interessados ainda encontram mais detalhes sobre cada convidado e uma lista de hostels e hotéis nas proximidades da FAAP, já que o Festival também atrai universitários de várias cidades do interior paulista.