O Instituto Ayrton Senna, que há 25 anos vêm trazendo evidências para ampliar as fronteiras da educação e colocando no debate público a importância da educação integral e do desenvolvimento das competências socioemocionais, propõe um encontro para discutir criatividade e pensamento crítico em sala de aula. O Seminário Internacional Criatividade e Pensamento Crítico na Escola será uma oportunidade para ampliar informações sobre o tema e desfazer mitos, mostrando que essas duas habilidades não são talentos natos ou restrito a alguns. Pelo contrário, elas podem ser desenvolvidas por todos para se tornarem ferramentas poderosas na conquista de resultados ao longo da vida.
O evento ocorrerá no dia 5 de março, na Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A abertura do encontro contará com Jânio Macedo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rebeca Otero, coordenadora de Educação da UNESCO, e de Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, que falará sobre a importância da criatividade e do pensamento crítico na sociedade do conhecimento.
Andreas Schleicher, diretor de Educação da OCDE e responsável pelo PISA, será o keynote speaker do seminário e apresentará um estudo inédito no país sobre o tema, além de abordar o impacto dessas habilidades na próxima edição do PISA que, em 2021, também avaliará o pensamento criativo dos estudantes.
Pesquisadores da Índia, EUA, França e Bélgica participarão de mesas com especialistas brasileiros, trazendo evidências científicas para inspirar a construção de políticas públicas e práticas pedagógicas mais inovadoras. Pesquisadores do Conselho Científico do Instituto Ayrton Senna estão entre os convidados, como Filip de Fruyt, professor da Universidade de Ghent (Bélgica) na área de Desenvolvimento, Personalidade e Psicologia Social; Oliver John, professor de Psicologia da Universidade de Berkeley, Califórnia (EUA) e Ricardo Primi, psicólogo e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP e Universidade de Yale, EUA) e professor associado do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade São Francisco. Além deles, Todd Lubart, professor de Psicologia da Universidade Paris-Descartes (França) e Usha Bhaskar, que lidera a área de Tecnologia e Inovação da Learning Links (organização da Índia que implementou o projeto da OCDE sobre pensamento crítico e criatividade no país), estarão presentes no debate.
Confira a programação completa aqui.