Festival de Interatividade e Comunicação completa 15 anos e lança edição comemorativa

O Festival de Interatividade e Comunicação – FIC, que completa 15 anos em 2019. Com data confirmada para 28 e 29 de outubro, na Unisinos Porto Alegre, a Abradi-RS e Grupo Austral, realizadores do festival, promovem no dia 21 de maio evento de lançamento da edição comemorativa para convidados e imprensa, no Roof Top do Hotel Laghetto, em Porto Alegre.

Na ocasião, serão apresentadas as novidades do tema deste ano: Nova Ordem Digital, que surgiu da sinergia dos assuntos debatidos nos últimos três anos. O FIC é originalmente temático e tradicionalmente aprofunda tópicos e adianta tendências em um aspecto de mercado. O FIC19 será apresentado no lançamento pela atual presidente da Abradi-RS, Moyses Costa, e Vinicius Garcia, sócio do Grupo Austral.

“Os três últimos temas do FIC foram a essência do que está acontecendo no mundo: a importância do marketing de conteúdo, a economia da experiência e a Inteligência artificial. Assuntos que conversam sobre como a nova ordem digital está se articulando no mundo, por isso pensamos que a união deles seria o ideal para essa edição em que o festival  completa 15 anos”, explica Erick Fomaggio, ex-presidente da Abradi-RS na gestão 2017-2019, idealizador do tema. Na gestão 2019-2020 da Abradi-RS, quem dá continuidade ao evento é Sebastião Ribeiro, agora vice-presidente da entidade.

A curadoria de 2019 é coordenada por Melissa Lesnovski, Professora da Unisinos, sócia da Agência Aldeia e Diretora de Pesquisa da Abradi-RS. Conforme Melissa, serão convidados outros profissionais que irão trazer diversidade de referências, aliadas aos três eixos do FIC19: Conteúdo e Engajamento – que conversa com o tema The Content Revolution, de 2016;  Experiência e Consumo – ligado a Economia da Experiência, debatido em 2017 e Tecnologia e Convergência – em referência ao tema da Inteligência Artificial, de 2018. “O conteúdo do FIC19 reverencia as últimas edições e celebra esse ciclo que trabalhou grandes temas do cotidiano de quem pensa processos interativos e o digital no Brasil e no mundo”, destaca Melissa.

Em 2018, o FIC recebeu mais de 1600 participantes, 30 palestras, workshops e uma maratona de desenvolvimento de aplicações. Empresas como Google, Bradesco, AWS, SAP, Accenture e Amaro mostraram como estão utilizando a Inteligência Artificial a favor de seus negócios e nomes da academia trouxeram a evolução das pesquisas nessa área de estudo.

Em cada edição o FIC apresenta uma nova identidade visual alinhada ao tema de debate. Para os 15 os anos do evento o desafio foi proposto para o designer Henrique Friedrichs, Mestre em Design Estratégico. Ele conta que após conversa com a curadora Melissa, a proposta foi flertar com questões “conspiratórias” e “illuminatis” versus o desenvolvimento comunicatório.