Com o objetivo de melhorar a experiência dos consumidores com a publicidade online, as diversas empresas envolvidas com o processo – agências, veículos, anunciantes e fornecedores de tecnologia – uniram forças e criaram, nos Estados Unidos, a Coalition for Better Ads (CBA).
A organização internacional e multidisciplinar realizou uma pesquisa com 25.000 consumidores dos mercados norte-americanos e europeus, que classificaram em invasivos e não invasivos 104 experiências de publicidade online. O resultado foi divulgado em março e apresentou os melhores formatos de anúncios para desktop e mobile que refletem as preferências do consumidor nestes mercados.
No documento publicado pela CBA, os formatos de publicidade online são classificados a partir de sua aceitação pelos consumidores. Baseado nessa avaliação e a fim de estabelecer uma relação mais construtiva com seus públicos, os mercados norte-americano e europeu começam a se adaptar às orientações da CBA, e já a partir de janeiro de 2018 irão privilegiar os formatos de anúncios online mais bem aceitos.
Como representante da CBA, o IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau, entidade que atua para estimular a evolução da publicidade digital no País, está liderando o movimento, por meio do Comitê Veículos, no mercado brasileiro. Na opinião de Paulo Arruda, presidente do Comitê, esta é uma oportunidade importante: “Como as orientações da CBA não nos afetam de imediato, temos tempo para discutir a questão em profundidade, e avaliar a necessidade de repetir a pesquisa localmente. A partir daí, estaremos prontos para sugerir mudanças construtivas na forma como o mercado deve lidar com a publicidade digital”.
A primeira iniciativa é a realização do webinar gratuito “Por dentro do CBA (Coalition for Better Ads) ”, que acontece no dia 27 de julho, às 15h. A agenda inclui explicar o que é a CBA e sua relevância para o desenvolvimento de uma publicidade online que proporcione uma melhor experiência para os consumidores nas diversas plataformas. Interessados em participar do webinar devem se inscrever no link.
Também foi montado um grupo de trabalho, com representantes de agências, veículos, anunciantes e fornecedores de plataformas, para aprofundar as discussões sob a perspectiva local, o que inclui avaliar a necessidade de replicar o estudo no Brasil. Seus membros devem apresentar sugestões que irão orientar o mercado nacional quanto à adoção de formatos mais eficientes para as marcas e mais bem aceitos pelos consumidores.