segunda-feira, maio 6, 2024
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Existe diferença entre personal branding e marketing pessoal

Este é um tema que muitas pessoas confundem, uma vez que o personal branding começou a ter destaque muito depois do marketing pessoal, porém desde 2011 venho falando sobre sua importância estratégica. Porém só recentemente, por causa de um mercado extremamente competitivo, desafiador e dinâmico que estamos vivendo, foi que os profissionais começaram a se dar conta da importância de gerirem suas próprias carreiras, ainda mais em um momento onde as redes sociais fizeram com que os profissionais e as pessoas em geral, mudassem significativamente a forma com que se promovem.

Mas isso também criou um “gap” enorme, pois muitos se utilizaram das redes sociais para fazer um marketing a meu ver vazio ou até mesmo baseado no que deu certo para outros profissionais/marcas pessoais, mas primeiro acho pertinente trazer as definições de Personal Branding e Marketing Pessoal para ficar mais clara nossa conversa.

Algumas definições de diversos experts são bem interessantes e claro que cada um imprime seu DNA em seus conceitos, porém todas convergem para o mesmo foco, gestão. Quero trazer aqui a minha definição sobre personal branding:

“Processo de desenvolvimento da “marca VOCÊ” para expressar suas habilidades, personalidade e valores, com o objetivo de construir reputação e aumentar a sua rede de contatos para que o(a) procurem pelo seu conhecimento e expertise.” – Paulo Moreti

Estamos falando de um processo estratégico de gestão da sua marca pessoal, onde todas as decisões e ações devem ser pensadas a partir dela, que é o seu ativo mais valioso. É saber gerenciar a imagem da sua marca pessoal com o objetivo de estabelecer uma marca forte, memorável, ética e desejada no mercado, que comunicará seus valores, crenças, diferenciais, posicionamento e propósito, buscando gerar maior reconhecimento e aumentando a reputação.

Quando falamos de marketing pessoal, estamos falando também de uma estratégia, porém com seu foco na comunicação desta marca para o mercado, para o público-alvo e também o de interesse. O objetivo é projetar sua marca pessoal ou como muitos gostam de dizer “vender seu peixe”, destacando suas qualidades, habilidades e tudo que falei acima sobre a marca pessoal, de forma a ampliar sua visibilidade e atratividade para o mercado, ou seja, criar conexões, networking qualificado ou melhor ainda um netweaving* duradouro. *(se quiser saber mais sobre esse tema netweaving é só acessar meu blog). Outros pontos são também as estratégias de como e o que deve-se evidenciar nas redes para que se torne atrativo(a) para o público, gerando relevância e auxiliando na construção ou consolidação da reputação.

Vale deixar claro que apesar de conceitos e estratégias diferentes para o sucesso de qualquer profissional para evidenciar sua marca pessoal no mercado, ambas devem andar juntas, conectadas e em sinergia, pois não se consegue fazer um marketing efetivo e verdadeiro de um marca que não se conhece.

Agora que já tratei de conceitos para que você os conheça, vamos ao que é o tema deste artigo:

As diferenças entre personal branding e marketing pessoal.

  1. Posso dizer que a principal diferença entre ambos está no foco e na dimensão de cada modelo estratégico. Temos o personal branding com uma abordagem que poderia dizer que é de dentro para fora, construindo valor e o marketing pessoal mostrando essa marca pessoal para o mercado para que seja valorizada.Gosto muito da ilustração do livro Zag de Marty Neumeier que também exemplifica isso:

Adaptado do livro ZAG- Marty Neumeier

  1. Outra diferenciação entre elas é que o personal branding faz a gestão dos pontos que compõe a imagem como: valores, crenças, reputação, diferenciais, habilidades, promessa etc. Já o marketing pessoal visa promover essa marca, tanto no mundo online quanto off-line, seja em apresentações de negócio, entrevistas de emprego, networking ou prospecção. Diria que o marketing pessoal é um processo tático para alavancar oportunidades de promoção pessoal e o personal branding atua na parte mais estratégica de construção de uma marca pessoas consistente, alinhada e duradoura.

 

 

Importância do personal branding e do marketing pessoal

Bem, já passamos pelas diferenças entre os dois conceitos e para fechar esse artigo vale à pena falar sobre a importância deles também. O personal branding e o marketing pessoal são ferramentas extremamente importantes para qualquer profissional de qualquer área de atuação, bem como em qualquer momento da carreira, seja ele(a) entrante no mercado, em desenvolvimento de carreira, upgrade ou transição, para aqueles que querem empreender e se tornarem referências em sua área de atuação, sejam eles executivos(as) até profissionais liberais.

Personal Branding e Marketing Pessoal apesar de serem conceitos distintos, como já comentei anteriormente, precisam andar juntos de mãos dadas para que a marca pessoal tenha estratégia e consiga alcançar os objetivos desejados, ainda mais nesses últimos tempo onde a concorrência está muito acirrada e os profissionais começam a ter noção da importância da gestão de marca pessoal para poder trabalhar a exposição por meio de um marketing pessoal efetivo, tudo para que consiga, com uma marca pessoal sólida e com uma reputação construída, destaque, atraindo assim novas oportunidades e gerando confiança naqueles que se conectam a eles, sejam esses parceiros, clientes ou empregadores.

Por isso, investir na construção de uma imagem forte e coerente é fundamental, lembrando que tudo isso não é algo momentâneo, mas um processo contínuo, que exige daqueles que entendem sua importância, dedicação e comprometimento

Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.

Meus contatoswww.paulomoreti.comemail contato@paulomoreti.cominstagram:@opaulomoretilinkedin: paulo-moreti

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