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El Ojo de Iberoamérica apresenta os primeiros palestrantes de 2022

O evento irá reunir os melhores talentos latinos e mundiais por meio de conferências, workshops e reconhecimentos. E já confirma a presença de cinco conferencistas que são algumas das referências mais importantes da indústria da comunicação global.

O El Ojo Iberoamérica, festival internacional de criatividade com perspectiva latina mais importante do mundo, volta em 2022 à sua versão presencial com muitos motivos para comemorar. Como parte de seu 25º aniversário, ele será realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro no Centro de Convenções La Rural, em Palermo, na cidade de Buenos Aires. Para a ocasião, o El Ojo anuncia os seus cinco primeiros palestrantes confirmados: Ben Williams, Fábio Baracho, Gustavo Lauría, Fernanda Romano e Joakim Borgström. A edição imperdível anuncia ainda a pré-venda das entradas para quem quiser participar da grande celebração dos 25 anos.

Serão dias para comemorar tudo o que a região criatividade ibero-americana fez neste tempo e a oportunidade de se promover reencontros, das pessoas se olharem nos olhos novamente — sem uma tela no meio –, de celebrar mais uma vez o melhor do talento latino e ratificar como El Ojo afirma que “toda vez que nos reunimos, surge algo interessante”.

Saiba mais sobre cada um dos cinco primeiros palestrantes anunciados:

Ben Williams – Global Chief Creative Experience Officer na TBWA\Worldwide

Em janeiro de 2022, Ben ingressou na TBWA para estabelecer a visão global dos produtos criativos da agência, abrangendo publicidade, experiência, design e inovação — a experiência completa da marca. Por meio do seu trabalho, Ben aprimora continuamente os processos e formas do trabalho que levam a um resultado inovador que repercute na cultura da agência, redefine categorias e estabelece novos padrões.

Ele também lidera o Global Creative Core da TBWA, uma mesa redonda composta por Chief Creative Officers das principais agências da rede, que molda a estratégia de experiência de classe mundial, desenvolvimento de conceito e execução criativa para algumas das marcas mais reconhecidas do mundo. Ben ingressou na TBWA após uma década na R/GA, onde era responsável por liderar equipes de estrategistas, designers e redatores para oferecer a melhor estratégia de experiência, desenvolvimento de conceito e execução criativa para algumas das marcas mais reconhecidas do mundo, como Nike, Jordan Brand, Oprahs Book Club, American Express, Verizon, Equinox, Converse e Samsung. Antes de ingressar na R/GA, Ben passou vários anos na Publicis e na AKQA.

Fábio Baracho – VP de Marketing da AB InBev Grupo Modelo México

Ao longo de sua carreira, Fábio liderou e supervisionou todas as estratégias de comunicação e atividades de marketing da AB InBev Brasil e AB InBev Argentina. Desde janeiro de 2020 no México, ele tem impulsionado o mercado, dando destaque à empresa. Sob sua liderança, durante a pandemia o Grupo Modelo rompeu paradigmas com campanhas de responsabilidade social corporativa para enfrentar a Covid-19, por meio da plataforma “Por Nuestro México”, que consistiu em ações contundentes em vários setores, apoiadas pelas diferentes marcas da empresa, cujo objetivo era contribuir para o progresso do país numa das situações mais difíceis que enfrentou.

Em junho de 2020, liderou a iniciativa Corona “El Clásico de la Historia”, cocriada com a agência We Believers, com a qual Corona se tornou a primeira marca mexicana a ganhar um Titanium Lion na história do Festival de Cannes e também conquistando o Gran Ojo Contenido no El Ojo 2021, consagrando a AB InBev como Melhor Anunciante no México neste festival. Nessa mesma edição do El Ojo, a equipe liderada por Baracho celebrou o segundo GP de “Nuestra Tierra” criado em conjunto com a Ogilvy México e produzido pela Oriental Films, que venceu o Gran Ojo Produção Audiovisual, ajudando a AB InBev a estar entre os Melhores Anunciantes no El Ojo de Iberoamérica. Nas duas edições anteriores do festival, 2019 e 2020, conquistou o primeiro lugar como Melhor Anunciante na Ibero-América.

Depois de receber 40 Leões em Cannes 2021, incluindo dois Grand Prix e dois Titanium Lions, a AB InBev foi escolhida globalmente como Anunciante do Ano para a edição de 2022 do Cannes Lions. Foi capa da edição LatinSpots 168, dedicada ao México, junto com Yune Aranguren, Diretor da Corona, da AB InBev Grupo Modelo México.

Baracho nasceu no Brasil, onde também completou sua formação acadêmica: é formado pela Universidade Metodista de São Paulo, pós-graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e MBA pelo Instituto de Ensino e Pesquisa. No Brasil, passou por agências como Havas, TBWA e Saatchi & Saatchi até ingressar na equipe da AB InBev em janeiro de 2011.

