Quando se fala em PR (Public Relations) no Brasil, logo nos vem à cabeça Assessoria de Imprensa. Mas se, há 15 anos, ter um bom relacionamento com jornalistas significava garantir uma reputação positiva, o desafio hoje requer novas fórmulas e estruturas bem mais modernas. E é justamente com essa missão de entregar um PR de verdade, com o olhar voltado para pessoas e não apenas para os meios, que a PROS – PR Outstanding Solutions se lançou ao mercado, na última semana.
A PROS é uma evolução do Grupo MTCom que já nasce com cases importantes e uma respeitável carteira com mais de 40 marcas, como Alpargatas, Bayer, BRF, Gruppo Campari, Kimberly Clark, Leroy Merlin, MasterCard, Mondelez, Riachuelo, Santander, Sodexo, Votorantim, entre outras. O novo modelo da agência é a aposta de Daniela Graicar, CEO da PROS e fundadora da primeira agência do Grupo MTCom, no ano 2000.
“Nós entregamos um PR mais amplo, criativo e estratégico. Trabalhamos com times de especialistas dedicados a estabelecer uma conexão entre pessoas, marcas e produtos de maneira significativa e duradoura. Somos uma agência que acredita num PR de verdade, determinado a comunicar com propósito, humanizar e fortalecer as relações”, explica Daniela.
Poucos setores se transformaram tanto como o de comunicação e dilemas importantes desafiaram as agências de PR no Brasil e no mundo a se reinventar. Como tornar uma marca relevante em meio a uma geração de dados que supera 677 GB a cada 30 segundos? Como estabelecer confiança quando consumidores se mostram cada vez mais críticos em relação a tudo que recebem? Como conquistar engajamento com um controle de informação cada vez mais complexo e descentralizado?
“Digitando ‘the future of PR’ no Google, encontramos mais de 200 milhões de artigos. Muito se fala, mas pouco se faz para inovar de verdade. Há dois anos, nos dedicamos diariamente a entender o que o PR tem de mais poderoso e aprender muito com a publicidade e com as agências digitais. Paradigmas antigos precisavam ser quebrados: por que as empresas de PR são tão low profile e sisudas, enquanto as agências de publicidade esbanjam glamour? Por que as grandes ideias precisam vir das agências ATL e as de BTL se responsabilizam pelo sucesso das ações, gerando engajamento e ampliando o impacto para justificar altos investimentos?”.
Com a fronteira entre os serviços de comunicação cada vez mais tênue, os marqueteiros já perceberam que as grandes ideias podem vir de qualquer bom parceiro e, hoje, perdem-se na hora de escolher as agências para um briefing. No entanto, por dominar as mensagens-chave das marcas e o que gera ou não resultados efetivos, as agências de PR têm a faca e o queijo na mão para serem criadoras, executoras e amplificadoras de suas ideias.
Para a PROS, a comunicação tende a ser cada vez mais fluida, sem barreiras. “Hoje, cada um de nós, e não apenas a imprensa, tem a chance de se manifestar e influenciar milhares de pessoas. Não há mais divisão entre on e off. Não faz mais sentido trabalhar as disciplinas e as oportunidades de comunicação isoladamente. É preciso estabelecer diálogos verdadeiros e consistentes, com foco em pessoas. E pessoas somos todos nós, em nossos diversos papéis de funcionários, consumidores, admiradores e críticos”, acredita Daniela.
Entre as soluções oferecidas pela PROS, estão consultoria de comunicação, relacionamento com influenciadores/imprensa, relacionamento institucional e governamental, gestão de crises, conteúdo multiplataforma, social media, endomarketing, eventos e ativações. Essas soluções permeiam quatro áreas da agência: Conteúdo, Relacionamento e Experiência, que são oxigenadas por um Núcleo de Inovação, responsável por projetos especiais.