Dados sobre o comportamento da audiência no meio digital são a matéria-prima básica para a segmentação de campanhas online. Pensando nisso, o IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau, entidade que reúne mais de 250 associados entre anunciantes, veículos, agências e empresas de tecnologia, lança o guia “Como funciona o onboarding de dados off-line”, destinado a explicar o modo de carregamento dessas informações em plataformas tecnológicas e seus benefícios para anunciantes e agências que trabalham com publicidade digital.
De modo simples e didático, o guia destaca que a combinação de diferentes fontes de dados, provenientes de plataformas e aplicações distintas, podem originar utilizações inovadoras. São exemplos o “Look-alike modeling”, em que o onboarding de dados de CRM é usado na criação de algoritmos para análise de comportamento dos clientes atuais para identificar potenciais novos consumidores; o “CRM retargeting”, em que são criadas táticas de entrega de mensagens específicas para impactar consumidores que já são clientes; e a “Negativação de base”, processo que potencializa a aquisição de novos clientes ao excluir, da campanha, quem já é cliente.
O guia também detalha para o leitor as etapas do onboarding (preparação da base de dados, matching, organização de audiências nas DMPs e distribuição) e discorre sobre a combinação de dados 1st Party – dados próprios – a dados 3rd Party – provenientes de fontes externas. Além disso, o documento apresenta cases de sucesso e comentários sobre questões relativas à privacidade dos consumidores.
Elaborado pelo Comitê de AdTech do IAB Brasil, o guia está disponível para ser baixado gratuitamente no link http://iabbrasil.net/conteudos/guias/boas-praticas.