terça-feira, outubro 8, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoFestival do Clube de Criação 2024 acontecerá dias 12 e 13 de...

Festival do Clube de Criação 2024 acontecerá dias 12 e 13 de outubro

O Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo, sediará, nos dias 12 e 13 de outubro, a 12ª edição do Festival do Clube de Criação. Com uma programação pra lá de imperdível, o evento terá mesas de debates, palestras, ativações de marcas, além de shows e revisão de portfólios.

No ano passado, o Festival reuniu no Memorial mais de 210 convidados, entre debatedores e palestrantes. Cerca de 6 mil pessoas circularam pelo local nos dois dias de evento.

Com curadoria da jornalista Laís Prado, o Festival do Clube mais uma vez receberá em seus painéis profissionais renomados do mercado publicitário e grandes nomes ligados às mais diferentes áreas da economia criativa, como inovação, moda, design, inteligência artificial, música, cinema, televisão, roteiros, craft etc., além de promover conversas sobre emergência climática, estereótipos dos corpos femininos, como proteger as crianças das telas, etarismo e a transformação de Salvador em capital cultural do Brasil.

“O Festival do Clube chega à sua 12ª edição com muita força. Já estamos na maior ansiedade por esse encontro, que contagia o mercado com as melhores vibrações possíveis. É sempre incrível, genuíno, cheio de pessoas potentes e radiantes. Ali completamos nosso tanque com combustível suficiente para segurar a barra do dia a dia até o próximo”, comenta Laís Prado, curadora do evento e editora do site do Clube de Criação

Entre os nomes confirmados estão o estilista Sioduhi, o ator Jonathan Azevedo, o físico Marcelo Gleiser, a apresentadora Eliana, o roteirista Lucas Paraizo, o ator Samuel de Assis, a atriz Danielle Winits, o músico Lucas Lima, a cantora e atriz CLEO, a influenciadora Gabi de Pretas, o diretor José Padilha, o futurista Neil Redding, a atriz e humorista Grace Gianoukas, o roteirista Caito Mainier, o ativista Júnior Yanomami, a executiva da Heineken Cecília Preto Alexandre, o diretor de animação Daniel Bruson, a rapper Duquesa, o especialista em inovação Fábio Gandour, a multiartista Ayô Tupinambá, a humorista Rafaela Azevedo (King Kong Fran), a jornalista Chris Flores, a influenciadora Beta Boechat, o ilustrador Daniel Kondo, a atriz Claudia di Moura e muito mais.

Grandes nomes da publicidade também estarão por lá: Marcello Serpa, Anselmo Ramos da GUT, Luciana Cani da AKQA, Danilo Boer da FCB, e Jouke Vuurmans da Monks, dentre tantos outros.

Todos esses grandes nomes darão corpo à grade de programação da edição deste ano, que envolve cerca de 200 convidados e 50 atrações, entre painéis e palestras.

O roteirista Lucas Paraizo (“Os Outros” / “Sob Pressão” / “O Rebu” / “Justiça 1”, da Globo, entre outros trabalhos) falará sobre sua trajetória e processo criativo durante entrevista conduzida por Alan de Sá (escritor / creative copywriter da Ogilvy), Andrea Siqueira (executive creative director da BBDO Chicago) e Romero Cavalcanti (diretor de criação da EnergyBBDO).

O músico e influenciador Lucas Lima participará de uma mesa que abordará de forma abrangente o atual momento da creator economy. Ao lado dele estarão Egnalda Côrtes (fundadora e CEO da Côrtes), Issaaf Karhawi (pesquisadora em comunicação digital / doutora em Ciências da Comunicação pela USP / autora do livro “De Blogueira a Influenciadora”), Leonardo Goldberg (psicanalista / doutor em psicologia pela USP / autor do livro “O Sujeito na Era Digital: Ensaio sobre Psicanálise, Pandemia e História”) e Rafael Ventura (CEO da Nine Comunicação). A mediação será de Carolina Fernandes (CEO da Cubo Comunicação / host do podcast “A Tecla SAP do Marketês”).

O ator e cantor Jonathan Azevedo e a multiartista Ayô Tupinambá participarão de um papo conduzido por Heitor Caetano (diretor de criação da DPZ). Eles vão falar não só de suas trajetórias pessoais, mas também sobre seus processos criativos.

O físico e astrônomo Marcelo Gleiser, que também é fundador do The Island of Knowledge e pesquisador e professor da Dartmouth College (EUA), fará uma palestra intitulada “Ciência, valorização do planeta Terra e o entendimento de que a vida é algo extremamente raro”.

“Orchestrating reality: AI, spatial computing and the near future of creativity” é o tema da palestra de Neil Redding (near futurist / CEO da Redding Futures).

Dom Filó (criador da Cultne / produtor cultural / jornalista / documentarista), Felipe Sá (líder do grupo étnico-racial da Globo), Luiz Henrique Costa (diretor de criação da Influência Negra), Mari Santos (creative lead da Jubarte) e Spartakus Santiago (apresentador / diretor de arte / criador de conteúdo) compõem a mesa “A economia criativa a partir da lente de pessoas pretas”, que será mediada por Robson Rodriguez (diretor executivo da Influência Negra).

