São Paulo, dezembro de 2022 – A presença das marcas no digital tem se mostrado cada vez mais relevante em um cenário de uso crescente dos canais digitais pelo consumidor e, consequentemente, dos investimentos neste segmento do mercado publicitário. O ano de 2022 foi diferenciado para publicidade digital. Foi possível perceber a mudança no protagonismo de dispositivos e formatos, o surgimento de novas tecnologias e ambientes e, com isso, novos desafios e oportunidades se apresentaram. Apenas no primeiro semestre deste ano, a publicidade digital foi responsável, por exemplo, por movimentar R$ 14,7 bilhões, sendo que diversos setores apostaram no meio como principal foco de investimento.
Neste contexto, o IAB Brasil, associação que tem o objetivo de desenvolver o mercado de publicidade digital e capacitar os seus profissionais, trabalhou durante todo o ano para levar ao mercado entendimento do cenário, padrões e boas práticas em publicidade.
Em 2022, o IAB Brasil publicou um grande volume de materiais para apoiar na operação de publicidade digital de maneira segura e eficiente. Grande parte destas publicações são fruto do esforço dos comitês da entidade, que trabalham a partir de assuntos relevantes para o mercado e pautados pelo próprio mercado.
Guias:
- Guia de Boas Práticas para Relações Seguras em Publicidade Digital,
- Guia de Podcast Advertising 2.0
- Guia de Boas Práticas para Criativos em TV Conectada
- Guia para uma Gestão de Eficiente de Dados
- Whitepaper Retail media, e-commerce e marketplace: a terceira onda de publicidade digital
- Guia Para Uma Contratação Diversa,
Pesquisas:
- State of Data 2022
- Pesquisa Como Seria a Internet Sem Anúncios
- Digital AdSpend 2021
- Digital AdSpend 2022 – 1o semestre
Padrões:
- Diretrizes Técnicas para Medição de Podcast
- Seller Defined Audiences,
- Ads.txt,
- Ads cert
- OpenRTB 2.6
- Taxonomia de Conteúdo 3.0
Relatórios, vídeos e podcasts:
- Brand Disruption 2022
- Boas Práticas sobre Brand Safety
- O Comportamento do Consumidor Multi-telas
- Como Fazer uma Gestão Eficiente dos Dados
- O Futuro do Áudio
Cursos e trilhas:
- Áudio 360
- Planejamento de Mídia Programática
- Visualização de Dados
- Publicidade em Games
- O Futuro da Publicidade Pós Cookies de Terceiros
Perspectivas para 2023
Para o próximo ano, o IAB Brasil elencou algumas tendências que já estão impactando o ecossistema digital. Entre elas, destacam-se a evolução do e-commerce; a expansão do mercado no metaverso; a experiência do consumidor ligada à publicidade como chave para um modelo de negócio mais sustentável para as plataformas de streaming; o ‘togetherness’, ou seja, a volta dos eventos sociais presenciais; e o poder das causas para engajar marcas e consumidores.
Para a associação, 2022 termina com a sensação de dever cumprido, com o IAB Brasil endereçando os principais assuntos e conteúdos que movimentaram a economia digital. Em 2023, estes e outros temas serão abordados pela associação para que o mercado e seus profissionais estejam cada vez mais preparados para atuar de forma segura, prática e eficiente.
Sobre o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau – Brasil)
Somos uma associação sem fins lucrativos e temos como objetivo desenvolver a publicidade digital no país. Fazemos parte de uma rede global presente em 45 países que incentiva a criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias on-line. Entre os nossos mais de 235 associados, estão as principais empresas do mercado digital: veículos de mídia, agências, anunciantes, empresas de tecnologia, institutos de pesquisas e consultorias. Para mais informações, clique aqui.