No último domingo, dia 19 de julho, foi comemorado o Dia Nacional do Futebol, um dos esportes mais populares do mundo e o favorito da maioria dos brasileiros. Para entender o comportamento dos apaixonados pelo esporte, a Ipsos Connect – unidade de negócios que coordena os serviços voltados para a área de Comunicação de Marca, Propaganda e Mídia da Ipsos – realizou um estudo com mais de 29 mil pessoas. O resultado aponta que Florianópolis é a capital onde existe o maior interesse pela modalidade ficando com 59%, logo atrás aparece Santos e região (57%), seguido por Salvador (54%) e Belo Horizonte (54%).
O levantamento aponta ainda que as classes AB e C são mais adeptas ao futebol com 45% cada. O interesse está presente em todas as faixas etárias, 21% entre o público de 10/19 anos, 56% entre 20/49 anos e 23% com o público acima de 50 anos.
“O brasileiro tem uma ligação muito forte com o futebol. É uma paixão cultural que passa de pai para filho. Qualquer cidade que você visite, por menor que ela seja, sempre terá um campinho de futebol para a diversão das pessoas”, afirma Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Connect
Os casados são os que mais acompanham os campeonatos (48%), seguido dos solteiros (43%), separados (5%) e viúvos (3%). O futebol de campo é o mais acompanhado pela população brasileira (80%), o de salão aparece em seguida com 24% e o de futebol de praia com 17%.
A pesquisa da Ipsos Connect foi realizada nos 19 mercados que a Ipsos tem atuação.