O artista e ilustrador Daniel Kondo será entrevistado por André Kassu (sócio da CP+B) e Joanna Monteiro (co-CCO da Africa Creative).

“Emergência climática: doses extraordinárias de água, fogo, frio, calor. O que ainda pode ser feito para reequilibrar o planeta?” é o título do debate que reunirá Amanda Costa (diretora da Perifa Sustentável / conselheira do Pacto Global ONU – Rede Brasil), Isabela Massola Mendes (diretora de marca global da Natura), Juliano Salgado (presidente do Instituto Terra) e Júnior Yanomami (líder / presidente da Urihi Associação Yanomami / presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami). A mediação será conduzida por Tomás Correa (fundador e CCO da Felicidade Collective). Esse painel terá participação especial de Marcelo Gleiser.

“Os bastidores de um curta indicado ao Oscar” é o tema da apresentação de Daniel Bruson (diretor de animação / roteirista / artista gráfico).

“Estereótipos dos corpos femininos: por que ainda temos de falar (muito) sobre isso?” é o título do bate-papo que vai juntar Beta Boechat (creator / fundadora do Movimento Corpo Livre), Cynthia Paixão (fundadora do AfroDonas), Danielle Winits (atriz), Marianna Ferraz (gerente de marketing da Dove) e Silvana Nascimento (professora de Antropologia Urbana da USP / coordenadora do Coletivo Cóccix / pesquisadora do Núcleo Diversitas). A mediação será realizada por Chris Flores (jornalista / historiadora).

O painel “O reposicionamento de Salvador como capital cultural (e tech) do Brasil” vai juntar Maurício Mota (sócio da Ashé Ventures), Paulo Rogério Nunes (cofundador da Vale do Dendê), Potyra Lavor (fundadora e CEO da IDW Entretenimento e Conteúdo) e Samuel de Assis (ator). Mylene Alves (Mycra, diretora de planejamento da Gana Salvador) fará a mediação.

“A quantas anda o humor brasileiro?” é o tema do painel que reunirá Grace Gianoukas (atriz / autora / diretora), Nando Viana (comediante), Rafaela Azevedo, a King Kong Fran (diretora / atriz / palhaça) e Rhudson Victor (ator / apresentador / roteirista / comediante / criador de conteúdo), com mediação de Paulo Franco (diretor de criação da 3A Brasil / comediante).

Os roteiristas Caito Mainier (diretor artístico do “Porta dos Fundos” / diretor geral / chefe de roteiro do “Lady Night” / roteirista de “Pablo e Luisão” / redator final do “Choque de Cultura”), Luh Maza (roteirista de “Sessão de Terapia” / diretora de “Da Ponte pra Lá”) e Renata Andrade (autora / roteirista do “Zorra” / “Escolinha do Professor Raimundo” / “Mulheres Fantásticas” / série “Encantado’s”) estarão na mesa “Da tela em branco ao texto na tela: os processos de quem constrói roteiros”, com mediação de Lusa Silvestre (redator / roteirista de “Estômago”, “Estômago 2″, “Medida Provisória”, “O Roubo da Taça” e “O Sequestro do Voo 375″).

“Qual é a inteligência artificial que a gente quer? Que habilidade humana é insubstituível?” reunirá Cleber Paradela (vice-presidente de conteúdo e inovação da DM9), Giselle Santos (gestora de inovação / apresentadora do programa “Assunto na Mesa”), Mauro Ramalho (CCO da Publicis) e Yuri Quisbert (data strategist do Instituto Cappra / coordenador do Fórum do Marco Regulatório de Inteligência Artificial). A medição será feita por Luiz Pacete (jornalista especializado em marketing e tecnologia / LinkedIn Top Voice).

“A produção audiovisual brasileira e a Diversidade, Equidade e Inclusão” é o tema do painel que foi formatado pelo coletivo OcupaTrans, e contará com as participações de Débora Fernanda (head de RH, Diversidade & Inclusão da GUT), Luz Barbosa (diretor / documentarista) e Nídia Aranha (artista / designer). A mediação ficará por conta de Guilhermina de Paula (fundadora do OcupaTrans).

Ainda há muito mais! Para conferir a programação completa do Festival do Clube de Criação, acesse: https://www.clubedecriacao.com.br/festival/programacao/

A partir desta edição, o Festival do Clube passa a compensar sua emissão de carbono e receberá o selo Natureza Positiva, certificado de sustentabilidade concedido pela Pachamama.

Durante o Festival, serão conhecidos os trabalhos que estarão no 49º Anuário, em duas cerimônias de premiação, uma para as categorias Técnicas e outra para as de Criação, além de serem revelados os homenageados do Hall da Fama, Anunciante do Ano e Agência do Ano.

Serviço:

Quando: 12 (sábado) e 13 (domingo) de outubro de 2024.

Local: Memorial da América Latina, São Paulo (SP), Brasil. Avenida Mário de Andrade, 664, Barra Funda.

Acesso fácil ao metrô e rodoviária (Barra Funda).

Estacionamento no local.

Artigos relacionados

Novidades