O El Ojo de Iberoamérica, festival criativo da América Latina, em 2019 completa 22 anos inspirando, incentivando e reconhecendo as melhores ideias, profissionais e empresas dos países que compõem a região Ibero-americana.
Neste ano, o Festival será realizado nos dias 6, 7 e 8 de novembro no Auditório Principal da La Rural, no Prédio Ferial de Buenos Aires, localizado no bairro de Palermo, um dos centros criativos mais importantes da Argentina.
Em coletiva de imprensa realizada na sede do Google Brasil, em São Paulo, o El Ojo apresenta os profissionais brasileiros que serão Presidentes de Júri, Jurados e Conferencistas da edição deste ano. Eles se unem a um grupo de representantes internacionais responsáveis por elegerem as melhores ideias inscritas no festival. São três Presidentes de Júri brasileiros (mais um argentino que atua no Brasil há cinco anos), 46 Jurados e seis Conferencistas de nosso país na elite do El Ojo de Iberoamérica 2019. Confira todas as informações a respeito dos nomes nas páginas seguintes. Como em todos os anos, El Ojo atualiza as suas categorias de acordo ao ritmo da indústria. Para este ano, o El Ojo pretende reconhecer o trabalho das mulheres criativas com o “El Ojo + Mulheres”.
Conforme anunciado durante a edição do ano passado, em 2019 é lançada uma nova premiação: o “El Ojo +Mulheres”, que vai laurear as melhores peças, entre as ganhadoras/finalistas nas demais categorias do festival, que tenha na ficha técnica uma ou mais mulheres em lugares relevantes a nível criativo. O objetivo é incentivar a representatividade feminina nas lideranças criativas e na realização audiovisual.
O El Ojo Via Pública ganha a categoria Instalações Interativas, para premiar ações que usam os espaços públicos para que os consumidores participem de ações publicitárias; O El Ojo Digital & Social incorpora a categoria Design UX, para destacar trabalhos que tiveram uma percepção positiva do serviço ou do produto de uma marca.
No El Ojo Media foram criadas cinco categorias novas dentro do grupo Produtos e Serviços; O El Ojo PR agrega a categoria Ações em tempo real, para premiar ações pensadas para que os consumidores respondam e/ou participem em tempo real de eventos de PR; O El Ojo Sustentável pelo Bem Comum (ST) foi reestruturado e recebeu a categoria Saúde.
El Ojo Sports incorporou a categoria Social, Diversidade e Inclusão, para reconhecer ações criadas por uma marca ou uma organização com a meta de conscientizar e impulsionar uma mudança sobre os diferentes problemas dentro do esporte ou de uma comunidade relacionada com o esporte;
Neste ano, o prêmio El Tercer Ojo, que reconhece grandes ideias que quebram paradigmas e abrem novas formas de comunicar e pensar a indústria, agregou as seguintes categorias: Produtos; Serviços; Entretenimento e Turismo; Institucional, imagem corporativa e patrocínios; RSE; e Bem Público e Mensagens Governamentais; O El Ojo Eficácia terá duas novas categorias: Estratégias Interativas e Estratégia, Posicionamento e Criatividade;
O prêmio Melhor Ideia Latina para o Mundo também apresenta novas categorias dentro do grupo Ideias de Latinos para o Mundo: Produtos; Serviços; Entretenimento e Turismo; Meios; Entretenimentos; Recreação; Transporte e Turismo; Institucional; Imagem Corporativa; e Patrocínios; RSE; Bem Público; e Mensagens Governamentais.