A empregabilidade tornou-se uma preocupação crítica para os profissionais que buscam crescimento e estabilidade na carreira, em um mercado de trabalho acelerado e em constante evolução. Já se foi o tempo em que bastava ter as qualificações e a experiência certas para garantir um emprego. Na era digital, as estratégias de marca pessoal surgiram como uma ferramenta poderosa para aumentar a empregabilidade.
Antes de nos aprofundarmos nas estratégias de marca pessoal, é fundamental compreender o conceito de empregabilidade. A empregabilidade refere-se à capacidade de um indivíduo de obter e manter um emprego, abrange uma ampla gama de habilidades, qualidades e atributos que tornam uma pessoa valiosa para potenciais empregadores. Temos que ter em mente que a empregabilidade não é uma característica estática; ele evolui ao longo do tempo e é influenciada por vários fatores tais como:
Podemos começar pelas Habilidades e Competências, que são aspectos fundamentais da empregabilidade para um determinado trabalho ou mercado, podem ser habilidades técnicas, habilidades interpessoais ou uma combinação de ambas.
Também podemos falar da Adaptabilidade, que no mercado de trabalho dinâmico de hoje, é extremamente crucial. O mercado valoriza profissionais que possam aprender rapidamente novas competências e adaptar-se a ambientes de trabalho em mudança.
Já o Networking , ganhou maior relevância ainda do que já possuía, apesar que entendo que já estamos em outro nível de relacionamento, o netweaving, que já comentei em outros artigos meus. Este trabalho de se construir uma rede profissional poderá melhorar significativamente a empregabilidade, abrindo oportunidades de emprego, orientação e insights valiosos.
Porém nada do que trouxe acima será efetivo se não for unido aos dois próximos ponto, a Aprendizagem Contínua, que ao longo da vida é essencial para nos manter relevante no mercado de trabalho, pois a empregabilidade está intimamente ligada à vontade e capacidade que, nós como indivíduos, temos de adquirir novos conhecimentos e competências; e também a Resiliência que nada mais é do que a capacidade de nos recuperarmos de contratempos e desafios, esta é uma qualidade que pode nos tornar um profissional mais atraente para o mercado e seus empregadores, pois estes procuram pessoas que consigam lidar com o stress e as adversidades do dia a dia.
Embora a empregabilidade abranja um amplo espectro de atributos, a marca pessoal surge como uma estratégia potente para que os profissionais que procuram destacar-se no mercado de trabalho competitivo tenham maior efetividade.
Mas como integrar esses dois pontos: empregabilidade e marca pessoal?
Agora que estabeleci a importância de ambas: a empregabilidade e da marca pessoal, é hora de explorar como esses dois conceitos podem ser integrados para obter o máximo sucesso na carreira.
Aqui estão algumas estratégias que como especialista em gestão de marca pessoal entendo serem relevantes:
1)Alinhar a marca pessoal com seus objetivos da carreira.
Sua marca pessoal deve estar intimamente alinhada com suas aspirações profissionais, ou seja, ela precisa ter uma estratégia de marca pessoal bem definia, com identificação dos pontos fortes, diferenciais competitivos bem como um posicionamento claro. Deve também refletir as habilidades, qualidades e conhecimentos relevantes para o trabalho ou mercado que estão ou deseja se inserir.
2) Use a marca pessoal para mostrar sua experiência.
A forma como conceituei o Personal Branding explica bem esse tópico. Para mim o Personal Branding é um processo de desenvolvimento de uma “marca” para expressar suas habilidades, personalidade e valores, com o objetivo de construir reputação e aumentar a rede de contatos para que o procurem pelo seu conhecimento e expertise. Um dos principais objetivos da marca pessoal é fazer com que se posicione como um especialista em sua área. Uma forma de efetivar isso é usar sua presença online e criação de conteúdo para demonstrar seu conhecimento e competência.
3) Aproveite o networking/netweaving.
Este são aspectos cruciais da empregabilidade. Sua marca pessoal pode abrir portas para conexões valiosas em seu setor, para tanto você deve participar de conferências, junte-se a associações profissionais, participe de grupos de profissionais, além é claro de redes on-line para expandir seu alcance.
4)Adapte sua marca pessoal a diferentes empregadores.
Uma grande “sacada” é que quando se tem o conhecimento da marca pessoal e uma estratégia por trás dela, mesmo sua marca pessoal permanecendo consistente, você pode personalizá-la para se alinhar às necessidades e valores específicos de diferentes empregadores. Isso não é criar uma marca fake para cada necessidade do mercado, mas
alinhar seus valores e posicionamento aos do empregador e comunicar isso de maneira assertiva.
5) Mostre habilidades sociais.
È necessário estar atento as necessidades do mercado. Habilidades sociais, como comunicação, liderança e resolução de problemas, são altamente valorizadas pelos empregadores, então busque incorporar essas habilidades à sua marca pessoal, destacando exemplos reais de como você as aplicou.
Mas, mesmo trabalhando tudo isso que falei acima, você deve ter cuidado, embora a marca pessoal seja uma ferramenta poderosa para melhorar a empregabilidade, existem vários desafios e armadilhas dos quais você deve estar ciente.
Problemas como falta de autenticidade ao tentar se moldar as necessidades do mercado para obtenção rápida de um emprego desejado é uma delas. Quando se vai por esse caminho, normalmente são gerados 3 outros problemas:
Um deles é o prometer demais, é essencial ser honesto sobre suas habilidades e aptidões, prometer demais pode prejudicar sua reputação se você não conseguir cumpri-las. Outro é o de negligenciar as habilidades sociais, embora a experiência seja vital, é importante não negligenciar as habilidades sociais, pois a marca pessoal deve mostrar suas habilidades completas, incluindo comunicação, trabalho em equipe e adaptabilidade. E a terceira que é o deixar para lá o aprendizado contínuo, uma marca pessoal deve evoluir à medida que suas habilidades e conhecimentos aumentam, sem ele a única coisa que se conseguirá é a estagnação em sua carreira.
Você pôde perceber que a empregabilidade está intrinsicamente ligada consequentemente impactando o sucesso profissional. Ao integrar a marca pessoal em sua estratégia de empregabilidade, você pode aumentar suas chances de conseguir oportunidades de emprego desejáveis, atrair a atenção dos principais empregadores e prosperar na área escolhida.
Lembre-se de que a marca pessoal é um processo contínuo de autoconsciência, consistência e aplicação estratégica, que deve ser direcionada por profissionais qualificados, que o(a) auxiliarão nessa jornada.
Neste mercado de trabalho tão acelerado e competitivo, as estratégias de empregabilidade e de marca pessoal não são mais opcionais, mas essenciais para o sucesso na carreira.
Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
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