A tarde de segunda-feira, dia 7, foi de expectativa para os produtores brasileiros e internacionais no RioMarket 2024. Em uma das mesas do evento, que é o braço de negócios do Festival do Rio, os convidados eram Fernando Dias, presidente da Latam Content Meeting, e Kiko Ribeiro, diretor executivo da Grifa Filmes. Eles compartilharam suas percepções sobre o mercado de coproduções internacionais e apresentaram a plataforma Latam Content Market, que também terá um evento com players do mercado no Rio de Janeiro.
“Nossa ideia no Brasil é que os eventos sejam um pouco mais modestos, em torno de 600 e 800 pessoas, mas que sejam muito confortáveis, que todos fiquem hospedados no mesmo local, para que eles consigam interagir e ter um relacionamento com os players que eles mais gostam” explicou Fernando Dias, que já tem a confirmação de empresas como a estadunidense National Geographic, além da BBC, da Inglaterra, a CBS canadense e outros representantes locais de empresas como Amazon, Netflix, Paramount, HBO e canais como Record, Globo e SBT.
Fernando ressaltou que é importante que os tomadores de decisões nas coproduções sejam também brasileiros. A abertura do RioMarket 2024 contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que assinou um acordo de cooperação para o audiovisual com representantes do governo francês.
“Nos países que a gente tem acordo de coprodução é muito mais fácil do que os que a gente não tem”, destacou ele.
Já Kiko lembrou que temos grandes possibilidades pelo mundo para serem exploradas, especialmente com o país europeu.
“No lançamento do mercado na França, eles ficaram impressionados com os números e as quantidades de recursos que temos, e acabamos não colocando isso para fora como possibilidade. É importante considerar que a gente tem muita coisa acontecendo aqui” pontuou Kiko.
O RioMarket traz uma série de seminários, masterclasses, workshops, round tables, além de rodadas de negócios e do RioMarket Jovem, com a participação de pessoas de destaque do mercado nacional e internacional.
RioMarket é uma das áreas mais estratégicas do Festival do Rio, com 26 edições realizadas, mais de 11 mil rodadas de negócios e de 4 mil seminários realizados. O evento reúne anualmente produtores, diretores, roteiristas, distribuidores, agentes de vendas, exibidores e outros profissionais do setor, criando um ambiente propício para a formação de parcerias e acordos comerciais.
Os principais pilares objetivos do evento são trazer para o mercado audiovisual: conexões e networking, oportunidades de negócios, capacitação e formação, além de inovação e novas tecnologias.
Todas as informações sobre inscrições e a programação do RioMarket 2024 podem ser encontradas no site www.riomarket.com.br.