A crescente preocupação com o meio ambiente e o impacto das ações humanas no planeta têm levado muitos consumidores a adotarem um estilo de vida mais sustentável. As marcas que se preocupam com a sustentabilidade ganham cada vez mais destaque no mercado. A Ecglobal, empresa do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, levou a discussão sobre consumo consciente para os 7.695 participantes da comunidade Você Em Casa e divulga as percepções e top cinco marcas que se destacam entre os compradores. Com base nos pilares “você, sua casa e seus relacionamentos”, o grupo compartilha os desafios diários em relação aos cuidados com a casa e discute marcas e produtos utilizados em suas rotinas. Em sua maioria, as entrevistadas são mulheres (68%) entre 25 e 44 anos (66%).
Cecília, a moderadora do fórum, sugeriu a temática de consumo consciente para mapear as opiniões sobre as empresas que se destacam no olhar dos compradores com relação à responsabilidade ambiental. Entre as 42 companhias mencionadas, o segmento de alimentos lidera o ranking com 48% das menções, seguidas por marcas de beleza e cuidados pessoais com 38% e as demais categorias com 16%. Entre as empresas, a Natura foi mais citada, seguida pela Nestlé, O Boticário, L’Óreal e Mãe Terra.
Ao tomar uma decisão de compra, os consumidores consideram diversas questões, como o impacto ambiental dos produtos, responsabilidade social, economia circular e consciência ecológica. Eles buscam produtos que tenham menor impacto ambiental e sejam produzidos de forma sustentável, com embalagens recicláveis e sem o uso de agrotóxicos ou produtos químicos prejudiciais à saúde. Além disso, estão conscientes de que a adoção de práticas sustentáveis pode gerar impacto positivo nas comunidades locais, promovendo a economia e preservando os recursos naturais.
As propagandas na TV são apontadas como o meio mais comum para que os consumidores descubram a responsabilidade ambiental das marcas, seguidas pelas embalagens dos produtos, sites das empresas, notícias na imprensa e comunidades online dedicadas ao tema, incluindo a comunidade Ecglobal. Embora muitos considerem a responsabilidade ambiental como um fator importante na escolha de produtos, o preço ainda é um fator decisivo em algumas situações que levam à desistência da compra. Os entrevistados também deram dicas valiosas sobre comportamentos sustentáveis que as marcas podem adotar, incluindo reduzir o consumo de água e energia elétrica, fazer compostagem, reduzir o consumo de plástico, cultivar plantas em casa, preferir produtos sustentáveis, comprar produtos locais e orgânicos, reciclar, comprar menos e doar mais e evitar produtos químicos. Estas práticas ajudam a reduzir o impacto ambiental e promovem a sustentabilidade. “Acreditamos no poder das comunidades globais para levar a voz das pessoas diretamente para as marcas e empresas. Juntos, podemos construir produtos e serviços melhores, aproveitando o potencial da internet para proporcionar interações mais colaborativas e relacionamentos contínuos entre consumidores e empresas. Nossa plataforma foi criada com o propósito de permitir que as pessoas interajam entre si, compartilhando ideias, experimentos, experiências e avaliações de produtos e marcas, ajudando outras a tomarem decisões de consumo mais informadas e permitindo que as marcas ouçam as opiniões do público para tomar decisões melhores e melhorar seus produtos e serviços”, afirma Adriana Rocha, CEO da Ecglobal.