sexta-feira, maio 10, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoDesempenho de marca das 100 cidades mais populosas do Brasil

Desempenho de marca das 100 cidades mais populosas do Brasil

A Bloom Consulting, empresa global especializada em Nation e City Branding e Placemaking, acaba de lançar o “Brasil City Brand Ranking”, estudo inédito que analisa a performance dos 100 municípios brasileiros mais populosos nos aspectos:
visitar, viver e investir.

O objetivo do ranking é apresentar as cidades brasileiras que contam com boas práticas de estratégias de promoção, visibilidade e registram procura proativa por turistas em sites de buscas. O levantamento também avaliou os municípios que oferecem as melhores plataformas online e redes sociais, além dos melhores indicadores estatísticos nas três categorias avaliadas neste estudo.

Por meio de uma metodologia própria e inovadora da Bloom Consulting que combina os melhores resultados no ranqueamento do Google, estatística e ferramentas únicas, os resultados do “Brasil City Brand Ranking” podem auxiliar os municípios no planejamento de suas estratégias de marca atuais.

“O ‘Brasil City Brand Ranking’ é uma pesquisa diferenciada, sem variáveis qualitativas ou de opinião, focada exclusivamente em ‘hard data’. Ou seja, em dados fidedignos que classificam o desempenho das marcas dos municípios de forma tangível e realista”, ressalta Caio Esteves, Partner global director of placemaking da Bloom Consulting.

“Marcas Estrela”

O “Brasil City Brand Ranking” criou a categoria “Marcas Estrela” para reconhecer as cidades que se destacaram tanto nacionalmente, nos três eixos analisados pelo ranking (visitar, viver e investir), quanto regionalmente.

Nacionalmente, a cidade vencedora nesse quesito foi Curitiba (PR). A capital paranaense se destacou em 2º lugar nos eixos “Investir” e “Viver”, além de 3º no “Visitar”, confirmando a solidez de sua marca-cidade. O trabalho frequente de divulgação de seus aspectos positivos, tais como: segurança, sistema de transporte e equipamentos culturais pode ser considerado um dos principais fatores responsáveis por sua performance.

O ranking traz também o resultado “Marca Estrela” das cidades por cada eixo específico. O “Viver”, avalia a porcentagem de taxas de desemprego, de criminalidade e o poder de compra per capita em relação à média nacional.
Neste eixo, a cidade que se destacou foi Campinas (SP). A vencedora da “Marca Estrela” de “Visitar”, aspecto que analisa a taxa de ocupação hoteleira, foi Florianópolis (SC). Já no eixo “Investir”, que considera a porcentagem de novas empresas sobre o total, Brasília foi a campeã.

Regionalmente, Goiânia (GO), ganhou a “Marca Estrela” do centro-oeste do país. Manaus (AM) foi a vencedora na Região Norte; Maceió (AL), no Nordeste; São José dos Campos (SP) no Sudeste, e Curitiba (PR) e Maringá (PR) no Sul.

TOP 10 Geral

A cidade de São Paulo ficou com o 1º lugar do “TOP 10 Geral” do “Brasil City Brand Ranking©”, dominando todos os eixos e grande parte das variáveis estatísticas e digitais. Além disso, o município se destaca por alcançar o melhor ranqueamento no Google, comprovando seu status de cidade brasileira mais procurada por investidores, turistas e talentos.

Rankings Categorias – Análise dos Top 10

TOP 10 – Investir

Assim como o “TOP 10 Geral”, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, respectivamente, lideraram o pódio do “TOP 10 – Investir”. No entanto, o destaque desse eixo ficou com Brasília e Manaus. Suas boas performances online, de redes sociais e ranqueamento no Google (4º e 5º lugar, nessa ordem), colocaram as cidades entre os 5 melhores ambientes para negócios do país.

Já o baixo desempenho nos resultados de busca do Google da cidade de Belo Horizonte (na qual obteve apenas o 35º lugar), resultou na em sua 10ª colocação neste eixo. No entanto, a boa presença em redes sociais e online, manteve a capital mineira entre as 10 principais cidades deste eixo.

TOP 10 – Visitar

Apesar de se encontrar praticamente empatada com o Rio de Janeiro, Curitiba se classificou como o 2º melhor destino turístico do “TOP 10 – Visitar”, ficando atrás apenas de São Paulo

Apesar do bom resultado do Rio de Janeiro nos resultados dos mecanismos de buscas, a capital paranaense obteve a nota máxima em performance online e redes sociais, gerando o desempate.

Vale destacar também neste eixo, as performances de Florianópolis e Maceió, classificadas em 6º e 8º lugar, respectivamente. Estes resultados foram impulsionados pelo bom desempenho destas cidades nas redes sociais e nos buscadores. No entanto, ambas as cidades ficaram apenas em 27º e 22º lugar, nessa ordem, no quesito  de performances online, ficando  atrás, inclusive, de destinos turísticos menos convencionais como: Mogi das Cruzes, Contagem, entre outros.

TOP 10 – Viver

Apesar de não ter sido o 1º lugar do “TOP 10 – Viver”, Campinas foi o principal destaque entre as 10 cidades com melhores índices de qualidade de vida, já que é a única não-capital a figurar na categoria. A cidade conquistou um prestigioso 8º lugar neste quesito, consequência de suas excelentes performances online e nos mecanismos de busca (onde obteve o 2º melhor desempenho). Este desempenho foi fundamental para consolidar a cidade como a melhor marca-cidade do interior no “Brasil City Brand Ranking”.

“Os nossos estudos e pesquisas fazem parte de todas as discussões acerca do desempenho das estratégias de marca de cidades e países pelo mundo. Estamos muito satisfeitos em trazer uma análise pertinente e fundamental ao Brasil pela primeira vez”, finaliza Esteves.

O “Brasil City Brand Ranking” completo está disponível no Bloom Consulting Journal: https://www.bloom-consulting.com/journal/ .

Artigos relacionados

Novidades