Além de destinar parte dos recursos à Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme), a entidade realizadora da mostra, o Veteran Car Club Novo Hamburgo, centralizou e redistribuiu mais de 100 toneladas aos afetados pelas enchentes no RS
Confirmada para os dias 16, 17 e 18 de agosto em Novo Hamburgo, a Expoclassic 2024 reforça o seu viés social, marcando a retomada dos eventos nos pavilhões da Fenac após a pior tragédia climática registrada na história do Rio Grande do Sul. Além de tradicionalmente destinar parte dos recursos arrecadados com bilheteria para a Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme), a entidade promotora da mostra, o Veteran Car Club Novo Hamburgo, já recebeu e redistribuiu mais de 100 toneladas de donativos enviadas por clubes de veículos antigos de todo o Brasil.
Todos os anos, o evento proporciona renda a centenas de expositores dos mais variados segmentos, desde restaurantes até lojas de peças e antiguidades, passando também por prestadores de serviços. “Neste momento estratégico para a economia gaúcha, a Expoclassic torna-se ainda mais importante, pois inúmeras empresas estão contando com a realização do evento para recuperar um pouco do faturamento e bens perdidos durante as enchentes de maio. Portanto, visitar este evento gaúcho é uma maneira de valorizar e ajudar o Estado”, explica o organizador da Expoclassic, Evandro Scholles.
Presidente da Fenac, Márcio Jung lembra que os pavilhões têm sido local de acolhimento para milhares de atingidos e também para triagem de donativos. Segundo ele, o encontro de carros antigos será a primeira exposição realizada na Fenac após as históricas enchentes, marcando a retomada das feiras. “A Expoclassic é um evento aqui do Rio Grande do Sul que recebe apaixonados por carros e expositores de diversas partes do Brasil, assim como do exterior. Essa paixão vai fazer muito bem ao povo gaúcho”, salienta.
Anualmente, visitantes de vários Estados, bem como da Argentina e Uruguai, movimentam restaurantes, postos de combustíveis, lojas e a rede hoteleira da região de Novo Hamburgo, que fica lotada durante os dias de programação. Reservas dos estandes e demais espaços da Expoclassic 2024 já podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 9 9322-6985 e e-mail comercial@ceika.com.br.
Desde o início de maio, dezenas de associados e amigos do Veteran Car Club Novo Hamburgo trabalham diariamente para descarregar alimentos, água e roupas provenientes de entidades e empresas do RS e também de diversos Estados. Em um único dia, 6 de junho, chegaram a Novo Hamburgo 1.000 colchões doados pela Confraria dos Gigantes, famoso clube de caminhões de São Paulo. Quem desejar, ainda pode fazer doações de qualquer valor para o Veteran Car Club Novo Hamburgo por meio da chave Pix (CNPJ) 02.505.435/0001-13. Os recursos arrecadados são repassados sob a forma de alimentos a moradores atingidos pelas cheias.
Bastante raro no Brasil, o Chevrolet Bel Air 1957 conversível conquistou o prêmio máximo do 11º Encontro de Veículos Antigos, realizado entre a última sexta-feira e domingo (7 a 9 de junho) em Criciúma, Santa Catarina. Representando o Veteran Car Club Novo Hamburgo, o veículo recebeu o troféu The Best, destacando-se entre mais de 530 automóveis expostos.
O modelo já ocupou a ilha principal da Expoclassic no ano passado e, nesta edição, poderá novamente ser conferido na mostra gaúcha. Neste ano, o carro-destaque é o caminhão de bombeiros norte-americano Hurricane 95. Fabricado em 1986, conta com uma escada mecanizada de 29 metros que pode alcançar a altura de um prédio de 11 andares. Único desse modelo no Brasil, tem 475 cv de potência e 30 toneladas de peso.
O Bel Air que arrebatou o troféu The Best tem uma reluzente pintura na cor Coral e capota branca. O interior também é na cor clara e os bancos têm acionamento elétrico, assim como teto retrátil de lona. Sob o capô, este autêntico rabo-de-peixe traz motor V8, que está acoplado ao câmbio automático de duas velocidades. “O prêmio foi muito merecido, pois o carro é raríssimo e está impecavelmente conservado’’, endossa Antônio Adalberto Canarin Júnior, presidente do Veteran Car Club Sul-catarinense, entidade promotora do 11º Encontro de Veículos Antigos.
O troféu foi entregue por diretores do clube e pelo presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Andrés Pesserl, ao presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, Clódio Silva. Cerca de 10 mil pessoas conferiram as atrações durante os três dias de programação, realizada no Centro de Eventos José Ijair Conti, em Criciúma.
Para prestigiar a mostra catarinense e também divulgar a Expoclassic 2024, 15 integrantes do Veteran Car Club Novo Hamburgo participaram da programação de sexta-feira até domingo. Além do ônibus do clube, o BlueStar, os associados levaram o Bel Air e outros 5 veículos para a exposição.