terça-feira, novembro 5, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoIAB Brasil lança certificação que reconhece profissionais que atuam em publicidade digital...

IAB Brasil lança certificação que reconhece profissionais que atuam em publicidade digital no Brasil

O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), entidade de classe sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver a publicidade digital no Brasil, lança Certificação nacional que reconhece profissionais que atuam nesse setor.

A Certificação Digital Fundamentals é um exame de proficiência que avalia as competências fundamentais em publicidade digital e tem como objetivo qualificar o desempenho dos interessados, permitindo que profissionais de quaisquer áreas tenham igual condição e oportunidade de avaliação quanto aos conhecimentos exigidos.

Para o lançamento da Certificação e pelo momento do mercado, o IAB Brasil irá oferecer uma condição especial para a primeira edição da prova. Os 250 primeiros que se inscreverem, ganharão uma segunda inscrição. “Não podemos ignorar o contexto que estamos vivendo. Neste momento é prioridade para o IAB Brasil contribuir para a capacitação e apoiar as pessoas que atuam neste mercado. Desta forma, criamos esta campanha para incentivar a doação de 250 certificações”, afirma, Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

“Queremos formar especialistas para transformar o mercado. A Certificação Digital Fundamentals trará a certeza de que os profissionais que atuam na área possuem conhecimento da base da publicidade digital sob uma ótica agnóstica”, completa Cris Camargo.

“A certificação é uma das ações do Talent Pool, um dos pilares estratégicos globais do IAB, que defende a ampliação da base de pessoas capacitadas e aprimoramento daqueles que já atuam na área. Essa é a certificação base dos principais IABs no mundo, que agora chega ao Brasil”, diz Marco Bebiano, presidente do IAB Brasil.

As inscrições se iniciam no dia 1 de junho e a primeira aplicação da prova terá duas opções de data, sendo dia 7 ou 8 de agosto. A certificação chega para atender à demanda de um mercado que se desenvolveu muito rapidamente, mas que ainda busca ter um meio para comprovar que os profissionais da área realmente entendam e saibam colocar os conceitos em prática. A prova é uma maneira de mensurar o conhecimento dos profissionais.

O próprio IAB Brasil já possui diversos cursos para capacitação na área de marketing digital – por meio do programa “Formar para Transformar” e dos cursos in company –, porém, identificaram essa necessidade do mercado e trouxeram a certificação.

Sobre a prova 

Para o desenvolvimento da prova, o IAB Brasil escolheu como parceira a empresa Primeira Escolha. Com 10 anos de experiência em avaliações e processos dentro das práticas internacionais, a Primeira Escolha realiza provas para Insper, FUVEST e outras instituições.

O fundador da empresa e responsável técnico pelo exame, Tadeu da Ponte, explica que o sistema é baseado em um equilíbrio entre acessibilidade – as pessoas precisam ter pleno acesso à prova e serem corretamente orientadas para que isso aconteça; e o controle da honestidade intelectual, que é a certeza de que foi realmente a pessoa quem respondeu às provas, garantindo a validade, ou seja, que o resultado do teste é exatamente correspondente ao conhecimento do postulante.

Partindo desse equilíbrio, o teste conta com três pontos principais de segurança: o primeiro é o controle sincrônico da sessão, ou seja, durante o período em que a pessoa está conectada fazendo a prova, é possível ter um controle do que está sendo feito, “se ela pausa a prova para ir ao banheiro, por exemplo, o sistema troca a questão e ela não pode voltar no que já havia sido feito, garantindo que ela não tenha ido consultar a resposta nesse período”, comenta Tadeu. Todas as questões possuem de 2 a 5 minutos para serem respondidas, a ordem das questões é diferente para diferentes postulantes, e as questões são trocadas de tempos em tempos, entre outros processos para garantir a proteção.

O segundo ponto é o browser de segurança que é específico para testes: o usuário tem que baixar esse browser que, durante a realização da prova, não permite o acesso a nenhuma outra função do computador, um bloqueio para que a pessoa se dedique totalmente ao teste. E, por fim, o terceiro ponto de segurança é o monitoramento digital, como explica Tadeu: “o Primeira Escolha registra todas as imagens e áudio durante o tempo de prova por inteligência artificial e depois esses registros passam por técnicos que fazem auditoria desses materiais. Para isso, nós temos um controle bastante rigoroso, garantindo a privacidade e respeito ao usuário e a proteção dos dados que são usados exclusivamente para a checagem da prova”, finaliza ele.

A prova tem formato online, com até três horas de duração e 80 questões de múltipla escolha, sendo quatro alternativas cada. Para o candidato ser aprovado, ele precisa acertar 70% da avaliação. A certificação terá validade de dois anos.

“A ideia vai além de “aplicar uma prova”. Não nos interessa somente apresentar um selo. Com esta certificação queremos entender necessidades e oportunidades de ensino, queremos ajudar os RHs a contratar, além de observar o tamanho da base de profissionais atuantes na área e principalmente desenvolver as competências para a melhoria e sustentabilidade do nosso mercado”, finaliza Luciana Corrêa, responsável pela área de educação do IAB Brasil.

Para mais informações entre em contato: educacao@iabbrasil.org.br ou acesse https://iabbrasil.com.br/certificacao/

Artigos relacionados

Novidades