Gustavo Lauría – Cofundador y CCO da We Believers

Gustavo Lauría começou sua carreira em 1998, quando ingressou na Agulla & Baccetti/Lowe como redator criativo. Durante seus anos na Argentina, também trabalhou na Vegaolmosponce/Lowe e DDB Argentina, agências onde colocou suas ideias a serviço de marcas como Renault, Audi, Direct TV, Telecom, Lever, Clorox e AOL, entre outras. Em 2002, mudou-se para os Estados Unidos para integrar a sede da Young & Rubicam latino-americana, onde foi responsável por diversos projetos regionais. Mais tarde, na La Comunidad, trabalhou como Diretor Executivo de Criação por oito anos para marcas como MTV, Kraft, Grupo Modelo, Citibank, Subway, Best Buy, Rolling Stone, Volkswagen e Disney. Em agosto de 2014, fundou We Believers com Marco Vega.

Como Cofundador e Diretor Criativo de uma das agências independentes mais proeminentes do mundo, Gustavo Lauría conquistou reconhecimento significativo ao longo de sua carreira, incluindo levar a We Believers a ser nomeada Melhor Agência Independente no El Ojo de Iberoamérica em cinco oportunidades (2021, 2019 , 2017, 2016, 2015) e, neste 2022, ser reconhecida no Festival de Cannes como Agência Independente do Ano e segunda Agência do Festival, graças aos prêmios obtidos por suas campanhas “Nonartificial Mexico”, “Plastic fishing tournament”, “Native sportscasters”, “Whopper heist” e “The match of Ages”, ganhando um total de 7 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes.

Em 2016 sua agência ganhou três grandes prêmios no El Ojo: em Design, em Sustentável e em Inovação para “Eco Six Pack Rings”, trabalho que surgiu após o enorme reconhecimento da ideia de Edible Six Pack. Foi consagrada com o Gran Ojo Direct no El Ojo 2015 com “Emboscada Volvo ” para a montadora sueca. Em 2021, conquistou um novo GP no El Ojo de Iberoamérica: o Gran Ojo Contenido para “El Clásico de la Historia” criado em conjunto com AB InBev Grupo Modelo México. A agência We Believers foi capa da 141ª edição do LatinSpots em 2018 e está novamente na capa da 169ª edição da revista.

A inovação da ideia “Eco Six Pack Rings”, criada por Gustavo, foi premiada pela Fast Company como “World Changing Idea” e uma das cinco soluções escolhidas pela National Geographic para a luta global contra o plástico. Atualmente é membro do Conselho da E6PR, empresa que produz e distribui os rings que já estão sendo utilizados pelas cervejarias Corona, Guiness e Craft Breweries em todo o mundo.

O Advertising Age o nomeou uma das 50 pessoas mais criativas do mundo em 2017. E Gustavo é atualmente copresidente do US Creative Circle.

Fernanda Romano – Chief Marketing and Innovation Officer do Candy Crush em King

Palestrante do El Ojo de Iberoamérica 2010 (“Criatividade, redes sociais e a era digital”), Fernanda também presidiu o El Ojo Interactivo no mesmo ano. Atualmente, a brasileira é Chief Marketing and Innovation Officer do Candy Crush na King, empresa britânica que lançou o Candy Crush em 2012 e foi adquirida pela Activision Blizzard em 2016. Formada em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas, Fernanda Romano primeiro direcionou sua carreira para a publicidade em agências e, entre 2002 e 2015, trabalhou na Carillo Pastore Euro RSCG em São Paulo e DM9 DDB, na mesma cidade, depois Lowe New York, Lola Lowe Madrid, JWT London, Euro RSCG London e Naked New York.

Em 2012 fundou o Grupo Malagueta, empresa de design e inovação. Finalmente, passou para o lado das marcas, quando em fevereiro de 2019 ingressou na Alpargatas, empresa dona das Havaianas. Foi Diretora Executiva de canais digitais e, em outubro do mesmo ano, passou a ser CMO da empresa. Em novembro de 2021, Fernanda ingressou na King como SVP Chief Marketing and Innovation Officer, do Candy Crush.

Joakim Borgström – Former Global CCO at BBH

Palestrante no El Ojo em 2003 (“Campañas online. Formatos publicitarios en comunicación interactiva”) e 2007 (“Me duele el dedo. Interactividad Post Clic “), Joakim é uma das figuras criativas mais reconhecidas do mundo. Começou sua carreira em 1997 na Doubleyou Barcelona como Diretor Criativo + Sócio, em que foi protagonista dos nove anos dourados da agência catalã, que mais tarde o levou à Wieden & Kennedy em Amsterdã por quatro anos. No final de 2010 foi convocado pela Goodby Silverstein & Partners San Francisco como Director de Innovación e tornou-se Director Creativo de Grupo da BBH London em 2014. Dois anos depois, tornou-se CCO da BBH Asia Pacific.

Sob sua liderança, a BBH Singapore produziu trabalhos superlativos e de longo alcance que levou a BBH Singapore a ser nomeada pelo AdAge como International Agency of the Year em 2018. Em 2019, por todas as suas realizações, foi nomeado BBH Global Chief Creative Officer. No final de 2021 regressou à BBH Londres e em meados de 2022 decidiu regressar a Barcelona, para iniciar novos projetos que irá revelar em breve. Joakim acredita firmemente no poder da inovação e da tecnologia para potenciar e libertar a criatividade e este ano centrará a sua conferência na Inteligência Artificial e como ela afetará e ajudará o trabalho criativo publicitário.

Nas próximas semanas, o festival continuará anunciando mais palestrantes de destaque da edição 2022 e os presidentes dos júris de cada um dos Prêmios 2022.

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